Guardado em um porão da Flórida por 24 anos, vídeo amador mostra ângulo inédito da explosão da nave Challenger.
Em 28 de Janeiro de 1986, a NASA lançava a missão com sete astronautas de sua base no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral.
A poucos quilômetros dali, em Winter Garden, um aposentado chamado Jack Moss acompanhava o evento com sua família – e registrava tudo com uma câmera. O filme de quase quatro minutos mostra o momento em que a nave se desfez, apenas 73 segundos após o lançamento.
Ao fundo, ouve-se Jack e sua esposa especulando sobre o que estaria acontecendo “Isso deve ser um problema”, dizem. A fita foi esquecida no porão da casa e somente no ano passado o aposentado voltou a falar de sua existência.
Em uma reunião em sua igreja, ele conheceu Marc Wessels, diretor executivo do Arquivo de Exploração Espacial, um grupo do Kentucky que coleciona registros espaciais para fins educacionais.
Wessels comentou com Moss sobre sua paixão pelo espaço, e este disse “deveria ter” a fita do acidente de 1986. O aposentado disse que o amigo poderia ficar com ela quando morresse. Em dezembro, Jack Moss faleceu de câncer.
As imagens mostram um ângulo completamente diferente das gravações feitas pela NASA da base de lançamento. No acidente do Challenger, causado pela falha de um motor de arranque, sete astronautas morreram: Mike Smith, Dick Scobee, Ron McNair, Ellison Onizuka, Christa McAuliffe, Greg Jarvis e Judith Resnik.
Fonte: info.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário