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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nike muda o jogo no Brasil

Por que a marca americana de material esportivo está se transformando em uma grande varejista.

Um olhar atento no balanço mundial do ano fiscal 2012 da Nike indica que a marca americana de artigos esportivos está se tornando uma grande empresa varejista. No período, as vendas da divisão Direct-to-Consumer (DTC), que reúne as lojas operadas pela grife e seu portal eletrônico, cresceram 23% em relação a 2011, atingindo US$ 3,9 bilhões. Trata-se de um volume expressivo, uma vez que representou 16% das receitas globais de US$ 24,1 bilhões. Apostar no varejo, no entanto, não significa que a empresa fundada por Phil Knight pretenda concorrer com seus revendedores. “Nossa atuação é complementar”, diz Christian Corsi, diretor-geral da Nike do Brasil.

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“Onde instalamos uma loja própria, cresce a comercialização dos artigos Nike, independentemente do tipo de canal de venda.” As pesquisas mostram que, no País, onde a marca detém, entre outros, o patrocínio das camisas da Seleção Brasileira de Futebol, o aumento de vendas varia entre 16% e 22%. Esse argumento facilitou as negociações entre o argentino Corsi e a matriz para trazer uma Nike Experience Store para o Brasil. A 16ª loja do tipo aberta no mundo, que segue a trilha de ícones como a Apple Store, da Apple, foi inaugurada recentemente em um dos endereços mais exclusivos do Brasil: a esquina das ruas Garcia d’ Ávila e Visconde de Pirajá, no bairro de Ipanema, na zona sul carioca.

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“O Rio de Janeiro foi definido com uma das cinco cidades-chave da estratégia global da empresa”, afirma Corsi. As demais são Londres, Nova York, Tóquio e Xangai. A loja de Ipanema tem 1,2 mil metros quadrados de área construída, que inclui espaço de vendas e de eventos. Ela conta com uma ampla linha de itens à disposição, como calçados, roupas e acessórios mais sofisticados em todos os segmentos. Na Nike Experience Store também é possível testar e personalizar os produtos. As chuteiras como a usada pelo craque Neymar na Olimpíada de Londres, batizada de Nike Mercurial Vapor VIII, são a peça mais cara à venda: R$ 899.

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Fonte: Istoé Dinheiro

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