Investimento em comunicação garante presença mesmo na crise
Marcas líderes estão no carrinho de brasileiros de todas as classes sociais. De acordo com pesquisa da LatinPanel Brasil, 57% das categorias avaliadas tem marcas líderes na cesta de compras de consumidores das classes AB, C ou DE. "O que acontece é o consumidor diferenciar o momento do consumo: por exemplo, ele consome uma marca mais barata durante a semana e outra, líder, no fim de semana", disse Ana Claudia Fioratti, diretora geral da LatinPanel Brasil.
A pesquisa cruza os dados do Painel Domiciliar, que abrange semanalmente 33 milhões de famílias em toda a América Latina, sendo 8.200 no Brasil.
Segundo a diretora geral da empresa, essa resistência das marcas líderes se deve ao investimento que eleas fazem ao longo do ano. "O que explica essa tendência é que elas são marcas que investem em comunicação e em distribuição", falou Ana.
A pesquisa verificou que, no primeiro trimestre deste ano, houve aumento de 17% no gasto médio com produtos de higiene e beleza, de 13% com os de limpeza do lar, de 12% com os alimentos. "Há 20 anos eu trabalho neste mercado e, sempre, em momento de crise, os produtos de higiene pessoal têm aumento de venda. É uma pequena indulgência já que é preciso cortar gastos maiores", explicou Ana.
De acordo com Ana, quando chega a crise, o consumidor primeiro muda a frequência de compra, depois passa a marca de preço mais competitivo e, por último cancela o consumo.
por Cristiane Marsola
Fonte: propmark.com.br
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