Header

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Moda, História & Mercado

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/madame-gres-bourdelle-4.jpg

Uma exposição de perder o fôlego

Não é à toa, que na entrevista que Jean Paul Gaultier me deu durante a última semana de moda ele revela que parte de sua coleção de Alta Costura Inverno 2012 veio a partir da bela retrospectiva da obra de Madame Grès.

O mesmo declarou o costureiro brasileiro Walter Rodrigues, que esta exposição foi a fonte de inspiração da coleção lançada recentemente na semana de moda no Brasil. De volta a Paris, fui correndo conferir, já que devido ao seu imenso sucesso ela foi prolongada por dois meses! Prova que moda institucional faz definitivamente o mercado mover...


http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/musee_bourdelle-3.jpg

Fiquei algumas horas, mas a vontade era passar dias, quem sabe semanas admirando tal beleza. Para começar, o Museu Bourdelle já é uma obra à parte. Um dos lugares que considero como um dos mais belos de Paris. Lembro-me da época em que eu era estudante da Sorbonne e elegi este local como o meu preferido para comer um sanduiche em seus pequenos e calmos jardins. O local propicia a meditação, pois as esculturas massivas de Bourdelle possuem qualquer coisa inexplicável, profundamente apaziguante. Perguntei-me muitas vezes porque ele esculpiu mulheres com tornozelos tão grossos. Certamente ele teria respondido: “O que posso fazer eu mesmo, se minha esposa tem tornozelos assim?”.
Tal resposta me põe convincente de que precisamos trabalhar com o que temos e fazer dos defeitos, efeitos.
Madame Grés bem sabia disso. Ela queria ser escultora, mas seus pais a proibiram e a encaminharam para que ela fosse costureira. Contrariada, ela resolveu fazer de suas roupas, esculturas. Como afirmava: “Eu queria ser escultora. Para mim não existe diferença entre trabalhar a pedra ou tecido, faço o meu melhor”.

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/madame-gres-bourdelle-3.jpg

Assim, nenhum outro lugar poderia ser mais propício que o Museu Bourdelle, a casa do escultor, para abrigar os esculturais vestidos dessa grande designer de moda.

Uma viagem através de 80 vestidos, vindos de museus do mundo ou de coleções particulares de estilistas famosos como Yves Saint Laurent, Rodarte ou Alaia Azzedine...


http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/Madame_Gres0.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/madame-gres-bourdelle-5(1).jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/gres-9.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/Madame_Gres_sam3.jpg

Através da mágica cenografia, pedra e tecido se complementam e interagem. O destaque são as criações atemporais da costureira que, a partir da década de 1930, começou a desenhar vestidos de jersey draped de uma modernidade incrível.

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/Madame_Gres_great_hall.jpg

Foi ela sem dúvida a precursora do minimalismo que influenciou japoneses e a moda no mundo inteiro, mesmo que “Germaine Krebs”, seu verdadeiro nome, nunca tenha buscado estar na moda. Reparem na foto a proporção entre os vestidos e as esculturas...
Ela queria apenas executar o trabalho de esculpir, o que de fato conseguiu. Face aos seus vestidos neoclássicos, ficamos perplexos pela qualidade de execução. Tecidos simples, extremamente baratos, se transformam em longos luxuosos e sofisticados. Alguns deles necessitaram mais de 300 horas de trabalho, o que mostra o seu rigor técnico e perfeccionismo.

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/132-A-CADRAGE2.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/107-B-Gres.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/099-A-Gres.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/104-A-Gres.jpg

http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/robe-mde-gres.jpg

Longe de ficar fechada em uma época, ela continuou a criar até 1980. Depois de sua morte, em 1993, foi esquecida por todos, mas sua obra permanece. Não nos surpreende hoje, face à criação de tantas técnicas de costura, compreender como ela continua a influenciar designers com suas linhas puras e meticulosas. Tributo tardio, mas justo… a exposição permite entender o que a verdadeira moda de nossos dias deve a esta grande personagem quase oculta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário