Header

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Zynga processa brasileira Vostu por plágio

http://www.jobajob.com.br/wp-content/uploads/2011/06/t_407_20110617094019.jpg

Quem está acostumado a jogar nas redes sociais já notou que existem versões parecidas de aplicativos, como CityVille e MegaCity, ou PetVille e PetMania. A semelhança incomodou a gigante do setor Zynga, que faz sucesso no Facebook desde o lançamento do FarmVille, a ponto de abrir um processo contra a brasileira Vostu.

De acordo com a Zynga, a outra empresa teria se especializado em copiar seus produtos. “Vamos ser claros, uma coisa é se inspirar nos jogos da Zynga, mas isso é totalmente diferente de copiar todas as características-chave dos nossos produtos, estratégias, branding (…). Apreciamos a entrada da Vostu no setor de jogos sociais, mas a flagrante violação das nossas obras criativas não é uma estratégia aceitável, é uma violação de lei”, afirmou o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis.

A brasileira se defendeu afirmando que tem “500 funcionários brilhantes trabalhando noite e dia fazendo desenhos a mão e escrevendo códigos próprios para jogos online”. A Vostu ainda lembrou que sua denunciante “tem sido acusada de copiar muitos jogos, já que eles, infelizmente, perderam a capacidade de reconhecer jogos como nós, que estamos repletos de conteúdo original e criados de forma independente”.

Mas a Zynga gravou um vídeo (veja abaixo) em que compara suas obras às da Vostu para provar que elas realmente são quase iguais. Além disso, ressalta a empresa, alguns jogos brasileiros contêm até mesmo os erros cometidos nos seus, como no CityVille, cujos desenvolvedores se esqueceram de acrescentar estradas para ligar uma comunidade a outra. “O jogo foi lançado sem esse requerimento e o bug nunca foi consertado na versão da Zynga. O MegaCity da Vosty replicou este ‘erro’”, afirmou a empresa, em documento entregue à côrte federal da Califórnia.

Fonte: Job a Job

Nenhum comentário:

Postar um comentário