Só falta bater o martelo, mas já está definido: a mascote que vai representar o Brasil na Copa do Mundo de 2014 será o tatu-bola. A indicação do animal surgiu através de uma campanha lançada pela Associação Caatinga, uma ONG do Ceará dedica a preservação ambiental. A espécie, que só existe em território tupiniquim, era a favorita da Fifa e do COL para assumir esta função. O anúncio oficial, no entanto, será feito somente em outubro. A confirmação dessa escolha foi revelada neste sábado pelo site da revista “Veja”.
A indicação do tatu-bola, encontrado principalmente nos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, foi devido a característica do animal de assumir a forma de um bola, que lembra muito uma de futebol, para se defender. A espécie, porém, corre risco de extinção.
Além do tatu, o jacaré e a onça também eram concorrentes. Em 2008, foi cogitada, ainda, a possibilidade do “Pelezinho”, personagem criado pelo desenhista Maurício de Souza em referência a Pelé, ser a mascote. Segundo o pai da Turma da Mônica, o personagem representaria “tudo do mundo do futebol, incluindo nosso maior atleta e a lembrança que os estrangeiros têm do Brasil”, afirmou Maurício na época.
Fonte: Diário de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário