Header

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Marcas líderes estão em todas as classes

Investimento em comunicação garante presença mesmo na crise

Marcas líderes estão no carrinho de brasileiros de todas as classes sociais. De acordo com pesquisa da LatinPanel Brasil, 57% das categorias avaliadas tem marcas líderes na cesta de compras de consumidores das classes AB, C ou DE. "O que acontece é o consumidor diferenciar o momento do consumo: por exemplo, ele consome uma marca mais barata durante a semana e outra, líder, no fim de semana", disse Ana Claudia Fioratti, diretora geral da LatinPanel Brasil.

A pesquisa cruza os dados do Painel Domiciliar, que abrange semanalmente 33 milhões de famílias em toda a América Latina, sendo 8.200 no Brasil.

Segundo a diretora geral da empresa, essa resistência das marcas líderes se deve ao investimento que eleas fazem ao longo do ano. "O que explica essa tendência é que elas são marcas que investem em comunicação e em distribuição", falou Ana.

A pesquisa verificou que, no primeiro trimestre deste ano, houve aumento de 17% no gasto médio com produtos de higiene e beleza, de 13% com os de limpeza do lar, de 12% com os alimentos. "Há 20 anos eu trabalho neste mercado e, sempre, em momento de crise, os produtos de higiene pessoal têm aumento de venda. É uma pequena indulgência já que é preciso cortar gastos maiores", explicou Ana.

De acordo com Ana, quando chega a crise, o consumidor primeiro muda a frequência de compra, depois passa a marca de preço mais competitivo e, por último cancela o consumo.

por Cristiane Marsola

Fonte: propmark.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário