Header

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sangari pratica logística especial para entregar material escolar


Muito tem se falado sobre a necessidade de especialização em logística. Inclusive cursos de pós-graduação vêm sendo criados nesta área, e cada vez mais os profissionais sentem a necessidade de se atualizar. No entanto, enquanto a educação pode contribuir consideravelmente para a logística, a logística também tem um papel fundamental na educação.

O material utilizado pelas escolas, como livros, tubos de ensaio e muitos outros, precisa de uma logística toda especial para chegar intacto às instituições de ensino e, assim, contribuir para o aprendizado dos alunos. É nesse contexto que surge a Sangari Brasil (Fone: 11 3474.7500), empresa cujos programas e tecnologias educacionais já alcançam cerca de 400.000 alunos em mais de 800 escolas públicas e privadas no Brasil e em outros países da América Latina. As operações logísticas da Sangari Brasil envolvem mais de 200 fornecedores e um processo de recepção e distribuição de livros e insumos extremamente cuidadoso.

O diretor de Supply Chain e Logística, Álvaro Augusto Freitas de Oliveira, diz que a logística é parte fundamental na atuação da Sangari, visto que a empresa realiza entregas de diferentes tipos de materiais no decorrer do ano letivo.

Ele destaca que a grande diferença da logística executada por sua empresa em relação ao que denomina logística industrial é que os produtos manuseados pela Sangari são materiais educacionais, como livros, materiais experimentais, peças plásticas, aquários de vidro, lâmpadas, etc., os quais, por suas características, têm de ter um processo de transporte e de manuseio diferenciado, para evitar que cheguem danificados às escolas.

O principal produto desenvolvido pela Sangari Brasil é o "CTC – Ciência e Tecnologia com Criatividade", um programa de ensino de Ciências que tem como fundamento a Metodologia da Investigação, que estimula no aluno o pensamento crítico, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. "O método faz com que em cada aula de Ciências o professor lance uma situação problematizadora para que os estudantes busquem suas respostas. Além de materiais didáticos para o aluno e o educador, o Programa tem outros dois eixos: formação do professor e materiais investigativos. São mais de 4.000 itens para investigações em sala de aula, entre microscópios, jogos, vídeos ou mesmo seres vivos como plantas, minhocas e peixes", explica, ressaltando a complexidade na armazenagem e no transportes destes itens.

Oliveira conta que o transporte dos produtos é feito na maior parte por via terrestre, com abrangência em todo o território nacional. Para proteger os produtos, a empresa utiliza espumas de poliuretanos e plástico bolha, entre outros materiais, além de caixas de material corrugado com paredes duplas, para garantir uma boa armazenagem e empilhamento, bem como resistência ao manuseio e transporte, considerando que diferentes operadores logísticos poderão ser acionados até o destino final de entrega.

"Tivemos que mostrar aos nossos parceiros da área de transporte que a Sangari não distribui apenas livros, mas materiais extremamente delicados, como aquários, borboletas, minhocas e peixes vivos, além de equipamentos de armazenagem que precisam ser instalados e onde os professores guardam os materiais que usam nas atividades investigativas em sala de aula", admite Oliveira, não deixando de citar que, hoje, Atlas Transportes, Capital – Express Mercantil e TSV Transportes são as transportadoras parceiras da Sangari.

Já a armazenagem dos materiais escolares é feita em sala de aula através da utilização do sistema de armazenagem e distribuição, desenvolvido pela própria empresa. "Os materiais são colocados num armário metálico, especialmente desenvolvido e patenteado para servir não somente como armazenagem, mas também facilitar o processo de distribuição em sala de aula", discorre. O armário ao qual ele se refere é composto por seis gavetas de diferentes tamanhos, sendo que cada uma delas tem um sistema de caixas de material corrugado, que pode armazenar internamente diferentes tipos de componentes. "Dependendo da experiência em curso na sala de aula, estas caixas podem ser colocadas em outro local da sala de aula e, posteriormente, devolvidas para o interior do armário para guarda e utilização futura", prossegue o diretor de Supply Chain e Logística.

Ele aponta que se a distribuição de insumos para indústrias é facilitada em função do fato de que essas empresas têm sempre áreas de embarque e desembarque de mercadorias, a maioria das escolas não está preparada para esse tipo de fluxo de materiais, o que exigiu uma pesquisa intensiva, com visitas a cada uma das escolas, visando a compreender, inclusive, quais tipos de veículos seriam mais adequados para enviar os equipamentos.

De acordo com Oliveira, a principal dificuldade enfrentada nas operações logísticas é garantir a entrega dos produtos em perfeitas condições, no prazo esperado pelo cliente e com custos logísticos competitivos. Por isso, a empresa está trabalhando dentro do conceito do Pedido Perfeito e a determinação é melhorar a seleção das transportadoras que realizam as entregas. "Elas são o elo final e mais importante na nossa cadeia de fornecimento e qualquer problema neste serviço poderá comprometer todo o esforço do Supply Chain da Sangari até a conclusão do nosso processo de vendas", comenta. "Já melhoramos muito os nossos indicadores e neste momento estamos trabalhando com novos parceiros para aprimorar ainda mais todo este processo", completa.

Para ele, a logística é de extrema importância, já que garante o material no momento exato de sua utilização em sala de aula. Como exemplo, cita o envio de peixes de aquário: "estes peixes são comprados de fornecedores autorizados pelo IBAMA e têm de ser transportados com o máximo de cuidado para que as crianças possam colocá-los nos aquários fornecidos previamente por nossa empresa para acompanharem o desenvolvimento destes seres vivos. É uma aula muito apreciada pelas crianças e nosso principal objetivo é garantir a entrega dos mesmos em perfeitas condições no exato momento da aula, just-in-time".

Por fim, Oliveira revela que a Sangari Brasil tem um plano agressivo de investimentos em logística em curto e médio prazo. A empresa está implementando um novo Centro de Recebimento e Armazenagem de Componentes em São Paulo, SP. Está, ainda, melhorando as condições de picking e finalização de pedidos nos Centros de Distribuição em Brasília, DF, e em São Paulo. "O objetivo é melhorar nossos indicadores de produtividade e custos logísticos, bem como nossa eficiência operacional (Pedido Perfeito)", completa.

Fonte: logweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário