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segunda-feira, 18 de maio de 2009

Entrevista: Jim Balsillie, CEO da RIM

“Temos planos ambiciosos para o Brasil”

Drante a WES 2009, convenção anual da BlackBerry, Jim Balsillie, CEO da RIM, falou pela primeira vez com jornalistas da América Latina

DINHEIRO – O BlackBerry é muito caro no Brasil. A RIM pretende fabricar aparelhos no País?
Jim Balsillie –
A gente já falou algo sobre isso? (pergunta para a assessora, que responde: Ainda não.) Então, fiquem ligados. Temos planos ambiciosos. É muito importante e estratégico ter uma estrutura no mercado brasileiro. Nós sabemos que temos de fazer isso. É o que uma empresa esperta priorizaria.

DINHEIRO – Ccomo convencer o consumidor de que seus produtos são mais atraentes do que os de concorrentes que entraram agora no mercado?
Balsillie –
Nosso diferencial está no bom relacionamento com as operadoras e no foco em segurança e na excelência técnica dos nossos aparelhos.

DINHEIRO – Os netbooks estão cada vez menores e os smartphones estão cada vez maiores. Vocês pretendem entrar nesse mercado?
Balsillie –
As pessoas costumam dizer: quero um aparelho com tela e teclado maior, mas que seja pequeno. Achamos o mercado de netbooks uma boa oportunidade, por conta da sua capacidade. Se você usar no smartphone aplicativos muito pesados, vai tomar muito espaço na rede das operadoras. Um aplicativo de vídeo ocupa 100 vezes a mais da rede do que a função básica de voz. Mas o fato é que as pessoas não perderão o hábito de usar um telefone portátil.

DINHEIRO – Qual o futuro dos smartphones?
Balsillie –
Estamos vivendo uma consolidação do mercado consumidor de eletrônicos. Temos que continuar a integrar todos os novos componentes, suportar as novas redes de conexão e oferecer interfaces para diferentes sistemas. Daqui a cinco anos você já não vai mais reconhecer os aparelhos que temos hoje.

DINHEIRO – O foco da empresa mudou do segmento corporativo para o consumidor final?
Balsillie –
O importante é manter em mente que o nosso principal canal de distribuição do BlackBerry são as operadoras, que oferecem serviços de dados e de voz. Para ganhar relevância no mercado é preciso ter canais para o consumidor direto e para o segmento corporativo. Não há uma grande diferença entre os consumidores finais e as empresas. Você pensaria que o Pearl é mais voltado para o consumidor que para as empresas, mas ele acabou conquistando o mercado empresarial. Já o Bold foi o contrário. O que existe são aplicativos distintos.

DINHEIRO – O que há de novo para os consumidores finais?
Balsillie –
Funções multimídia foram aprimoradas para o consumidor, como oferta de músicas, vídeos, televisão portátil, games, acesso às redes sociais e a loja de aplicativos virtual.

DINHEIRO – A RIM voltará a fazer cinco lançamentos neste ano?
Balsillie –
Vocês querem me matar? Não acho que seremos loucos de fazer isso de novo. Acompanharemos a evolução com novos produtos.

DINHEIRO A RIM tem dois CEOs. Iisso não é muito usual.
Balsillie –
Duas cabeças pensam melhor do que uma. Sempre foi assim desde o início, então é tudo muito natural. Nós dividimos as funções. Sou responsável por estratégias corporativas, desenvolvimento de negócios, marketing, vendas e finanças. O Mike cuida da área de estratégias e desenvolvimento de produtos, P&D e manufatura.

Fonte: IstoÉ

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