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terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tempo de espera é o maior problema no transporte de contêiner

Com o objetivo de comprovar a complexidade do transporte de contêiner, a NTC&Logística realizou uma pesquisa para mapear a operação deste equipamento e elaborou uma planilha referencial de custos. A pesquisa, apresentada envolveu empresas de transportes que movimentam 15% dos contêineres no Porto de Santos. O maior problema detectado está no tempo parado. “São perdidas, na média, mais de 15 horas em cada operação completa, tanto na importação como na exportação, ou seja, nas movimentações nos terminais vazios e cheio e na estufagem ou desova”, disse o assessor técnico da NTC&Logística, Juliano Dian. “Isto representa um elevado custo para as empresas de transportes, uma vez que não estão sendo repassados aos embarcadores”, comentou, por sua vez, o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti.

Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Comercial de Cargas do Litoral Paulista, Marcelo Marques da Rocha, destacou a importância da pesquisa para as empresas que atuam no segmento. “O que pretendemos é iniciar uma nova fase neste segmento com a eliminação de problemas e ter a compreensão dos embarcadores”.

O coordenador da Câmara Técnica de Contêiner da NTC&Logística, Sérgio Luiz Batista, informou que o levantamento dos problemas do segmento continuará. “Ficaram ainda algumas questões não resolvidas, como a movimentação de terminais”, disse.

Ao mapear o segmento, a pesquisa detectou algumas taxas de generalidades que diferenciam o transporte de contêineres e os serviços com carga fracionada. Uma delas, explica Dian, é o pré-stacking, que ocorre quando o contêiner precisa ficar armazenado no pátio da transportadora, antes de ser levado ao terminal de embarque. Inclui o handling in/out e armazenagem por tempo pré-determinado pela empresa. Outro diferencial que gera custos é a taxa para cumprimento do Draft (Siscarga), ocasionado devido à necessidade de retirada antecipada do contêiner vazio e remoção para o terminal da transportadora para obtenção dos dados do contêiner para atendimento do draft documental na exportação. A diferença entre os preços dos fretes praticados hoje no mercado e os custos apurados pela pesquisa da NTC& Logística chega a representar, na média, 22%. Essa pesquisa teve a coordenação da engenheira Karenina Teixeira.

Fonte: Redação NTC&Logística

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