Header
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Como a Kaiser ajudou a Coca-Cola
Em 1980, o grupo Gonçalves-Guarany, proprietário de duas engarrafadoras de Coca-Cola em Minas Gerais, começou a perder participação no mercado de refrigerantes, alegadamente porque as duas cervejas líderes do mercado – Antarctica e Brahma – praticavam “vendas casadas”: o comerciante que quisesse comprar cerveja era obrigado a levar refrigerantes daquelas marcas.
Para competir nas mesmas condições, um dos acionistas do grupo, Luiz Otávio Possas Gonçalves, decidiu fabricar cerveja. Alguns meses e 700 000 litros de testes depois, chegava ao mercado a Kaiser, no dia 22 de abril de 1982. A nova cerveja não só ajudou a recuperar as vendas da Coca-Cola como se tornou uma das principais marcas do mercado, com novas fábricas e a participação da multinacional de refrigerantes no negócio. Depois de passar pela canadense Molson e pela mexicana Femsa, hoje a Kaiser pertence à holandesa Heineken.
Fonte: Embalagem Marca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário