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sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Citizenside, uma “nova” forma de fazer jornalismo

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O site francês Citizenside está a mudar o modo de fazer jornalismo nos dias de hoje. Actualmente, sites recolhem vídeos produzidos por cidadãos e vendem-nos aos media, como por exemplo, os vídeos que provocaram o despedimento do estilista John Galliano que foram vendidos pelo Citizenside por mais de 100 mil euros.

Na última década, a transmissão de vídeos amadores captados em telemóveis e outros gadgets tem evoluído substancialmente. Até então, os vídeos eram postos muitas vezes no YouTube mas, foram já criadas organizações que escolhem e reúnem os melhores vídeos amadores e os comercializam.


Este projecto foi inicialmente chamado de scooplive.com e foi criado em 2006 por três amigos franceses, um ex-jornalista, um engenheiro e um executivo de marketing, pelo que, actualmente a Agence France-Presse detém 34% deste projecto.


O site, que tem como maiores clientes jornais e revistas francesas, dá até 65% do dinheiro da venda à pessoa que filmou o vídeo e afirma que os vídeos são vendidos aos órgãos de comunicação por preços que variam entre os 200 e os 2000 euros.


Philip Trippenbach, editor do Citizenside, comenta que a estratégia do site passa agora por tornar o jornalismo num jogo. “As pessoas adoram desafios e, neste caso, o desafio é o jornalismo”.


Com esta estratégia o site pretende não só aumentar o número de fotos e vídeos que recebe, mas também aumentar a qualidade do material recebido, pelo que, o projecto passa agora por atribuir recompensas aos cidadãos que vão ajudando o site a expandir e a melhorar.

Fonte: Fibra

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