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segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Boticário: personalidade e valor agregado nas embalagens

O Café da Manhã ABRE, evento promovido mensalmente pela Associação Brasileira de Embalagem, apresentou em maio o tema “Perfumes, cosméticos e cuidados pessoais: segmentos onde a embalagem é fator determinante para a venda” que foi ministrado por Renata Barini, gerente de desenvolvimento de embalagens de O Boticário .

Na apresentação, Renata contou que O Boticário tem por princípio usar a embalagem para:

* traduzir os valores, personalidade e intenção da marca
* transmitir o conceito da empresa
* comunicar os benefícios e diferenciais do produto
* sugerir eficácia e qualidade

“Claro que há preceitos básicos de uma embalagem para O Boticário , como oferecer segurança e levar informações técnicas do produto. Mas sempre queremos mais”, disse a profissional. “Mais do que produto, queremos vender uma história. Por trás de O Boticário há um histórico e isso nos diferencia de outras marcas e faz a diferença para o consumidor”.

Atrair a atenção do consumidor e conquistá-lo também está nos planos da empresa. “Trabalhamos muito o apelo emocional em nossas embalagens. Temos consciência de que nossos produtos são presenteáveis”, completa Renata.

A gerente aponta ainda como fatores fundamentais o valor agregado, a conexão entre marca e consumidor, design e materiais. “É através da embalagem que passamos todo o conceito do produto e da empresa. Para isso, pensamos sempre em inovação, sem que isso implique em custo maior para o consumidor”.

Sobre os tipos de materiais, Renata Barini comentou: “Não temos restrição de materiais. Buscamos aquele que melhor compõe o conceito do produto. Hoje ainda trabalhamos com acessórios e diferentes acabamentos, que atraem o consumidor”.

Para chegar a essa harmônica combinação, Renata diz que O Boticário conta com uma rede de fornecedores e agências de design que trabalham com a mesma filosofia. “Não queremos um fornecedor, queremos um parceiro, aquele que não apenas nos faz uma cotação, mas apresenta as melhores soluções em material e é curioso, nos questiona. Esse é o famoso ganha-ganha”.

Na linha masculina de O Boticário , a colônia Malbec (foto) é a mais vendida nos dias de hoje. Lançada em 2004, ela traz em sua embalagem a seriedade e o conceito do produto: um perfume produzido como vinho – inclusive em sua composição há álcool vínico .

Atualmente, O Boticário conta com 1400 colaboradores diretos e 960 lojas franqueadas (leia-se 14 mil empregos indiretos). São 600 produtos no portfolio e um faturamento de R$ 2.8 bilhões em 2008. A partir de 2009, a empresa já planeja investimentos da ordem de R$ 170 milhões para os próximos quatro anos. E promete gerar mais de 500 empregos.

Fonte: Pack online

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