Header

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um puzzle colaborativo que pode ajudar na cura da AIDS

Na próxima vez que alguém vier com o discurso “tanta gente passando fome e você jogando videogame”, responda que você está treinando para salvar a humanidade de doenças. Porque você pode estar jogando Foldit, software que transforma as pesquisas científicas em games, quase como o Folding@home do seu PS3.

Foi o que fez um grupo de jogadores. E eles não só jogaram, como resolveram, em 10 dias, um quebra-cabeças que cientistas estavam tentando solucionar há mais de 10 anos. Segundo os pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), é um feito que pode futuramente ajudar a ciência a descobrir uma cura para doenças como a AIDS.

Eles usaram a plataforma colaborativa de puzzles científicos Foldit e conseguiram desvendar a complicada estrutura molecular de uma enzima presente em vírus como o HIV. Essa enzima é um fator-chave na proliferação desse tipo de vírus.

A estrutura dessa enzima, conhecida como HIV-1 Protease, era algo que uma equipe internacional de pesquisadores estava tentando solucionar há mais de uma década. Para isso, era necessário descobrir a forma mais eficiente, e com o menor gasto de energia, que você poderia formar com as moléculas que compõem a enzima – um quebra-cabeça com milhões de possíveis soluções.

O “puzzle” foi disponibilizado no Foldit, plataforma em que milhares de jogadores competem pela melhor pontuação na solução de problemas científicos (tutorial no vídeo abaixo), e a solução chegou em menos de 10 dias, graças ao grupo de jogadores Contenders.



Mais um exemplo de como jogadores podem ajudar a melhorar o mundo, se eles realmente quiserem e tiverem a boa vontade para tal. A descoberta da estrutura dessa enzima pode não significar uma cura imediata para a AIDS e outras doenças, mas, segundo os cientistas envolvidos na pesquisa, pode ser essencial a longo prazo.

Fonte: Kotaku

Nenhum comentário:

Postar um comentário