Header

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Campus Party aborda o fenômeno das mídias sociais e seus sucessos

De grandes hits instantâneos a debates sobre para onde as redes sociais estão caminhando, o palco Gutenberg coloca a internet no divã

 
 http://jovemnerd.ig.com.br/wp-content/uploads/ads_cparty2013.jpg

Sucessos da internet mostram que não são apenas mais um rostinho bonito na 6ª edição da Campus Party, o maior acontecimento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. Palestras e debates sobre blogs e mídias sociais com os principais nomes por trás do que bomba na rede farão a programação do palco Gutenberg, um dos 13 espaços que irão expor as mais de 500 horas de conteúdo no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias no os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro.

A discussão ganha ares por vezes filosóficos, como quando a surpresa de se tornar uma celebridade motiva a busca por se manter relevante. É o que relata Marcelo Cidral, criador do Tumblr “Como Eu Me Sinto Quando...” (CEMSQ). “Eu não esperava que fosse fazer tanto sucesso”, afirma o Relações Públicas de 24 anos, que irá ministrar uma oficina sobre como criar gifs animados altamente viralizáveis. “O desafio é se reinventar para se manter relevante e não se tornar um fenômeno passageiro. Ainda mais no Tumblr, que aqui no Brasil se comporta como uma plataforma bastante efêmera.” O CEMSQ está no ar há oito meses e é o terceiro maior Tumblr do mundo e o maior do país.

Ainda no rumo das grandes idéias, o palco traz um bate-papo com um dos publicitários mais relevantes do Brasil, Sérgio Valente, presidente da DM9DDB. A conversa girará em torno de insights, tendências, reflexão e provocações sobre a realidade convergente. As eleições também estarão em pauta. Eden Pino Wiedemann, que coordenou a presença de Social da campanha de José Serra à prefeitura de São Paulo, Caio Túlio Costa, que coordenou a comunicação digital da campanha de Marina Silva à Presidência e Jader Rossetto, que foi diretor de criação de digital e TV da campanha vitoriosa de Fernando Haddad a prefeitura de SP estarão em um debate mediado por Gilberto Dimenstein a respeito da aproximação entre as eleições e a web.

Sinônimo de polêmica, o comediante Rafinha Bastos é o entrevistado de PC Siqueira, na sexta-feira (1/2). Você certamente conhece o trabalho de cada um deles, e, justamente por isso, não há como negar: estas figuras são alguns dos principais hubs da nossa internet. Eles já deram muitas entrevistas, estiveram nos mesmos eventos, mas nunca tiveram numa batalha franca de perguntas e respostas. E o assunto se estende para a influência da TV nas mídias sociais. A Social TV inaugura uma nova era da Televisão, onde os comentários dos espectadores ultrapassam o sofá e ganham inúmeros interlocutores.

As atividades do palco Gutenberg, que vão das 10h da terça-feira (29/1) às 18h30 do sábado (2/2), ainda contam com uma palestra internacional de Scott Monty - líder global de social media da Ford, recém eleito um dos 10 maiores influenciadores globais da web - além de discussões sobre notícias bizarras, ativismo e liberdade de expressão, vícios digitais e até sobre o excesso de compartilhamento de conteúdo. Isso mesmo: a jornalista e blogueira Rosana Hermann quer entender “até onde vamos com esse 'oversharing'?”.

Entre oficinas e palestras, de SEO a Podcast, o palco de blogs e mídias sociais promete um tanto quase desmedido de diversão e informação de qualidade.

Fonte: Editora Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário