Header

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

McDonald’s inaugura nova categoria de restaurantes ecológicos


Batizados de “restaurantes verdes”, novas unidades têm alto grau de sustentabilidade, utilizando práticas e tecnologias integradas que minimizam impacto ao meio ambiente

O McDonald’s reuniu em um único conceito as experiências mais eficientes de uso racional de água e de energia elétrica já adotadas em seus restaurantes de todo o mundo. Essa iniciativa deu origem a uma nova categoria de restaurantes ecológicos, que incorporam a filosofia de construção ambientalmente responsável, baseada em tecnologias que minimizam impactos durante a implantação e operação das unidades.

Por iniciativa da Arcos Dourados, empresa que administra os restaurantes da rede na maior parte dos países da América Latina, o Brasil será o primeiro país a ganhar uma unidade do tipo, na região, seguido por Costa Rica e Argentina, todos com inauguração prevista até o fim deste ano. O “Restaurante Verde” também servirá de centro de testes para novas tecnologias de construção.

Construídos com as práticas mais avançadas no campo da sustentabilidade ambiental, os novos restaurantes McDonald’s privilegiarão o emprego de energia limpa, fontes de grande eficiência energética, reutilização e consumo consciente de água, além do uso de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.

As vantagens ambientais dos “restaurantes verdes” são significativas. Comparados a unidades similares, permitem uma redução de 14% do consumo de energia e de 50% do de água potável, representando uma economia de 50 mil KW e de 217 mil litros de água por ano. Contribui para essa diminuição o fato de a carga térmica instalada para refrigeração ser 25% menor e de a luz solar responder por uma parcela de 2,5% do total da energia consumida.

“Com essa nova medida reafirmamos o compromisso mundial do McDonald’s com o meio ambiente e nos colocamos, uma vez mais, na vanguarda do que há de mais avançado em construção, operação e manutenção de restaurantes em todo o mundo”, diz Flávia Vígio, Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados/McDonald’s América Latina. A executiva ressalta que pesquisas conduzidas pelo McDonald’s indicam que os novos restaurantes reforçarão os laços com os clientes: "Eles manifestam a preferência por empresas que se preocupam com a preservação do planeta e qualidade de vida das comunidades onde atuam”.

As novidades dos “restaurantes verdes” McDonald’s

Os novos restaurantes do McDonald’s seguem as diretrizes do US Green Building Council e dessa forma, quando estiverem operando, estarão aptos a pleitear a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida às “construções verdes”, comprometidas com a sustentabilidade.

Para reduzir o consumo de energia, os novos restaurantes privilegiam o aquecimento de água por luz solar. Eles têm uma maior área de janelas e paredes de vidro e empregam sensores e automação do sistema de energia para melhor aproveitamento da luz natural. Os vidros são recobertos com películas para não comprometer a eficiência do ar condicionado. Todas as luminárias fluorescentes foram substituídas por outras de menor potência e maior eficiência ou por lâmpadas tipo LED, as mesmas que passam a ser utilizadas nos luminosos externos.

A fim de minimizar o consumo de água, os “restaurantes verdes” captam a água da chuva para uso não-potável. Os mictórios dos banheiros usam água da chuva, as válvulas de descarga dos vasos sanitários têm dois fluxos e as torneiras e registros são automáticos. O paisagismo levou em consideração o uso de plantas nativas, que não precisam ser regadas constantemente.

Com o objetivo de diminuir o consumo de recursos naturais, a construção dos novos restaurantes emprega pisos de material reciclado, feitos com compostos de concreto e borracha e até de vidro de lâmpadas fluorescentes. A tinta é ecológica, de base mineral e dispensa o emprego de massa corrida. Toda a madeira é certificada, proveniente de árvores extraídas de zonas de replantio. O cimento utilizado na obra é o Portland de Alto Forno tipo CP III, que emprega de 35% a 70% da escória resultante da fundição de minério. A construção privilegia o uso de materiais ecológicos de fontes renováveis e de produção regionalizada, como pastilhas de casca de coco e de bambu.

Para minimizar os efluentes, os equipamentos de ar condicionado e de refrigeração dos “restaurantes verdes” são dotados de um sistema que utiliza fluido refrigerante ecológico, que elimina completamente o CFC que agride a camada de ozônio. Além disso, o sistema de ar condicionado é operado por um dispositivo ultrassônico que monitora as temperaturas interna e externa, a direção e velocidade do vento e a abertura das janelas. Todos os restaurantes sob o novo conceito empregam a coleta seletiva de resíduos, com separação e aproveitamento dos recicláveis.

"O novo conceito será implantado nas inaugurações dos novos restaurantes sempre que houver tecnologia, equipamentos e materiais disponíveis", informa a Vice-Presidente de Comunicação Flávia Vígio. "O compromisso da Arcos Dourados com a América Latina é efetuar uma gestão inovadora de seus restaurantes na região, de forma a ser a melhor opção em alimentação fora de casa para os 16 milhões de clientes que diariamente são atendidos em nossas unidades".

Sobre a Arcos Dourados na América Latina

A Arcos Dourados é a maior empresa do setor de alimentação fora de casa da América Latina, responsável pela operação de mais de 1.700 restaurantes de serviço rápido, todos com a marca McDonald's, em 18 países da região: Brasil, Porto Rico, Argentina, México, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai, Costa Rica, Panamá, Guadalupe, Martinica, Ilhas Vírgens Americanas, Guiana Francesa, Curaçao e Aruba.

Com mais de 100 mil funcionários, a Arcos Dourados é um dos maiores empregadores privados na América Latina e é a empresa que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego para jovens da região.

McDonald’s Brasil

O McDonald’s é líder no segmento de alimentação fora de casa e conta atualmente com 551 restaurantes, 581 quiosques e 51 McCafé. Dos restaurantes, 133 são gerenciados por 64 franqueados. Há 29 anos atuando no país, a rede está presente em 134 cidades brasileiras, localizadas em 21 estados e no Distrito Federal.

A empresa atende diariamente 1,6 milhão de clientes e ocupa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação. O McDonald’s é um dos maiores empregadores privados do país, com mais de 35 mil funcionários, e uma das empresas que oferece o maior número de oportunidades de primeiro emprego do Brasil.
Fonte: Publicom Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário