Header

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Brinquedos interativos e realistas são tendência para mercado

Lembra quando éramos pequenos e conseguíamos criar um mundo de fantasia com o que achávamos pela frente tal como um pedaço de galho de árvore, uma pedra, papel e cola? Pois é, aparentemente isso mudou muito. Os brinquedos atuais estão cada vez mais realistas, com detalhes incríveis e tecnologia de ponta para que a criança possa interagir ao máximo na brincadeira. De bonecas com expressão facial a cachorros eletrônicos, passando por equipamentos infantis de espionagem, a ABRIN 2009, maior feira de brinquedos da América Latina, que começou dia 13, em São Paulo, apresenta mais de mil novidades entre jogos e brinquedos espalhados em 200 expositores.

Bebês quase reais
Para as meninas que adoram brincar de mamãee filhinha, as bonecas-bebê estão impressionantes. Segundo Paula Jensen da Roma Brinquedos, os lojistas vêm solicitando cada vez mais bonecas interativas, mesmo porque a primeira pergunta que sai da boca de uma criança na loja é: "o que ela faz?". Graças a sensores espalhados em todo corpo do brinquedo, é possível extrair reações normais de um ser inanimado. A própria Roma importa a linha de bonecas da espanhola Carmen Gonzáles (famosa pela qualidade e pelas feições trabalhadas de suas bonecas), que tremem de frio ou choram ao tomar uma injeção.

O que impressiona mesmo e lembra muito o filme Inteligência Artificial é o lançamento da Estrela "Bebê Quero Crescer". A boneca, ao ser amamentada pela segunda vez, cresce e evolui. Seus braços, pernas e tronco expandem até 10cm, e ela começa a falar, pedir coisa e cantar. Ou seja, passa de um bebê para uma criança. Outra novidade: finalmente saiu uma boneca que além de "mamãe", fala "papai"! Os homens não serão mais ignorados em sua condição masculina de perpetuadores da espécie.

Cachorros que não mordem e bichos na internet
No mesmo caminho de tecnologia e interação, a Hasbro impressionou a todos com o "Biscuit", da linha Furreal Friends, um cachorro que consegue replicar tudo que um animal real faz: dá a pata, responde a carinhos, late e acata ordens de deitar e sentar. E não vem com pulgas! A linha tem ainda gatos, macacos, elefante e pônei. Já a Bungee traz o "Bunguinho", um cachorro de brinquedo que se mexe reagindo ao som ambiente. Além disso ele tem um cabo P2 para conexão em IPOD, TV, som etc, que faz com que seja transformado em um alto-falante divertido, já que dança conforme a música.

Unindo bichinhos fofinhos e internet, a Sunny dá continuidade à linha Neopets. Ao adquirir um dos modelos, a criança ganha uma senha para acesso ao site, uma espécie de "second life" infantil, em que precisa juntar pontos para usar no ambiente online. A cada dois meses, a empresa lança 12 novos modelos de bichinhos e o sucesso é tão grande que o Brasil é segundo país em acesso ao website, só perdendo para os Estados Unidos.

Lipoaspiração na Suzy e relançamento de brinquedos

Os mais tradicionalistas vão chiar, mas a Suzy foi repaginada. Está com um novo rosto, sem grandes cílios e, seguindo uma tendência contrária à Mulher-Melancia, está com as pernas mais finas. Além disso, ganha inúmeros novos acessórios como a "Casa Fashion", a banheira de hidro, a versão noiva, a "Hora de Malhar" (aparelho de abdominais e bicicleta), a "Suzy Meus 15 Anos", que, com um controle remoto, valsa e, como preza a toda mulher, a "Boutique", que traz um armário com 14 pares de sapatos e seis bolsas. A Estrela também relança, a pedido do público, a coleção "Feijãozinho", a "Bebezinha" (agora falante), e a antiga "Mãezinha", agora menor e eletrônica.

Para brincar de Rambo e enlouquecer a família
Há muito tempo que as armas de brinquedos realistas foram banidas do mercado e então a saída são aquelas com cores berrantes e mais recursos. Para desespero das paredes brancas a Bunguee lança uma coleção de paintball para crianças composta de zarabatana, pistola e lança-dardos.
Os dois primeiros, para atividades externas, usam tinta biodegradável e lavável. Já o lança-dardos só marca a roupa com um pozinho colorido. A Hasbro já ataca com a linha Nerf, diversas armas que disparam dardos com sucção, inclusive uma metralhadora de dar inveja ao Stallone. A DTC lança o "Visão Noturna", uma máscara que permite enxergar na escuridão total e que usa a mesma tecnologia dos visores reais.

Velocidade máxima

Outro grande sucesso entre os meninos são os carrinhos de controle remoto. A novidade na Candide, uma das empresas especialistas nesse tipo de brinquedo, é uma réplica da Ferrari Fórmula 1 com escala de 1:20, cujo controle remoto reproduz o volante de um carro de verdade. Além disso, a empresa expande sua linha de helicópteros de rádio-controle com cinco novos modelos.
Já a Estrela deu uma turbinada no já famoso "Máximus", que agora pode chegar a 17,5km/h. E estréia também uma série de brinquedos aéreos, com destaque para o "Flying Robot", que permite a duas crianças travarem batalhas no céu, já que um robô tem a capacidade de cortar o sensor do controle remoto do outro. A Roma, que começou sua história com carrinhos de brinquedo, lança um que possui até alarme. Não se pode bater no automóvel de brinquedo com ele acionado, que o som dispara.

Grande personagens, grandes licenciamentos

Por onde você anda na Abrin vê "Ben 10". O personagem do Cartoon Network figura entre os campeões de licenciamento em 2008 e é possível encontrar todo o tipo de brinquedo e jogo com ele estampado. A DTC traz para o Brasil o projetor de filmes Cine Ação e os jogos Identidade Secreta" e o "Kit de Criação de Gibis" (a criança tem como montar uma história em quadrinhos), todos com o herói juvenil, enquanto a Candide lança laptops infantis, óculos walk-talkie, minigames e até um rádio disco voador com controle remoto. Todos com Ben 10.

A grande sacada, porém, é da Gulliver que lançará em breve toda uma linha de bonecos articulados com a Turma da Mônica Jovem, verdadeiro sucesso editorial de 2008 e pelo que pude ver na feira, vão ser muito bonitos. A empresa também investe em importação de action figures de filmes como o novo Jornada nas Estrelas (sim, teremos fasers, tricordes, pontes de comando, teleporte e a nave, além dos bonecos), Exterminador do Futuro (que possui até luva e máscaras eletrônicas) e Zorro Geração Z. Outro personagem nacional que está faturando com licenciamento é a linha Cocoricó da Cultura, fazendo parte do catálogo da Estrela e da Candide.
Para quem não resiste a um tabuleiro
Jogos de tabuleiro são ótimos para tardes chuvosas e obviamente as empresas fabricantes colocam à disposição dos marmanjos novas versões de antigos clássicos. A empresa Pais & Filhos aposta em uma nova forma de fabricação de jogos, com impressão digital em madeira e corte à laser, que garante maior durabilidade e um visual deslumbrante. Com isso, põe no mercado o "KV 62 - A Expedição", com um tabuleiro em 3 dimensões recriando uma exploração na tumba do faraó Tutancâmon.

Além disso, o tradicional jogo de xadrez ganha uma versão muito mais bonita com o Xadrez Ilustrado. A Grow aposta em seus jogos tradicionais como Perfil e Lince, agora com personagens da Pixar e traz o "Quest Vídeo Show", baseado no programa de TV que junta tabuleiro, cartas e DVD. Os jogadores tem a disposição 2.000 perguntas na TV e mais 500 cartas. A Hasbro lança o "Monopoly Edição Mundial" com 20 localidades mundiais escolhidas pelos jogadores em uma votação pela internet. A Estrela, por sua vez, dá um novo visual ao "Detetive", lança também o "Novo Mundo", com perguntas e respostas sobre sustentabilidade e responsabilidade social e o "Transport", um jogo de logística lançado com a empresa DHL.

De volta à tradição
Apesar de todos os avanços tecnológicos, algumas brincadeiras não saem de moda nunca. Um exemplo disso é a experiência que a Copag teve ao entrar no mercado infantil. Há três anos, a tradicional fabricante de baralhos lançou uma linha de cartas da Disney e depois o jogo Super Copag com bastante sucesso, mas se impressionou quando viu que seu maior sucesso de vendas ainda é o jogo do mico, por isso lança agora o "Mico 2", com animais em extinção e um mico-leão dourado estampado na embalagem.
Além disso, realizando uma pesquisa com crianças, a empresa detectou que elas pediam o jogo Rouba-Monte. Então chegarão às lojas versões como Hannah Montana para meninas (que possui uma carta mágica cuja imagem só aparece com o calor das mãos) e Power Rangers Jungle Fury para os meninos. Outro mega-sucesso a voltar com força total ao mercado brasileiro é o Playmobil.

Para este ano, a Sunny traz a linha Egito que já ganhou o prêmio TOP 10 TOY da Associação Alemã dos Varejistas de Brinquedos, além de três outras premiações internacionais e ainda a linha Fundo do Mar que tem até submarinos que realmente ficam dentro da água. Outro brinquedo que não sai de moda nunca é a massinha de modelar. Hoje em material mais limpo e menos fedorento, é a aposta da Toyster com uma nova linha Disney e da própria Sunny com Bob Esponja.

Para os bebês
A Toyster reavaliou toda sua linha de brinquedos voltados a bebês e relança seus produtos com novas embalagens, cores e materiais. A grande preocupação da empresa é com materiais resistentes, atóxicos e que atraiam a atenção dos pequenos. Já a Estrela investe pesado em uma linha com interatividade cujos destaques são o andador do bebê que também é mesa de atividades, o Urso de Ninar, que liga automaticamente ao captar o choro da criança e a Bela Camille, uma bonequinha de longos braços que permite à mãe colocar seus dedos na mão do brinquedo e usá-la como fantoche.

Fonte: Terra

Um comentário:

  1. Adorei saber que o maximus vai ser relançado pois este carro de controle remoto e show de bola quero com pro meu filho

    ResponderExcluir