Header

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Coca-Cola desiste de Nestea para comprar Matte Leão

Cade aprovou negociação, mas com restrições

A Coca-Cola abriu mão da marca Nestea para poder comprar a Leão Júnior, fabricante dos chás Matte Leão. A multinacional mantém, desde 2001, uma joint venture mundial com a Nestlé para a produção e comercialização dos chás prontos Nestea. Para a compra da Leão Júnior, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), exigiu que a Coca-Cola deixe de produzir e distribuir o produto no Brasil.

Em comunicado, a Coca-Cola não dá muitos detalhes, mas afirma que "chegou a um acordo favorável com o Cade que levou à aprovação final da aquisição da Leão Junior. A Coca-Cola Brasil cooperará com a Beverage Partners Worldwide - nome da joint venture - no plano de transição para a operação de Nestea no País".

Segundo a Agência Estado, o conselheiro do Cade, Carlos Ragazzo, afirmou que a decisão afetará apenas o mercado brasileiro. A Nestlé terá de optar em manter sozinha a marca no País ou buscar outro parceiro para se associar.

Dessa maneira, o Cade acredita que o mercado de chás prontos se manterá em competição. Se as marcas Nestea e Matte Leão ficassem ambas com a Coca-Cola, se criaria um monopólio ou, no máximo, um duopólio, já que a única outra marca com possibilidade de disputar o mercado é a Lipton, da PepsiCo.

Fonte: PropMark

Nenhum comentário:

Postar um comentário