A cervejaria inglesa Strongbow, da Heineken, criou a primeira tampa de garrafa digital do mundo.
Batizada de StartCap, a tampa foi desenvolvida para a cerveja Strongbow Gold. A tampinha tem um lacre adesivo com que utiliza a tecnologia de RFID (Radio Frequency IDentification, ou Identificação por Rádio Freqüência), que pode acionar diversas interações quando é aberta. A StartCap tem uma etiqueta RFID ativa, que além de ser mais sofisticada e cara que as tradicionais RFID passivas, possui bateria própria para transmitir o sinal a uma distância maior e armazena dados em memória RAM de até 32 KB. Como isso, pode acender painéis luminosos, iniciar músicas e gerar projeções de vídeos, entre outras ações (veja vídeo abaixo).
A criação da StartCap foi coordenada pela agência Work Club. Por enquanto, a tampinha ainda é um protótipo. A agência já fez testes em um bar em Budapeste e em um evento em Roma. A expectativa da cervejaria é ampliar o uso da tampa em outros eventos na Europa.
O site da StartCap mostra – com vídeos – o desenvolvimento da StartCap e como foram feitas as ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário