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segunda-feira, 19 de março de 2012

Comunicação integrada pode aumentar lucro do negócio

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Aumento da concorrência, pouca diferenciação de produtos e serviços e multiplicidade de marcas. Esses são apenas alguns desafios encontrados pelos empresários para se destacarem no mercado e seduzirem os consumidores. Uma alternativa para vencer estes obstáculos pode ser investir em várias formas de comunicação, complementares e integradas, para agregar valor à marca e gerar vendas.

Segundo Bira Miranda, diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing e especialista em marketing para varejo, a realidade de consumo atual exige que os investimentos se disseminem por várias plataformas. “A realidade comercial de hoje não permite mais que você use uma única ferramenta de comunicação e espere que ela dê certo e que gere vendas. A complexidade dos meios, a mudança permanente das pessoas e a forma como elas interagem criou um cenário que precisa de um trabalho planejado e com soluções integradas. Por isso, ao iniciar o atendimento de um novo cliente sempre traçamos um diagnóstico de suas necessidades com foco em múltiplas plataformas. Na B1 criamos nossas ações de maneira integrada e complementar a fim de atender todos os objetivos do cliente. Trabalhamos com planejamentos embasados em publicidade tradicional, marketing digital, ações promocionais e marketing. A unificação dessas ferramentas em um só planejamento permite que a empresa tenha vários pontos de contato com o mercado, de maneira assertiva e estruturada”, revela.

Desde o ano passado o Colégio e a Faculdade COTEMIG também têm investido em ferramentas de comunicação integrada para alavancar a divulgação das ações da instituição. “Trabalhamos com duas agências, uma atua com foco nas mídias online (site e redes sociais) e outra nas mídias offline (peças gráficas impressas). São frentes que se completam e devem ser trabalhadas paralelamente visando públicos alvos diferentes”, explica a diretora executiva do grupo, Moema Belo.

De acordo com Moema, desde que optaram por este tipo de comunicação integrada, a interatividade com o público interno e externo das instituições melhorou e se expandiu. “Ao ativar esses perfis nas redes sociais percebemos como poderíamos ampliar e monitorar melhor este relacionamento tanto dos alunos e funcionários, quanto do público externo, com a marca COTEMIG. O número de seguidores/fãs em ferramentas como Twitter e Facebook têm crescido nos últimos meses, e a comprovação de que este é o caminho certo veio na repercussão da última campanha de matrículas do colégio. Além dos tradicionais outdoors, produzimos vídeos virais que foram postados no youtube e tiveram grande número de visualizações. O vídeo completo da campanha chegou a quase 4.000 visualizações”, detalha.

A rede nacional de franquias Number One também aposta na integração de diversas estratégias de comunicação e marketing para ampliar o relacionamento com seus públicos de interesse. Para o gestor de marketing da rede, Sérgio Martins, diretor da Carvalho Martins Comunicação, a comunicação integrada é condição essencial para o sucesso de marcas que habitam numa sociedade onde as pessoas assimilam, elaboram e propagam conteúdo de forma não-linear, que buscam experiências agregadoras e marcas que participem de suas vidas.

O Number One trabalha com um mix de comunicação que contempla propaganda tradicional, estratégias promocionais e de relacionamento, conteúdo para web e redes sociais, assessoria de imprensa e ações para público interno. “Não temos e nem podemos ter preconceitos com canais. O que fazemos é estabelecer posicionamento, organizar as mensagens, adaptar linguagens e conteúdos para os diversos meios que nos interessam. Além do retorno financeiro, esse esforço de comunicação tem um resultado positivo para a construção de imagem da rede”, analisa Martins.

Fonte: Portal Fator

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