Às vezes bate aquela saudade dos amigos ou da família que, por um motivo ou outro, agora estão longe de você. E pelo jeito alguns cientistas japoneses sofriam muito desse mal, pois criaram um robô que recebe comandos de seus amigos que estão longe e os reproduz perto de você, como um avatar.
Nascido no Tsumaki Telerobotics Laboratory, da Universidade de Yamagata, Japão, o Telecommunicator T1 pode se empoleirar no ombro de uma pessoa e reproduzir alguns movimentos gestuais do amigo distante. O dono do robô não o comanda, mas sim a outra pessoa que está longe.
O Telecommunicator recebe e envia dados, áudio e vídeo pela internet, assim, a pessoa comandando o robô vê o que está no seu campo de visão e fala por ele. Quando quem estiver perto do robô falar com ele e apontar algum lugar, por exemplo, o amigo distante pode olhar para onde o dono está apontando pelos olhos do robô e se comunicar.
Não que isso vá substituir a presença, mas é interessante notar como a comunicação está indo muito além de meramente transmitir áudio e vídeo.
Fonte: info.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário