Header

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O chinês made in Brazil

Depois de se consolidar como fabricante de produtos de baixo valor, a Multilaser investe em equipamentos como smartphones e tablets. 

 http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/imagens/mi_10018633388481870.jpg

A Multilaser, empresa de tecnologia fundada em 1987, em São Paulo, ficou conhecida no mercado pela produção em larga escala de acessórios tecnológicos de baixo valor, como pen drives, mouses e cartuchos para impressoras. Sua filosofia de negócios se assemelha bastante àquela que ficou consagrada no mercado chinês de tecnologia: aposta em altos volumes de produção, preço baixo e grande variedade. A empresa fabrica ou importa 28 tipos de artigos em sua sede, na cidade de Extrema (MG). Se forem somadas as variações de modelos, são mais de mil itens diferentes. Nos últimos meses, no entanto, a estratégia mudou. 

Agora a Multilaser também investe em equipamentos mais nobres, como tablets, smartphones e conversores que permitem acesso à internet pela televisão. Mais uma vez a inspiração vem do Oriente. Um modelo seguido é da Foxconn, de Taiwan, que monta o iPhone e o iPad da Apple. As novas investidas são a aposta da Multilaser para acelerar mais o faturamento, que vem se expandindo em ritmo chinês. Em 2011, a companhia faturou R$ 500 milhões, um aumento de 60% em relação a 2010. Para este ano, a expectativa é crescer 40%. “Há um bom potencial nos celulares e tablets”, diz Renato Feder, CEO da Multilaser. “São nossas apostas para 2012.” 
 
O novo rumo ficou mais claro a partir de setembro de 2011, quando a Multilaser lançou seus primeiros celulares, segmento que já é a segunda linha mais rentável da companhia – perde apenas para o pen drive. Em dezembro, foi a vez do Mercury, seu smartphone de estreia, que conta com tela touchscreen 2,6”, entrada para dois chips e preço competitivo: R$ 399. O ingresso na área de tablets veio em 2012, com dois modelos. Outra novidade recente é o Internet Box TV, aparelho que permite acesso à web pela televisão. Em breve, a intenção é apresentar sua loja virtual de aplicativos. “Pretendemos com essa iniciativa, criar um diferencial”, afirma Feder.

http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/graficos/gr_10018643494058900.jpg 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário