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domingo, 7 de outubro de 2012

Coca-Cola é a marca global mais valiosa, diz consultoria


A companhia de tecnologia Apple, na segunda colocação, foi a que reportou o maior incremento no valor de sua marca na passagem entre 2011 e 2012, de 129%. 

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A Coca-Cola se manteve no topo do ranking de marcas globais divulgado na última terça-feira (2/10) pela consultoria Interbrand.

O valor da marca da companhia de bebidas, que já ocupou a primeira posição no ranking de 2011, está em US$ 77,839 bilhões, o que corresponde a um incremento de 8%, na comparação com o ano passado.

Em segundo lugar aparece a Apple, que saltou do oitavo posto no ano anterior. O valor da companhia de tecnologia cresceu 129% entre 2011 e 2012, para US$ 76,568 bilhões.

Na sequência aparecem IBM (segundo lugar em 2011), com valor de US$ 75,532 bilhões, alta de 8%; Google (permaneceu no mesmo patamar do ano anterior), com valor de US$ 69,726 bilhões, aumento de 26%; e Microsoft (terceiro lugar em 2011), com valor de US$ 57,853 bilhões, queda de 2%.

Nenhuma companhia brasileira conseguiu entrar no ranking das 100 marcas mais valiosas realizado pela Interbrand.

"Todas as marcas do top 10 atuam com presença relevante no mercado brasileiro, concorrendo com grandes players nacionais. Entender o que essas marcas fizeram para chegar lá é um aprendizado valioso para nossas marcas que ainda buscam ser globais", afirma André Matias, gerente de avaliação e estratégia de marca da consultoria.

Entre as marcas que entraram neste ano no levantamento da Interbrand, destaque para a Pampers, que apareceu na 34ª posição, com valor da marca de US$ 11,296 bilhões; Facebook, na 69ª posição, com US$ 5,421 bilhões; Prada, na 84ª, com US$ 4,271 bilhões; e Kia, na 87ª, com US$ 4,089 bilhões.

Já as companhias que apresentaram o maior crescimento no valor de sua marca entre 2011 e 2012, após a Apple, aparecem Amazon, com alta de 46%, na 20ª colocação; Samsung, com incremento de 40%, na nona posição; e Nissan, com avanço de 30%, no 73° posto.

"As 100 melhores marcas do mundo estão na liderança porque ouvem os seus clientes, funcionários, e investidores do mesmo modo e proporcionam uma experiência de marca uniforme e holística através de uma gama de pontos de contato, em constante desenvolvimento", diz Jez Frampton, presidente global da Interbrand.

Fonte: Brasil Econômico

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