Até o início de 2012, o Brasil terá um computador para cada dois habitantes. É o que diz a 22ª Pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Atualmente, o País possui 85 milhões de computadores em uso. No ano passado, foram vendidas 14,6 milhões de unidades (uma a cada 2 segundos). O levantamento foi realizado junto a 5 mil empresas.
Segundo a pesquisa, quatro entre nove brasileiros já têm um computador em casa ou no trabalho. Dentre os motivos para a explosão nas vendas está a queda no preço do computador e o aumento da renda da população. De acordo com o estudo, o uso do computador entre os brasileiros está acima da média mundial (que é de 36%), mas ainda abaixo do percentual de países desenvolvidos, como os Estados Unidos (106%). No Brasil, 44% da população têm acesso a um computador.
A pesquisa da FGV aponta que as empresas gastam e investem 6,7% da sua receita em tecnologia da informação. A Microsoft segue como a opção predominante entre as empresas consultadas, com o Windows, Explorer e o Office (91%).
Outro levantamento da mesma instituição abordou o comércio eletrônico no Brasil e ouviu 470 empresas de vários setores. A pesquisa revela que, do valor atualmente transacionado no comércio eletrônico, 65,25% são operações negócio-a-negócio e 33,02% negócio-a-consumidor. Na média geral, os gastos e investimentos em e-commerce representaram apenas 1,53% da receita líquida das empresas (0,48% na indústria, 1,44% no comércio e 2,21% no setor de serviços).
Fonte: Cosmetics Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário