O McDonald's anunciou seus números trimestrais. A receita de 6,5 bilhões de dólares nos três primeiros meses, com crescimento de 7% em vendas, não foi surpreendente. Tampouco o lucro de 1,23 dólar por ação. Tudo saiu conforme o previsto pelos analistas.
Mas alguns números e fatos da história de uma das maiores redes de fast food do mundo são suficientes para deixar qualquer um de boca aberta.
Uma Inglaterra de consumidores
Todos os dias, 68 milhões de pessoas – o equivalente a 1% da população mundial, ou um terço da população do Brasil, ou mais que toda a população da França ou da Inglaterra – comem no McDonald's. Somando todas as suas lojas, a rede vende mais de 75 hambúrgueres a cada segundo.
Um Gabão de trabalhadores
A rede emprega mais de 1,7 milhão de pessoas no mundo tudo. É mais que a população de países inteiros, como o Gabão ou a Estônia. No entanto, a taxa anual de rotatividade nas lojas dos Estados Unidos para algumas funções, como trabalhar na cozinha, é superior a 100%.
Hambúrguer de lagosta e arroz
A rede adapta seu cardápio a cada geografia em que atua. O Cheddar McMelt, por exemplo, é uma exclusividade brasileira. Mas há outras iguarias curiosas no cardápio de outros países. O McLobster, feito de lagosta, é servido no Canadá e em algumas partes dos Estados Unidos, enquanto o McRice, feito de arroz, faz sucesso em alguns países asiáticos, como Taiwan e Cingapura.
No Japão, o Mega Teriyaki, temperado com o molho oriental que dá nome ao lanche, é um hit. Já na Costa Rica, o Gallo Pinto, combinado de arroz e feijão preto, pode fazer as vezes das fritas como acompanhamento. Na Índia, onde a maior parte da população não come carne de vaca, o Big Mac foi rebatizado de Maharaja Mac e é feito de frango em vez de carne vermelha.
McCafé made in Austrália
O McCafé foi inventado em Melbourne, na Austrália, em 1993, por uma franqueada local chamada Ann Brown. Hoje, a maior parte das lojas na Austrália conta com um McCafé - algumas delas registraram aumento de mais de 60% na receita após a adoção do cardápio e do “visual” cafeteria. O modelo deu tão certo que se espalhou mundo afora.
Famosos na chapa
Celebridades como Sharon Stone, Shania Twain, Jay Leno e Pink trabalharam no McDonald's antes de se tornarem famosas. Jeff Bezos, CEO da Amazon, também teve uma passage pela chapa da lanchonete.
Ele já disse em entrevistas que levou uma importante lição do emprego: como fazer café da manhã depressa, além de ter aprendido a quebrar ovos com apenas uma mão.
Restaurante olímpico
A maior loja do mundo com a bandeira McDonald's será aberta durante as Olimpíadas de Londres de 2012, próximo ao Parque Olímpico. O restaurante terá 3 mil metros quadrados e poderá receber mais 1500 pessoas sentadas. Com mais de 470 funcionários, deverá servir 50 mil Big Macs, 100 mil porções de fritas e 30 mil milkshakes durante os jogos.
Arco turquesa
A rede tem mais de 33 mil restaurantes abertos em 119 países diferentes. Mas apenas um deles tem um arco turquesa no lugar do tradicional amarelo: é o restaurante de Sedona, no Arizona. A razão para a exceção é que a cor se destaca melhor contra a paisagem avermelhada do deserto que o original.
Ronald, o usurpador
Ronald McDonald é conhecido mundialmente como símbolo da rede. Mas nem sempre foi assim. Antes do palhaço de cabelos vermelhos assumir o posto, o McDonald's tinha outro mascote: o "Speedee". O velho ícone ainda pode ser visto no luminoso do restaurante mais antigo da rede, em Downey, na California. A loja é a terceira mais antiga da rede, aberta em agosto de 1953.
Fonte: FDBE
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