A empresa controlada pelo grupo Camargo Corrêa oficializou a compra de 30% de participação na Osklen
A Osklen,
criada há 23 anos pelo médico e estilista Oskar Metsavaht, é a nova
aposta da Alpargatas para aumentar sua presença no mercado
internacional, após o sucesso da experiência com a Havaianas. O grupo
brasileiro de moda aposta na grife carioca como uma porta de entrada
para o mercado de luxo mundial, hoje dominado por marcas de
conglomerados como os franceses PPR e LVMH.
Na
quarta-feira, a Alpargatas - controlada pelo grupo Camargo Corrêa -
oficializou a compra de 30% de participação na Osklen. O preço pago pela
empresa considerou um múltiplo de 13 vezes o Ebitda (lucro antes de
juros, impostos, depreciações e amortizações). A Alpargatas divulgou que
o desembolso inicial na transação será de R$ 67,5 milhões.
No
entanto, o contrato firmado entre as partes garante à proprietária da
Havaianas a opção de elevar sua fatia para 60% em 12 meses, o que deve
fazer com que o negócio chegue ao dobro do valor. De acordo com Márcio
Utsch, diretor-presidente da Alpargatas, as conversas com a Osklen
começaram há cerca de um ano e meio e fazem parte de uma estratégia
definida pelo grupo há oito anos: a formação de um portfólio de marcas
com potencial para virar objeto de desejo.
Foi
com esse intuito que, além de internacionalizar a Havaianas, a
Alpargatas comprou o direito de explorar as grifes esportivas Mizuno e
Timberland no País. A Osklen, porém, tem um posicionamento diferente
porque, apesar de investir em um portfólio de moda casual, traz
características geralmente associadas ao mercado de altíssima renda.
Segundo
o professor Silvio Passarelli, diretor do MBA em Gestão do Luxo da
Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), a Osklen mostra uma
constância de propósitos e valores condizente com as marcas mais
desejadas do mundo. Desde a fundação, o desenvolvimento da Osklen tem
sido sólido, apesar de um tanto lento, diz Passarelli.
Fonte: Portal de Branding
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