Um estudo realizado em oito países pela Fleishman-Hillard, em parceria com a Harris Interactive, aponta os principais motivos que levam os consumidores a seguirem empresas nas redes sociais. Aprender mais sobre a marca foi o motivo citado por 79% dos entrevistados, seguido pelo acesso a cupons de desconto (76%), informações exclusivas (73%), receber feedback positivo (67%) e compartilhar opiniões (67%).
“Saber o que os consumidores querem, a forma como procuram produtos e o que eles consideram antes de uma compra é o que dita transformações no varejo”, afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, portal que reúne cupons de descontos dos principais players do país e o idealizador da Black Friday (25/11) e do Boxing Day (26/12), datas que quebraram recordes no e-commerce brasileiro.
A pesquisa foi realizada no Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. O principal motivo que leva os consumidores a seguirem marcas variou de acordo com o país. A busca por descontos foi a principal escolha de americanos, canadenses e japoneses. Já na China, Alemanha e Índia, o principal motivo é aprender mais sobre marca, produto ou serviço. Obter informações exclusivas foi eleito o motivo preferido de franceses, britânicos e indianos (empatados com “aprender mais sobre a marca”).
“O consumidor utiliza muito a internet antes de tomar qualquer decisão de compra. O uso de cupons de descontos é uma ótima estratégia para o varejista fidelizar esse público”, conta Pedro Eugênio.
De acordo com a pesquisa os consumidores seguem, em média, nove empresas ou marcas. Os britânicos são os que seguem um número mais elevado (14) e os chineses são os que seguem menos empresas, cerca de sete.
Fonte: Tech Líder
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