Em 1° de janeiro de 2009 entrará em vigor a obrigatoriedade da utilização de lacres rastreáveis no emplacamento e lacração dos veículos. A norma será válida para todo o território nacional e deverá ser realizada pelos Detrans – Departamentos de Trânsito de todo o país.
A decisão sobre os lacres eletrônicos foi tomada em dezembro de 2007 pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito e pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito.
De acordo com o Denatran, o lacre possuirá duas características: será inviolável e proporcionará rastreabilidade. Espera-se que a medida ponha fim a uma série de práticas criminosas, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches e desvio de carros para as fronteiras.
Segundo o órgão, com o sistema, todos os agentes responsáveis pelo manuseio ou utilização do lacre se identificarão por biometria (leitura da sua impressão digital). Além disso, todo o processo de lacração será acompanhado por uma central eletrônica, cujo sistema é o mesmo utilizado pelos principais bancos do país, o que impossibilitará qualquer fraude.
Fonte: Redação Webtranspo
Nenhum comentário:
Postar um comentário