Header

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Consumidor pede praticidade em novos refrigeradores

A opinião do consumidor tem grande impacto no desenvolvimento de um projeto de geladeira, que chega aos fabricantes por meio de pesquisas. Rumo à adaptação a hábitos de consumo, surgiram inovações como o modelo de refrigerador que fica acima do freezer. ‘Sabemos que as pessoas abrem cinco vezes mais o refrigerador do que o freezer‘, afirma Rodrigo Azevedo, gerente de marketing da Whirlpool, que lançou o aparelho. ‘Além disso, o refrigerador na parte superior facilita a visualização dos produtos‘, complementa. ‘A tecnologia ’frost free’, que já chegou a dobrar o preço de um refrigerador quando foi lançada, hoje custa cerca de 30% a mais e já está disponível em modelos populares de uma porta‘, compara. A praticidade ao manter, retirar e servir alimentos é uma das grandes demandas do público. Foi o que notou a Electrolux ao ouvir consumidores, arquitetos e decoradores para identificar necessidades frequentes em relação à geladeira. ‘Além da capacidade e da tecnologia ’frost free’, observamos que é importante o produto ter um resfriamento rápido para bebidas e sobremesas e que deixe o sorvete com consistência cremosa para servir‘, relata Júlio Bertola, diretor do centro de design da empresa.

Opinião feminina

‘As pessoas querem que o refrigerador faça gelo e que [o cubo] possa ser retirado facil mente. Latas, frutas delicadas e ovos devem ocupar recipientes que possam ser levados à mesa ou à bancada de trabalho‘, diz. Fabricantes e vendedores apontam também a importância do papel feminino na hora da escolha da geladeira. Para o gerente de produtos da linha branca da LG, Fred Seixas, as mulheres têm sido detalhistas e atentas às tecnologias. ‘A consumidora quer uma geladeira que não precise descongelar e tenha prateleiras móveis e lugares próprios para cada tipo de alimento‘, define. ‘A mulher paga um pouco mais por um modelo que não precisa descongelar [’frost free’], de congelador grande e que tenha recebido letra ’A’ de eficiência‘, confirma Leonardo Lopes, vendedor do Extra. Azevedo recomenda pesquisar valores de manutenção do equipamento: ‘O preço de substituição de uma borracha de vedação chega a ser cinco vezes maior, dependendo da mar ca do produto‘. O tipo de iluminação tam bém influencia o consumo de energia. A por LEDs (diodos emissores de luz) reduz em até 12 vezes o gasto, dependendo de quantas vezes a porta é aberta. Essa iluminação precisa ser controlada para não ofuscar a vista de quem costuma abrir a geladeira à noite. (RM)

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário