Header

sexta-feira, 23 de março de 2012

Rede social simula funcionamento da Bolsa de Valores

http://edgblogs.s3.amazonaws.com/sonasocial/files/2012/03/Perfil-site.png

Tentar a riqueza na Bolsa de Valores é muito tentador – e também arriscado, sobretudo para os leigos na dinâmica de compra e venda de ações. A dificuldade para entender e analisar as tendências do mercado financeiro foi a inspiração para que um grupo de empreendedores brasileiros criasse uma plataforma de conhecimento coletivo sobre a Bolsa.

A Meivox é uma rede social em que os usuários realizam análises diferenciadas sobre seus investimentos na Bolsa de Valores. Com dados reais do desempenho da BM&FBovespa, alimentados diariamente, cada membro da rede pode simular transações de compra e venda de ações. “É uma ferramenta abrangente, que pode facilitar a entrada de pessoas físicas na Bolsa de Valores”, afirma Rodrigo Terni, 24 anos, engenheiro da computação e CEO da Meivox.

A rede começou a ser desenvolvida por Terni e mais quatro sócios em 2010 e foi ar em 2011, em uma versão beta. “Escolhemos 150 usuários com perfis diferentes. São pessoas que já operavam, analistas e usuários leigos, de forma que pudéssemos testar a aderência e possíveis melhorias”, diz Terni.

Diariamente, cada usuário pode comprar ou vender ações fictícias das empresas listadas e analisar as tendências de queda e alta, de acordo com as transações acumuladas no dia. O site também divulga um ranking do desempenho de cada usuário diariamente. O objetivo é que eles se adicionem, como em um perfil do Facebook, e troquem informações sobre o desempenho das ações. O ranking dos usuários ajuda a decidir quem são as pessoas com o conhecimento mais consistente. “Ao formar esse círculo de pessoas em quem confia, o membro da rede determina a qualidade das decisões sobre compra e venda e obtém informações valiosas”, afirma Terni. Essa forma de utilizar a inteligência coletiva para a compra e venda de ações foi denominada “crowdtrading” pelos sócios da Meivox, em referência ao croudsourcing.

A rede disponibiliza vídeos tutoriais e um glossário de termos técnicos para facilitar a vida de quem nunca entrou no mundo das ações. Mas, segundo Terni, o verdadeiro aprendizado vem da relação dos usuários iniciantes com os mais experientes. “Essas referências podem até ajudar a determinar tendências na Bolsa de Valores de verdade. E também servirá como um ótimo local para encontrar novos talentos e fazer contratações.”

Atualmente em versão beta aberta, a Meivox espera fechar 2012 com 30 mil usuários. Inicialmente, os serviços da plataforma são gratuitos. Depois, serão criadas assinaturas com valores entre R$ 25 e R$ 35, com benefícios extras, como informações em tempo real diretamente da BM&FBovespa.



Fonte: PEGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário