Header

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Estação do Conhecimento: Design como conceito de inovação e empreendedorismo

Empresas brasileiras de design se unem para abordar o tema na Mostra de Conteúdos e Soluções, espaço gratuito da HSM ExpoManagement 2011

http://www.hsm.com.br/sites/default/files/imagecache/conteudo_interno/Brasil-Design-Week-2011.jpg

Em um mercado pulverizado e de muitos concorrentes, o design desponta no Brasil como fator de estratégia empresarial. “Produtos são cada vez mais parecidos e o design não pode mais ser visto como uma ferramenta de 'embelezamento' e sim como um agente centrado no olhar do consumidor, capaz de agregar valor e diferenciação”, explica Gian Franco Rocchiccioli, coordenador da Estação do Conhecimento: Brasil Design Week 2011, da HSM ExpoManagement 2011.

O espaço, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign) é uma iniciativa da entidade para chamar a atenção para a relevância em se criar e estimular o desenvolvimento do novo e do melhor para os mais diversos setores da economia. Este ano, o a estação do conhecimento terá um caráter mais voltado à criação de um ambiente para networking entre profissionais de design e empresas.

Na edição do ano passado, a vocação universalista do design como ferramenta de inovação ficou evidente. Segundo dados da Abedesign, o evento atraiu 27 mil visitantes, dos quais 27% eram do segmento industrial e manufatureiro, mais 11% dos setores de telecomunicações, transportes e energia, além de 9% do setor financeiro e bancário.

Se no ano passado metade do público no espaço contou com a presença de presidentes, CEOs e diretores de empresas, para debater este tema, na edição deste ano, a Abedesign pretende posicionar o segmento como parceiro fundamental de transformação da indústria brasileira.

Rocchiccioli comenta que as dimensões do Brasil como país detentor de recursos minerais fizeram com que a produção de commodities fosse durante muito tempo a prioridade e não a agregação de valor, ao contrário de países como Inglaterra e Japão, por exemplo.

Sob esta mescla, a Estação Brasil Design Week abordará essa e outras problemáticas e contará com especialistas do setor, entre eles alguns representantes do consulado britânico, que discorrerão sobre como funcionam as políticas públicas da Inglaterra, historicamente precursora da economia criativa.

Para saber mais sobre os palestrantes convidados e temas abordados, confira a agenda da Mostra de Conteúdos e Soluções.

Fonte: HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário