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segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fabricação do novo iPad custa 9% a mais para a Apple

Segundo relatório divulgado pela iSuppli, as suas estimativas de custos não incluem embalagem ou gastos indiretos com design, marketing e software.

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Uma empresa de pesquisa com base nas peças do novo iPad disse que a fabricação da atual versão do tablet sai mais cara para a Apple do que a anterior, quando foi lançada há um ano. Entretanto, o preço de venda do aparelho é o mesmo - o que significa que a Apple está ganhando menos com a venda de cada unidade, revelou a IHS iSuppli.

Desde o primeiro iPad, a Apple fixou o preço do tablet de forma agressiva, o que torna difícil para os concorrentes com características similares - e que vendem menos unidades - obter sucesso se postos nas prateleiras pelo mesmo preço, com baixa margem de lucro.

O novo iPad chegou às lojas físicas em 12 regiões, incluindo os Estados Unidos, e o preço mais baixo do tablet é de US$ 499 para a versão mais básica (com Wi-Fi e 16 GB de memória RAM).

A IHS iSuppli disse que um modelo com 32 GB e um modem de celular (4G) - que é vendido por US$ 729 - custa US$ 364,35 para ser fabricado. Cerca de 9% a mais do que o iPad 2 com as mesmas características (com 3G) que era montado por cerca de US$ 335, há um ano. Ainda segundo a empresa de pesquisa, o custo da versão correspondente do primeiro iPad foi de cerca de US$ 276 em 2010.

A tela de alta resolução e a bateria melhorada para dar suporte à ela são as principais razões para o novo iPad ser mais caro que o iPad 2. A Retina Display do novo tablet exibe quatro vezes mais pixels que a tela do iPad anterior. A iSuppli estima que a Retina Display custe US$ 87, adicionados a mais US$ 40 para a camada sensível ao toque.

Já a bateria do novo iPad tem uma capacidade de 70% maior, mas a nova tela consome toda a potência adicional, de modo a vida útil da bateria é a mesma que a do modelo anterior. Também contribuiu para o aumento dos custos a implementação de conexão à rede 4G em alguns modelos.

A Samsung continua a ser a maior fornecedora de componentes do iPad. Segundo a empresa de pesquisa, metade da "lista de componentes" do novo iPad são de peças da Samsung. As duas empresas não quiseram comentar sobre as suas relações comerciais e a Samsung, que também faz seus próprios tablets, e conseguiu melhor posição no mercado do que a maioria das fabricantes concorrentes no setor do iPad.

Fonte: D24AM

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