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sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O comportamento do consumidor na perspectiva internacional

Uma análise transcultural do consumidor no mercado internacional, visa garantir estratégias sólidas na construção ou disseminação de uma marca global.

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Para atuar no marketing internacional é necessário conhecer as diferentes sociedades, sua natureza e sua cultura a fim de utilizar estratégias que viabilizem o desenvolvimento de ações que contribuam para a proximidade com países estrangeiros.


A perspectiva do marketing internacional deve ressaltar as semelhanças entre os consumidores de todo o mundo, mas também observar as suas peculiaridades. Levar em consideração a diversidade dos consumidores de diferentes países e suas orientações culturais específicas é fundamental.

Análises mais aprofundadas podem proporcionar o conhecimento das características psicológicas, sociais e culturais, ou seja, uma análise transcultural do consumidor. Tendo como principal objetivo determinar a semelhança ou diferença entre duas ou mais sociedades.

O fato de uma marca ter caráter global, não significa que será bem aceita em todo o mundo. Adaptações da mensagem na propaganda, por exemplo, pode ser uma estratégia de valorização da cultura de cada localidade.

Acima de tudo é preciso respeitar as crenças, costumes e valores do mercado alvo. Isso aproxima, gera credibilidade e confiabilidade. É importante levar em consideração o indivíduo, agindo tanto isoladamente quanto inserido no seu contexto social.

Uma pesquisa em cinco países mostrou que os consumidores reagem melhor quando o conteúdo dos sites de comércio eletrônico é adaptado a suas necessidades locais, diz Schiffman (2009). Anteriormente algumas empresas acreditavam que era só uma questão de tradução, agora já levam em conta alguns outros fatores inclusive formato de horas, unidades de medidas, ícones, estética, layout, cores, etc.

Estamos vivendo um momento extremamente favorável, no entanto é preciso inovar, para buscar o seu diferencial competitivo. O bom planejamento proporciona a elaboração bem estruturada de ações que contribuam para atuação em novos mercados ou a inserção de novos produtos em um ambiente já trabalhado.

Fonte: Administradores

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