Cientistas comprovam que quando vestimos roupas que associamos com determinadas qualidades, tendemos a incorporar essas características
Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, pesquisaram a influência que as roupas teriam no comportamento e processos psicológicos das pessoas. Essa influência estaria relacionada a dois fatores independentes: o significado simbólico das roupas e a experiência física de vesti-las.
Para comprovar sua tese, os pesquisadores exploraram os efeitos que um jaleco de laboratório – associado à afetividade e cuidado – poderia provocar. Adam Galinsky e Hajo Adam, professores responsáveis pelo estudo, calcularam que o uso do jaleco aumentaria a performance em tarefas que precisam de concentração.
Três experimentos foram feitos para demonstrar essas teses. No primeiro, o uso do colete aumentou a atenção seletiva dos participantes, se comparado àqueles não estavam usando o jaleco. Nos experimentos dois e três os jalecos foram descritos como de médicos ou de pintores.
Os que foram descritos como de médicos causaram aumento maior da atenção ao serem comparados com o de pintor. Os resultados sugerem a existência de princípios básicos que a influência das roupas causa em nós. Esse efeito dependeria de dois fatores: o significado simbólico das roupas e a experiência física de usá-las.
Fonte: Universia
Nenhum comentário:
Postar um comentário