Header

quarta-feira, 21 de março de 2012

Seis passos para gerar demanda entre consumidores

Adrian Slywotsky, autor do livro 'Demand: Creating What People Love Before They Know They Want It', ensina como criar produtos e serviços magnéticos

http://revistapegn.globo.com/Revista/Pegn/foto/0,,66044484,00.jpg

1. Seja magnético
Desenvolva sua ideia até ela se tornar realmente irresistível para o seu público-alvo. Existe uma grande diferença entre criar produtos excelentes e produtos magnéticos. O lançamento que conquista o público não é o que chega primeiro às prateleiras, mas o que atende melhor às suas necessidades.

2. Elabore um Hassle Map
A maioria dos produtos e serviços existentes possui algum tipo de falha, como desperdício de recursos, dificuldades de usabilidade ou falta de velocidade. Identificar essas complicações e explorar as soluções são o primeiro passo para elaborar produtos com um potencial de demanda explosivo.

3. Crie soluções completas
Na hora de apresentar a sua ideia ao mercado, elimine todos os pontos soltos. Grandes criadores de demanda entendem que aspectos aparentemente imperceptíveis podem determinar o sucesso ou o fracasso de um novo produto.

4. Encontre o seu gatilho
Inércia, ceticismo e comodidade são características presentes no comportamento geral de consumidores. Por isso, é necessário encontrar o gatilho certo para converter o interesse por um produto em vendas reais. Lembre-se de que o segredo para solucionar esse problema está na experimentação e na adaptação contínua.

5. Cresça com aprendizado
Logo após o lançamento de um produto, faça a si mesmo a seguinte pergunta: “Em quanto tempo eu posso tornar isso ainda melhor?”. Essa é a mentalidade que dá origem a novas oportunidades e garante a sua sobrevivência e a liderança no mercado.

6. Evite generalizações
Esqueça o conceito de que as necessidades de consumidores são todas iguais. Para atender melhor às variações de demandas entre grupos diferentes, é fundamental desenvolver estratégias de customização e versões alternativas para o seu produto.

Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário