Header

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

China otimista em manter crescimento econômico de 8% este ano

Beijing, China - A economia chinesa poderá alcançar a meta de crescer 8% este ano, mas o aumento do desemprego, gravado pela crisa financeira global, poderá provocar instabilidade social no país, de acordo com um levantamento feito com alguns economistas chineses destacados.

Hang Kang, vice-presidente da Escola Nacional de Administração, com sede em Beijing, advertiu que o aumento do desemprego, particularmente entre os graduados por universidades e trabalhadores migrantes rurais, levaria à instabilidade social, se não fosse atendido adequadamente.

Han, um dos 13 economistas chineses que opinaram sobre o futuro da economia chinesa a Liaowang, uma revista semanal publicada pela Xinhua, previu que o crescimento da economia chinesa se desacelerará na primeira metade do ano e só recuperar o fólego no segundo semestre.

"A crise econômica dos Estados Unidos terá uma influência negativa de médio prazo sobre as exportações chinesas", opinou Wang Xiaoguang, diretor da Instituição de Pesquisa da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), o principal órgão de planejamento do país.

A maioria dos entrevistados acreditam que a segunda metade de 2009 poderá ser o marco da virada para a economia chinesa, já que as medidas monetárias e fiscais adotadas pelo governo chinês terão começado a ter efeitos gradualmente.

Alta taxa de poucpança, sistema bancário seguro e saudável, enorme demanda doméstica e importante papel do governo na economia serão os quatros fatores que contribuirão para a melhora da economia chinesa, de acordo com os economistas.

Fonte: www.cbcde.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário