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segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio+20: eventos oficiais e paralelos movimentaram R$ 274 milhões na economia da cidade


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Secretaria de Turismo comemora sucesso da infraestrutura de atendimento.

Durante a Rio+20, o setor turístico movimentou R$ 274 milhões na economia da cidade, que recebeu cerca de 110 mil turistas no período - um aumento de mais de 50% em relação à previsão inicial. Cerca de 45 mil pessoas estiveram presentes no Riocentro nos dias da conferência oficial e mais de 1 milhão de pessoas participaram dos eventos paralelos, cujos destaques foram a Cúpula dos Povos [300 mil pessoas] e Humanidade 2012 [210 mil visitantes].

Segundo a Secretaria Especial de Turismo, apenas nos eventos paralelos foi gerada uma receita extra de R$ 41 milhões nos últimos quatro dias de evento [19 a 22 de junho]. Neste mesmo período, os participantes da conferência movimentaram R$ 68 milhões na cidade, de acordo com dados divulgados pela Embratur. Nos dias que antecederam o encontro dos chefes de estado, de 11 a 19 de junho, 70 mil turistas estiveram no Rio, gerando uma renda de R$ 165 milhões. Destes, segundo o estudo da Embratur, sete mil eram estrangeiros que vieram para os eventos oficiais da Rio+20 e movimentaram cerca de R$ 53 milhões entre os dias 19 a 22 de junho, incluindo gastos com hospedagem, alimentação, transporte e lazer.

Operação de atendimento ao turista montada para o evento foi considerada um sucesso -Mais de 260 mil pessoas foram atendidas nos postos de informação, entre turistas brasileiros e estrangeiros, além de um grande número de cariocas. Foram distribuídos 140 mil Guias do Rio, 110 mil Mapas Turísticos e 190 mil folhetos Rio Legal. Todo o material foi impresso com papel proveniente de fontes responsáveis (FSC).

Além dos sete postos de atendimento ao turista, outros nove pontos foram montados de forma provisória para prestar informações e distribuir o material de divulgação da cidade, incluindo mapas e orientações gerais de interesse do turista, como meios de transporte e câmbio.

Também foram colocados 161 totens de informação em pontos estratégicos como hotéis e nos locais de evento, utilizando como base de informações o banco de dados do site Rio Guia Oficial, mantido pela Riotur. A estrutura também agradou ao público carioca, que também marcou presença maciça nos postos em busca de informações sobre a agenda paralela de eventos da conferência.

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Buscamos estar nos locais que o turista, tornando a prestação do serviço de informações mais proativa. Consideramos que, em termos de infraestrutura, nossa missão foi cumprida com êxito e que estamos no caminho certo para os próximos eventos de grande porte que a cidade irá receber. Basta agora investir mais na qualificação do pessoal, para incrementar cada vez mais o serviço prestado ao nosso visitante – comemora o secretário de Turismo, Pedro Guimarães.

Postos de informação turística temporários foram montados no Aeroporto Santos Dumont [6h às 22h], no Parque do Flamengo [altura do MAM, das 9h às 18h], no Parque dos Atletas [8h às 20h], na Quinta da Boa Vista [9h às 18h], na Lapa [das 18h às 2h], na Barra da Tijuca [orla, próximo ao Windsor Barra, das 9h às 18h] e no Forte de Copacabana – Humanidade2012 [10h às 21h), além de alguns hotéis que concentram um grande número de participantes da conferência (que atendem das 8h às 22h). No Riocentro foi montado um estande de 70m² localizado na entrada do principal pavilhão da conferência, com atendentes trilíngues.

Estes postos somaram-se aos já existentes e em funcionamento, localizados no aeroporto Tom Jobim [nos dois terminais, com funcionamento ininterrupto], na Rodoviária Novo Rio (8h às 22h), na Candelária, na orla de Copacabana [quiosque na praia na altura da Hilário de Gouvêa], no Shopping da Gávea e na Avenida Princesa Isabel (horário comercial) – e que contam com um efetivo de 20 atendentes bilíngues. O serviço de informação também conta com três postos móveis e um grupo de 20 atendentes que circularam por pontos de grande fluxo turístico com a sinalização internacional “i”, indicando que estarão aptos a tirar dúvidas dos visitantes.

A Riotur contratou 50 pessoas para trabalhar no atendimento ao turista período da conferência. Todos falavam ao menos dois idiomas e receberam treinamento especial para executarem o serviço. No total, 60 pontos de interesse turístico receberam o material informativo impresso produzido e distribuído pela Riotur.

Hospedagem: o HospedaRio – site de hospedagem lançado há pouco mais de um mês pela Secretaria especial de Turismo – também foi um sucesso de público, aumentando a oferta de hospedagem domiciliar na cidade em 143%. O número de residências cadastradas nas três empresas que atuam no ramo subiu de 169 para 411. A taxa de ocupação no período da Rio+20 chegou a 95%, segundo uma das empresas. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio (ABIH-RJ), a taxa de ocupação dos hotéis chegou a 95% no período do evento. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é um dos maiores eventos já realizados no âmbito na ONU, com ampla participação de delegações estrangeiras, Chefes de Estado e representantes da sociedade civil. Representantes de 193 países participaram do evento.

Sustentabilidade presente em toda a divulgação -Além de só produzir material impresso com papel proveniente de fontes responsáveis, a Secretaria de Turismo reaproveitou mais de 700kg de lonas do carnaval de rua deste ano para produzir as bolsas do seu material promocional. A ONG Onda Carioca, que trabalha com gestão de resíduos, transformou a lona recolhida em dois mil bolsas [dois modelos diferentes] e 500 porta-cartões, que fizeram grande sucesso e foram muito disputados entre os participantes do evento no Riocentro. Além das bolsas, foram distribuídos dois mil broches e 1,5 mil ímãs de geladeira que estampavam a logo do evento e foram feitos de tampinhas de refrigerantes pela ONG.

Lonas não podem ser recicladas pois são plásticos polímeros, restando apenas a opção de reutilização. Sendo assim, as lonas da Rio+20 já têm destino certo: vão ser transformadas em bolsas e acessórios para a promoção do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de Londres no mês que vem. A intenção é utilizar 3 toneladas de lonas para produzir 3 mil bolsas, mil porta-passaportes e 500 porta-tablets.

Com o intuito de chamar a atenção dos cariocas e dos visitantes para os temas debatidos durante a Rio+20, a Secretaria de Turismo instalou uma intervenção urbana - uma escultura ecologicamente correta, com três peixes feitos de mais de 5 mil garrafas PET - na Enseada de Botafogo, acompanhada da mensagem "Recicle suas Atitudes". À noite, a obra chamava ainda mais a atenção por receber uma iluminação especial que mudava de cor.

Não houve uso de publicidade da conferência nas ruas da cidade além dos galhardetes nas vias de acesso ao Aeroporto Internacional e ao redor do Riocentro, em Jacarepaguá - ambas com mensagens de boas vindas aos delegados da ONU.

Fonte: Revista Fator

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