Header

terça-feira, 6 de março de 2012

Pesquisa sugere que eletricidade mudou padrão do sono humano

No passado, homo sapiens costumavam dormir em dois períodos

http://news.bbcimg.co.uk/media/images/58649000/jpg/_58649151_awake_thinkstock624.jpg

Você faz questão de ir para a cama cedo para que você pode obter sólidas oito horas de sono ininterrupto? Bem, você está fazendo errado, meu caro. Ciclos de sono humanos eram muito diferentes centenas de anos atrás diferentes, segundo a BBC

A tecnologia pode ser a principal responsável pela mudança Algumas décadas atrás, psiquiatras do Instituto de Saúde Mental dos Estados Unidos realizaram um experimento no qual eles fecharam um grupo de pessoas em um laboratório. O grupo deu-lhes 14 horas de escuridão todas as noites durante um mês inteiro, e disse-lhes para dormir tanto quanto pudessem, sempre que quisessem.

Em vez de dormir mais do que o normal, os voluntários no estudo dormiam a mesma quantidade de horas: oito ou nove horas por noite. Mas, pela quarta semana, eles começaram a ter seus padrões de sono alterados: em vez de dormir direto, dormiam durante quatro ou cinco horas, permaneciam acordados por algumas horas, e dormiam por mais quatro ou cinco horas seguidas. O primeiro período de sono, à noite, foi caracterizado por sono profundo, de ondas lentas, enquanto o segundo período, mais perto da manhã, o sono REM estava cheio de sonhos vívidos.

O mais interessante, no entanto, foi a vigília entre o sono: em vez de pânico por permanecerem acordados no meio da noite, o cérebro das cobaias mostraram que a maioria das pessoas estava calma a ponto de estar em um estado meditativo, de acordo com o Dvice

Portanto, se esse é o padrão de sono com que os seres humanos se acostumaram ao longo do tempo, por que não estamos mais familiarizados com ele? Acontece que centenas de anos, ter o sono em dois períodos era a norma. Através dos séculos 15 e 16, os historiadores encontraram centenas de referências (em diários, registros judiciais, livros de medicina e literatura) para “primeiro sono” e “sono segundo”; curiosamente textos escritos por um médico francês da época sugeriam que o melhor momento para se fazer sexo era entre esses dois períodos.

Mas tudo mudou com a eletricidade. O ponto em que esse padrão começou a mudar é exatamente no mesmo momento em que a energia elétrica começou a ser introduzida na Europa. Pela primeira vez na história humana, as pessoas podiam ficar até à noite, sendo produtivos e se divertindo, algo que não apenas reduziu a hora total de sono, como também criou a percepção que ficar deitado na cama sem fazer nada era um desperdício de tempo, percepção intensificada com a Revolução Industrial.

Isso não quer dizer que oito horas de sono em seguida é ruim para você – esse novo padrão pode apenas não ser o ideal, já que nossa espécie naturalmente se comportava de outra maneira. A questão é que o estresse exorbitante que sentimos hoje pode ser causado em parte pela perda dos momentos calmos em que ficávamos deitados, apenas meditando e pensando na vida.

Fonte: Geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário