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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Psicologia e moda formando uma nova proposta

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Com uma ideia extremamente inovadora e pertinente à sociedade atual que, cada vez mais, dá importância ao uso de imagens na comunicação, propagandas, rótulos de produtos, em tudo o que consumimos, nos impressionamos e acreditamos surge o conceito da Psicologia de Imagem. Trazida para o Brasil através da psicóloga Marjorie Vicente, a proposta é abrangente e aborda diversos nichos e aspectos em torno da imagem: seja para promover consultoria a uma imagem pública ou corporativa, auxiliar com os conflitos existentes entre a imagem real e aquela desejada, estimular estilos e personalidades a partir de estudos da imagem corporal no meio da Moda ou trabalhar transtornos alimentares. Fatos que tornam o estudo e aplicação extremamente importantes para o meio em que vivemos.

“A Psicologia de Imagem, a partir da Abordagem Centrada na Pessoa, é baseada nos valores que carrego para minha vida: a empatia, congruência e aceitação positiva incondicional. Ou seja, a partir de um trabalho que está dentro da linha Humanista da Psicologia, a proposta é aceitar os clientes incondicionalmente nesta relação e, ao lado deles, buscar o equilíbrio entre as imagens real e a desejada. Ou nos casos de pessoas que sofrem com as distorções de imagem, equilibrar o que é a imagem real e aquela percebida pelo cliente”, conta a psicóloga Marjorie Vicente.

Segundo a psicóloga, as premissas citadas – aquelas que geram o aceitamento total e integral do próximo – deveriam fazer parte de nossas relações constantemente. O que permitiria que as pessoas revelassem seus verdadeiros “eus” mais facilmente.

No entanto a expertise de Marjorie vai muito além das questões clínicas que envolvem a psicologia. A psicóloga estudou a respeito da imagem corporal no meio da Moda e trabalhou como Consultora de Imagem – conhecimentos que deram bagagem prática à Psicologia de Imagem. “Acredito que toda essa vivência tenha proporcionado uma evolução incrível ao conceito criado. Não sou, de forma alguma, contra a moda e tendências, mas acredito que a aplicabilidade do modismo pode ser consciente e equilibrada, revela Marjorie.

Atendendo atualmente na Clínica Montenegro de Cirurgia Plástica, Marjorie Vicente destaca que seu atendimento é dinâmico e de mobilidade ímpar. “Em casos como distúrbios alimentares, por exemplo, gosto de entender o mundo do cliente por completo, inclusive o acompanhando em atividades do dia a dia como rotinas de exercícios ou compras ao supermercado. Preciso saber “que emoção” está sendo ingerida… costumo dizer que os trantornos alimentares são formas ineficazes de lidar com problemas reais”, diz a psicóloga.

Além do atendimento clínico, Marjorie Vicente realiza também consultorias em agências de modelo, projetos direcionados aos artistas, celebridades e demais pessoas públicas, desenvolve planos de Psicologia de Imagem para o meio corporativo em empresas e realiza consultorias de estilo totalmente personalizadas.

Estilo e Personalidade

Um trabalho que propõe uma consultoria de imagem muito além de uma análise de combinações de peças e tendências, mas um estudo de hábitos e comportamentos que vão ao encontro do seu estilo e personalidade. “Atuar nesse leque vai além de pensar que tipo de mensagem estamos passando. É poder refletir sobre o “lifestyle” adotado e o grau de satisfação relacionado a isto. Outro dia uma cliente chegou a conclusão que o seu closet era repleto de opções de vestuário para o trabalho, mas que nos finais de semana, usava apenas roupas de ginástica compradas há anos atrás, o que a fez pensar nas reclamações dos filhos e do companheiro que ela só dava atenção a vida profissional. Até mesmo o closet dela refletia isto”, destaca Marjorie Vicente.

Atendimento Clínico

Quanto ao atendimento clínico, a psicóloga trabalha com todas as questões que despertam o conflito com a imagem: os transtornos alimentares, as cirurgias estéticas, a dismorfofobia, o pré e o pós das cirurgias bariátricas, o bullying tão praticado com as crianças, entre outros.

“Esse tipo de atendimento é extremamente importante para a sociedade que criamos hoje. A ideia de um “corpo ideal” criada na cabeça das pessoas faz com que muitos sigam uma ditadura desnecessária. O trabalho da Psicologia de Imagem, nesses casos, é evidenciar o limite do que é saudável e entender a real motivação para mudanças”, diz Marjorie.

Consultoria de Imagem Corporativa

Na aplicação da Psicologia de Imagem para o meio corporativo, Marjorie Vicente destaca que a importância da imagem não é evidente apenas em suas vestimentas e apresentação inicial em uma entrevista, mas em todos os dias dentro de uma corporação. Sob este ponto de vista, Marjorie Vicente inova, propondo uma Consultoria de Imagem Laboral voltada ao entendimento da importância da imagem profissional; adequação do vestuário de acordo com o ramo de atividades, valores e cultura da empresa; estudo de cores baseado na mensagem implícita adequada para o meio profissional; considerações sobre estampas e acessórios; e por fim, o que é ou não apropriado para o “casual day”.

Consultoria para agências de moda

Atuando em agências de moda, Marjorie Vicente explora, nesse setor, questões importantes para as modelos: o uso da imagem pública, a importância do estilo e dos famosos padrões estéticos que essa profissão precisa enfrentar. Os encontros, normalmente, são realizados na própria agência e o projeto é realizado de forma exclusiva, respeitando a ideia de que cada caso é um caso.

“O trabalho com as modelos é diferente dos demais setores, procuro desenvolver com elas caminhos equilibrados dentro da profissão que escolheram”, pontua a psicóloga.

Marjorie Vicente

Paralelamente a faculdade de Psicologia, Marjorie Vicente estudou a respeito da imagem corporal no meio da Moda e trabalhou como Consultora de Imagem. Atuou, também, na área de Mídia, e esteve próxima ao marketing feito pelas grandes marcas e celebridades.

Após a formação acadêmica, Marjorie Vicente passou uma temporada entre NY e CA aprimorando os conhecimentos em Consultoria de Imagem, fazendo o planejamento de Branding sobre Psicologia de Imagem e participando de Workshops e Curso de Extensão em Distúrbios Alimentares.

Fonte: Portal Beleza Revelada

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