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terça-feira, 2 de dezembro de 2008

LIN entrevista - Ligia Duarte

O live information news entrevista Ligia Duarte, da Editora iMAGiNABiLiS, sobre como a diretora comercial faz o atendimento aos anunciantes da mídia e também às empresas que recebem o catálogo.

live information news (LIN)
- Na primeira edição do live information news, nós conhecemos um pouco sobre o trabalho da editora como mídia, ‘mix’ de produtos, a origem do nome e o ‘marketing one-to-one’. Especificamente sobre este assunto, poderia nos detalhar como você faz o atendimento?
Ligia Duarte (LD) - Primeiramente, gostaria de agradecer mais uma vez a participação no live information news e parabenizar a iniciativa, pois é uma importante fonte de informações para quem interage no mercado de comunicação como é o caso da Live Information Design e a própria iMAGiNABiLiS. Bem... para responder essa pergunta, vale lembrar que os veículos que trabalham como mídia, basicamente, têm dois públicos-alvos: quem anuncia (fornecedor) e quem recebe (contratador). O interessante nessas 4 edições lançadas é que fomos percebendo que existem mais possibilidades entre os públicos, além da distribuição. Daí, passei a fazer um atendimento mais estratégico de acordo com as reuniões agendadas.
LIN - Poderia nos dar alguns exemplos?
LD - Começarei com o exemplo do anunciante puro, ou seja, aquele que - preponderantemente - utiliza a mídia para divulgar sua marca e seus serviços. É o caso de fotógrafos e ilustradores. Além de detalharmos todos os serviços embutidos no nosso trabalho de mídia, sempre pergunto que tipo de clientes eles têm interesse em atender. Isso, além de municiar as características do próximo cadastro de distribuição, faz com que entenda mais sobre ele e possa indicar quando necessário. Outro exemplo: o anunciante que também contrata. É o caso das agências de comunicação, design, promoção e branding. Com essas empresas, a abordagem que uso é dupla: além da proposta de participação na mídia, também demonstro as características dos anunciantes que podem ser seus fornecedores.

LIN - Em nossa última edição, você falou de uma mala que leva para algumas reuniões. Como surgiu essa idéia?
LD - Veja que interessante: entre outras coisas, toda reunião que fiz ao longo dessas quatro edições sempre me coloquei à disposição para encontrar um fornecedor específico, caso não estivesse em nossos produtos. Além de mídia, a editora sempre teve essa preocupação em unir o fornecedor com o contratador. Se pudéssemos usar uma figura de linguagem, é como se fôssemos um catalisador. Nossa meta é promover negócios o tempo todo. Procuro ser pró-ativa e passei a levar mostruários de papel (perolizado, metalizado, reciclado branco), toys, caixas especiais, amostras de impressões em várias superfícies, brindes diferenciados, material de pdv, modelos de corte a laser, impressão em tecido, entre outras. Além disso tudo, levo a última edição do catálogo. Não tive dúvida: arrumei uma bela mala de viagem com rodinhas, pois só assim consigo levar todo material de parceiros e anunciantes!!!

LIN - Você costuma falar com quem nas empresas?
LD - Depende da empresa: se não tem o perfil de anunciante, porém é contratadora de nossos fornecedores, inicio o contato com a área de marketing; num segundo momento, sou direcionada ao comprador, que hoje é um importantíssimo decisor. Se é uma agência, posso começar o contato com um diretor (naturalmente prefiro os diretores de arte) e procuro manter relacionamento com o pessoal da produção gráfica. Porque o leque de opções que levo é muito amplo, é muito comum durante a reunião um tipo de amostra ou um fornecedor ser adequado a uma necessidade exatamente naquele momento. Além disso, o catálogo - por ser sugestivo e de excelente acabamento gráfico - “inspira” ou “areja” idéias através dos portfolios dos anunciantes. De uma maneira geral, sempre planto uma semente nas empresas com as quais me reúno.

LIN - Essas reuniões você também tem feito com o público que recebe o catálogo também, certo?
LD - Esse é o nosso diferencial como mídia: não havia quem levasse, pessoalmente, portfolios e amostras nas mãos do corporativo. É o que fazemos hoje. Vale lembrar que algumas empresas nos ligam - ou escrevem pelo site - solicitando algum determinado fornecedor. Além de saber na fonte as necessidades das áreas de marketing e compras, temos as assessorado na busca de fornecedores que precisam para jobs específicos. Isso também é possível na medida que conheço cada anunciante.

Mais informações:

Editora iMAGiNABiLiS Ltda
www.imaginabilis.com.br
editora@imaginabilis.com.br
Fone (11) 3801-3800

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