Header

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Sacos estampados em verde-limão deixam lixeiras mais fashion

 http://f.i.uol.com.br/folha/saopaulo/images/12321216.jpeg

Estampado é o novo preto. Ao menos para os sacos de lixo da limpeza pública do centro da cidade, que de quatro meses para cá jogaram fora a monocromia e ganharam estampa de folhas sobre fundo verde-limão.

A mudança de roupa pode ser notada nas esquinas de logradouros como avenida Higienópolis, rua 25 de Março, praça da República, rua Augusta e em trechos da avenida Paulista.

A Inova, empresa responsável pela limpeza das ruas da região, diz que a intenção da mudança é estética. "É para reduzir o impacto visual nas áreas de calçadões e de grandes avenidas".

http://f.i.uol.com.br/fotografia/2012/11/16/210605-400x600-1.jpeg 


http://f.i.uol.com.br/fotografia/2012/11/16/210595-400x600-1.jpeg

"Esteticamente o saco é lindo, mas não muda na utilidade. Fiquei achando que era só uma forma estranha de camuflar o lixo da cidade", afirma a artista plástica Marcela Tiboni.

"Vi as folhas e pensei que os sacos haviam sido criados para que os garis colocassem ali só restos de natureza, orgânicos." Ela ficou tão curiosa que abriu um saco da calçada e descobriu que lá dentro havia todo tipo de dejeto.

Ao menos o lado de fora é natural. A folhagem da estampa é inspirada no fícus, gênero vegetal do qual fazem parte 850 árvores, inclusive a figueira.

A mudança fez bem à maior parte dos olhos --a Inova realizou uma pesquisa com 539 pedestres no centro, em agosto, e descobriu que 57% dos entrevistados perceberam a mudança. Nesse grupo, 48% consideram o novo saco mais bonito que o amarelo --sacos pretos são só para uso residencial e comercial, não de limpeza pública.

A dona de casa Ivani Doldani, 57, faz parte do grupo que torce o nariz. "É até bonitinho, mas ordinário. Rasga muito fácil." Isso porque os sacos são mais finos que os antigos. A empresa diz que a espessura menor é para acelerar o processo de decomposição, já que eles não são biodegradáveis.
É por isso que Ivani troca o saco novidadeiro da lixeira na porta da sua casa, na rua Aurora, pelo velho plástico pretinho básico.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário