Parece que não é apenas o emprego de nós humanos que os robôs ocuparão, mas também dos animais, já que no Japão a empresa NSK está trabalhando no desenvolvimento de um robô de 4 "patas" que substituirá o típico cão-guia de deficientes visuais.
O cão-guia robótico possui rodas no final de cada uma de suas patas, que é utilizado para se locomover em locais planos, enquanto as suas patas possuem articulações para subir e descer degraus, e além disso, o robô-guia é dotado de ajuste de altura e ângulo da alça onde o usuário segura para ser guiado, e manter a postura ereta.
O robô possui uma variedade de sensores que lhe permite guiar o seu dono e detectar objetos pela frente, além de identificar a quantidade de degraus à frente.
Embora o robô-guia não chegue perto do carisma de um cão-guia de carne e osso, e seus movimentos ainda sejam um pouco limitados, sua presença pode se tornar mais cômoda em algumas situações onde não seja permitida entrada de animais ou se a caso o usuário tenha algum problema alérgico com pêlo de animais, por exemplo. Mas apesar demonstrar um bom desempenho, este é um projeto que ainda está em desenvolvimento, e a equipe por trás deste robô-guia ainda necessita aprimorar questões de segurança, como um sistema para prevenção de quedas por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário