
O argumento da Muji é que a economia como a conhecemos não é mais possível, e que a conviência harmônica entre os países (vivemos em um mundo globalizado, ora pois!) só acontece se deixamos de enfatizar o que nos distingue. Para eles, devemos deixar de viver uma vida de egoísmo e da busca pela auto-satisfação constante para passarmos a viver de forma moderada e de auto-contenção. Baseada em princípios para um mundo mais sustentável, a Muji, está mais para uma filosofia de vida comportamento do que uma loja, mas é uma marca criada no Japão que já possui lojas nos EUA, Europa e Ásia.
Com certeza, para muitos devem ser assustadores esses pensamentos. “Não quero ser igual”, “Não quero perder meu direito de consumir”. Mas não é assim tão radical. Afinal, quem está falando sobre esta nova forma de viver é uma loja, um negócio, e quebrar não é a intenção deles, com certeza.Porém é uma nova forma de pensar o design e o consumo que leva em conta um freio, um limite. Algo que o consumismo enlouquecido que vivemos desconhece. E muitas pessoas compartilham desse tipo de pensamento…
Em termos de design, a Muji descreve que seus produtos são absolutamente simplificados e baseia seu design nos melhores materiais, métodos de manufatura e forma. Levando em consideração seus princípios, não se trata de torná-los o mais barato possível, nem usando o mais mais rápido e fácil sistema de produção (leia-se também mão de obra baratíssima). Seu design baseia-se “na verdadeira natureza do material fazendo o produto”. Até por isso a escolha é por simplicidade, pois tira-se o desnecessário para tornar o produto mais acessível (em termos de preço, qualidade, e estética). Além disso, os produtos, principalmente móveis e compartimentos, são modulares. O lema é aproveitar tudo ao máximo. “Do salmão, aproveita-se da cabeça ao rabo”!Reforçando sua filosofia, a Muji conta também com uma loja de café-da-manhã (super saudáveis, claro) e um Campsite, com workshops sobre acampamento, artesanato regional e atividades fazendeiras (plantação e criação).
Fonte: abcdesign.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário