Header

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tetra Pak lança sistema de rastreabilidade de produtos

“Rastreabilidade Ativa Tetra Pak” é a grande novidade da empresa na FISPAL. O sistema traz total controle da cadeia de processamento e envase de alimentos, agregando segurança, transparência, agilidade e confiabilidade.

A Tetra Pak Brasil anuncia na FISPAL - Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Industrias de Alimentos e Bebidas -, um produto que revoluciona os processos de controle nas cadeias de processamento e envase das empresas do setor de alimentos líquidos e sólidos. Trata-se do sistema “Rastreabilidade Ativa Tetra Pak”.

“Com o lançamento da Rastreabilidade Ativa, a Tetra Pak reafirma sua missão: Disponibilizar alimentos seguros onde quer que seja” , destaca Eduardo Eisler, diretor de Marketing Estratégico da Tetra Pak. “A rastreabilidade na indústria alimentícia visa o registro de todo o histórico do processo de produção de um alimento. Já a Rastreabilidade Ativa Tetra Pak vai além desse conceito, proporcionando à indústria o que há de mais moderno em termos de registro automatizado de informações, acrescido do controle integrado do processo produtivo e a disponibilidade das informações ao consumidor”, explica Eduardo.

A Rastreabilidade Ativa permite a coleta e o controle das informações de fabricação de um alimento em todas as suas fases: recepção da matéria-prima, processamento, envase, controle de qualidade e distribuição. As informações obtidas em tempo real podem ser consolidadas e cruzadas para gerar uma visão completa de todo o fluxo de produção dos alimentos e aumentar a agilidade da indústria no controle de eventuais problemas.

“O sistema permite diagnosticar, solucionar e prevenir problemas com a utilização de uma ferramenta online que expõe minuciosamente as informações e cruza dados ao longo de todos os processos”, explica Pedro Gonçalves, gerente de Sistemas Integrados Especiais da Tetra Pak. “Ao acessar um hotsite, o sistema fornece detalhes das etapas de processamento e envase, proporcionando mais transparência, agilidade e confiabilidade, além de reforçar o controle da produção. O próprio consumidor, por exemplo, poderá consultar as informações do produto que comprou”, completa.

Como funciona
A Rastreabilidade Ativa é baseada em três ferramentas: o Tetra PlantMaster TM da Tetra Pak, um sistema de controle, supervisão e operação da produção de alimentos; um sistema de gerenciamento da qualidade e uma plataforma de comunicação via Internet. O sistema é diretamente conectado a todos os equipamentos, sensores e laboratórios da planta, além dos pontos de controle de entrada de matéria prima e saída do produto acabado. Os dados coletados em todos esses pontos, como temperatura, vazão, pressão, análise microbiológica e físico-química, limpeza, insumos, alarmes, tempo de operação, entre outros, são consolidados em um único banco de dados. A indústria tem o acesso a todos os dados em tempo real, por meio de relatórios, e ainda pode disponibilizar informações, a seu critério, pela Internet ao consumidor.

Um código impresso em cada embalagem no momento do envase é o que identifica um produto totalmente rastreado. “Com a Rastreabilidade Ativa Tetra Pak as informações são relacionadas a cada unidade de produto, e não a um lote. Ou seja, cada embalagem possui um código único ao qual estão vinculadas todas as informações sobre aquela unidade de produto específica, como um RG. Tal sensibilidade proporciona a precisa localização dos produtos porventura comprometidos (recall cirúrgico)”, afirma Eduardo Eisler.

Atendendo a indústria brasileira de alimentos
A indústria de alimentos possui um parque industrial bastante desenvolvido e se utiliza de modernas tecnologias de processamento e envase a fim de disponibilizar alimentos seguros ao consumidor brasileiro. A Rastreabilidade Ativa Tetra Pak é uma resposta à demanda dessa indústria para atender não só o consumidor brasileiro, que cada vez mais quer conhecer e entender a origem dos produtos que adquire, mas também atender o mercado externo, onde a Rastreabilidade já é uma exigência legal.

A solução estabelece um mapeamento de todas as etapas e ainda padrões de arquitetura para o processo de produção, possibilitando inclusive a otimização dos processos, tomada de ações preventivas na área de qualidade e, consequentemente, a redução nos custos operacionais. “As informações transcritas contribuem para futuras melhorias e agregando valor ao produto final”, comenta Pedro Gonçalves.

Fonte: Tetra Pak

Nenhum comentário:

Postar um comentário