Header

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Marca influencia na hora da compra

Um estudo divulgado neste mês pelo Ibope e o Departamento do Agronegócio (Deagro) da Fiesp identificou alguns critérios que predominam na hora da compra. De acordo com o levantamento, conhecer e confiar na marca foi o aspecto mais destacado, com 59% de preferência da população. Mesmo quando questionados sobre os critérios que usarão futuramente para escolher os produtos, a confiança continua sendo o maior diferencial, apesar da queda para 42%.

Arroz e feijão são os produtos em que o conhecimento da marca mais pesa para a decisão – 44% e 36% respectivamente. Isto ocorre porque são os alimentos básicos do dia a dia dos brasileiros e com eles preferem não correr riscos.

O gosto e o sabor influenciam a compra de 47% dos entrevistados. Alimentos nutritivos e enriquecidos com vitaminas são os terceiros da lista e praticamente não variam entre as expectativas de consumo atual e futura: hoje 32% das pessoas dão prioridade a eles e no futuro, 33%.

Por fim, o quesito preço foi o menos significativo na hora da opção por produtos e tende a perder ainda mais importância. Se hoje é decisivo para 28% das pessoas, no futuro será para 23% delas. Isto reflete o bom momento econômico do País e a inclusão de milhares de famílias no nível de consumo.

O material também trouxe a relação dos produtos que mais despertam o desejo do consumidor quando lançados no mercado. Os iogurtes lideram, com 32%; bolachas e biscoitos estão em segundo lugar (28%); logo atrás vêm os sucos pronto para beber, 27%. Por fim aparecem chocolates e bombons (25%), queijos (24%) e alimentos congelados ou semiprontos (21%).

Fonte: Behind Brands

Nenhum comentário:

Postar um comentário