Header

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Brasileiro cria facilitador de receitas para a cozinha do futuro


http://www.livingdesign.net.br/wp-content/uploads/2012/11/O-Spummy-funcionaria-atrav%C3%A9s-de-uma-superf%C3%ADcie-touch-que-seria-projetada-na-superf%C3%ADcie-da-mesa.jpg

Todo ano, o concurso Electrolux Design Lab desafia estudantes e recém-formados em desenho industrial de todo o mundo para criar os eletrodomésticos do futuro que podem mudar nosso dia a dia. O vencedor do ano passado, por exemplo, foi o eslavo Adrian Mankovecký, que inventou um removedor de manchas portátil que funciona como uma mini-lavanderia. É só colocá-lo em cima da mancha e escolher o tipo de mancha e o programa de lavagem, que ele utiliza íons negativos e vapor d’água para limpar sua roupa na hora.

Nesse ano, o desafio era desenvolver produtos que proporcionassem experiências sensoriais, e um dos grandes destaques foi o brasileiro Alexandre de Bastiani, formado pela PUC do Paraná, que concorreu com o Spummy, um “facilitador de receitas” que utiliza a nanotecnologia para criar espumas comestíveis de qualquer sabor imaginável.

Lendo assim pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples. O aparelho funciona por uma interface touch que pode ser projetada sobre uma mesa e pela qual o usuário poderá testar combinações, escrever e salvar receitas. A partir dessas orientações, a máquina produz uma “nano espuma” comestível, que reproduz o aroma, sabor e textura da receita original. Se o resultado for bom, é só ir ao mercado e comprar os ingredientes para executar sua receita, sem perder tempo nem desperdiçar alimentos.

Alexandre contou que teve a ideia enquanto assistia ao filme Ratatouille, da Disney, e viu um personagem dizer que cada sabor é único, mas se você o misturar com outro, algo novo será criado.

“A partir daí eu imaginei um produto que ajudasse as pessoas a criar novas receitas e sabores de uma maneira mais fácil e divertida, simulando combinações de ingredientes e processos. Outra inspiração que tive foi da minha própria experiência na cozinha, quando eu tento criar alguma coisa nova, normalmente erro a receita e acabo desperdiçando ingredientes”, relembrou.

A invenção chegou ao top 10, mas acabou não levando o troféu. A grande estrela da noite foi o polonês Jan Ankiersztajn que venceu com as Aeroballs, uma coleção de bolinhas flutuantes e luminosas que filtram e perfumam o ar. Elas utilizam gás hélio para flutuar e, quando estão prontas para serem trocadas, caem no chão, criando um belo efeito visual.

Fonte: CARAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário