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quinta-feira, 21 de maio de 2009

Designers brasileiros vendem criações em loja de museu em NY

Uma visão americana do estilo de vida brasileiro está exposta na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. A mostra "Destination: Brazil" reúne mais de 75 produtos criados por designers brasileiros. Os objetos estão à venda e também podem ser comprados pelo site da loja do museu (www.momastore.org). Alguns são vendidos no Brasil.

A seleção da mostra foi feita por uma comissão de diretores do MoMA, que visitou feiras de design e showrooms no Brasil.

Marco Pulchério, dono do showroom de design Marco 500, de São Paulo, auxiliou na curadoria. Algumas peças precisaram de adaptações para atender o mercado americano. "Havia vasos muito grandes, então recomendamos que o designer fizesse uma versão menor. As casas lá não são tão amplas", diz Pulchério.

A seleção do MoMA inclui uma bolsa com a bandeira do Brasil, mas símbolos nacionais e artesanato não predominaram. "A comissão se encantou com a cerâmica, com as peças de resina e com a mistura de materiais", diz Pulchério.

O estilo de vida brasileiro surge em citações discretas de trabalhos manuais, como no brinco Colmeia, de Camila Sarpi, com bordado sobre o metal. O banco Bate-Papo, de Flávia Pagotti, é inspirado nos tradicionais móveis caipiras cujos assentos são próximos do chão. O copo "americano" Nadir Figueiredo está lá também, por US$ 3 a unidade.

Fonte: Folha OnLine

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