Header

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Embalagens e papéis para presente


Começou em setembro as compras de estoque para o final de ano, e a atenção voltada para essa ocasião não é pouca, afinal as festas natalinas representam um aquecimento forte de vendas tanto para fornecedores quanto para as revendas. “As principais datas para este setor são o Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, que representam, respectivamente, 33%, 17% e 50% de nossas vendas”, informa Fernanda Coelho, do departamento de marketing da VMP.

Os papéis e caixas para presente recebem atenção especial dos fabricantes, que procuram desenvolver papéis e caixas com estampas, personagens e aplicações especiais bem diversificadas, procurando atingir todos os tipos de público de uma papelaria. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e segmentados. Dentro desse aspecto, evoluímos ano após ano em questão de estampas, brilhos, texturas e formatos em busca de atender a demanda de um público que gosta de ter opções de tamanhos, combinações de cores e matérias”, diz Eduardo Cincinato, diretor-presidente da Cromus Embalagens. Para Maspoli Berriel, presidente da Dallec, “o papel dá um toque personalizado ao presente. Já as caixas são utilizadas para valorizar o artigo presenteado e, com toda a sua beleza, acabam fazendo parte do presente. Além disso, as caixas são cada vez mais utilizadas como organizadoras e porta-objetos, gerando bons resultados nos pontos-de-venda.”

Essas características, de acordo com Maria do Socorro Laureano, gerente da Paloni, as caixas ganham cada vez mais espaço na prioridade do consumidor. Segundo ela, as embalagens duras representam 70% da preferência do cliente final, seguida pelos papéis e sacos de presente, ambos com 15%. Nessa hora, as informações divergem, pois no ponto de visita de Fernanda, apesar de o mercado de caixas e sacos de presente ter um crescimento muito significativo por causa da praticidade, os papéis de presente ainda são os campeões de vendas, por causa da customização de embalagens. Já a Cromus afirma que o grande destaque, com certeza, são os sacos para presente, devido à sua praticidade, rapidez e baixo investimento.

Conflitos à parte, nesse ponto quem sai ganhando são os fabricantes de fitas para presentes, afinal estes itens podem ser utilizadas em caixa, papel ou saco. Mas nem por isso os fabricantes desses acessórios ficam parados. Pelo contrário, a preocupação é constante no sentido de lançarem novidades com debruns, materiais e aplicações.

Fonte: Revista Lojas, Papelaria, Inf., Brinq. E Cia

Nenhum comentário:

Postar um comentário