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segunda-feira, 1 de junho de 2009

Higiene oral: oportunidade para rir à toa

O mercado de higiene oral conta com a participação de centenas de fabricantes e é dividido em quatro subcategorias: cremes dentais, escovas dentais, fios/fitas dentais e enxaguatórios. As tendências que apontam para a busca da beleza aliada à saúde são agentes diretamente responsáveis pelo crescimento do setor.

A prova de tal constatação é que num período de apenas cinco anos (2001 a 2006) as vendas cresceram 72%, tendo como carro-chefe os cremes dentais, com uma participação de 66%, seguido pelas escovas com 21%, enxaguatórios respondendo por 9% e os fios dentais com 4% do total. Nesse cenário, o mercado de escovas dentais conta com quatro grandes fabricantes que respondem por mais de 75% do mercado: Colgate (Colgate e Sorriso), Procter&Gamble (Oral-B), Johnson & Johnson e Condor. Já o mercado de cremes e géis dentais é ocupado por Colgate e Unilever , que detêm 89% de participação, enquanto em antissépticos bucais a competição é mais equilibrada, com as lideranças nas marcas de empresas multinacionais, como Listerine da J&J , Plax da Colgate, Oral-B da P&G, Cepacol da Aventis Pharma e Sorriso da Colgate.

Uma pesquisa feita pelo Euromitor estima que até 2012 o mercado brasileiro de higiene oral deve crescer 34,7%, estimulado pela maior conscientização da população em cuidados básicos, estabilidade e aumento do poder aquisitivo.

Segundo informações da Johnson & Johnson , na percepção do consumidor, a categoria de higiene oral é composta por um conjunto de produtos que ajudam a ter uma “boca saudável”, e essa definição engloba desde saúde (prevenção de problemas nos dentes e gengivas) até a preocupação com um sorriso mais bonito.

Os responsáveis pela compra da categoria são principalmente mulheres, a maioria casada, das classes A e B, com idade a partir de 19 anos e, usualmente, realizam a compra desacompanhadas.

Segundo dados da Abiphec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a categoria creme dental movimentou R$ 1,1 bilhão em 2008, sendo desse total 5% destinados ao creme dental infantil. Outro estudo, da LatinPanel, aponta que na cesta básica de produtos HPC – Higiene Perfumaria e Cosméticos – infantis, o creme dental ocupa 1,7% na compra dos casais com crianças de até 5 anos de idade. Já para os casais com crianças de 6 a 12 anos esse valor sobe para 5,7%.

Fonte: Giro News, nº. 152

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