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Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Comercial de Cargas do Litoral Paulista, Marcelo Marques da Rocha, destacou a importância da pesquisa para as empresas que atuam no segmento. “O que pretendemos é iniciar uma nova fase neste segmento com a eliminação de problemas e ter a compreensão dos embarcadores”.
O coordenador da Câmara Técnica de Contêiner da NTC&Logística, Sérgio Luiz Batista, informou que o levantamento dos problemas do segmento continuará. “Ficaram ainda algumas questões não resolvidas, como a movimentação de terminais”, disse.
Ao mapear o segmento, a pesquisa detectou algumas taxas de generalidades que diferenciam o transporte de contêineres e os serviços com carga fracionada. Uma delas, explica Dian, é o pré-stacking, que ocorre quando o contêiner precisa ficar armazenado no pátio da transportadora, antes de ser levado ao terminal de embarque. Inclui o handling in/out e armazenagem por tempo pré-determinado pela empresa. Outro diferencial que gera custos é a taxa para cumprimento do Draft (Siscarga), ocasionado devido à necessidade de retirada antecipada do contêiner vazio e remoção para o terminal da transportadora para obtenção dos dados do contêiner para atendimento do draft documental na exportação. A diferença entre os preços dos fretes praticados hoje no mercado e os custos apurados pela pesquisa da NTC& Logística chega a representar, na média, 22%. Essa pesquisa teve a coordenação da engenheira Karenina Teixeira.
Fonte: Redação NTC&Logística
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