Header

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Feira Nacional de Brinquedos movimenta mais de R$ 1 bilhão

Mais de 1,2 mil produtos lançados na feira devem chegar às lojas nos próximos meses. Evento será antecipado em 2011 para ampliar ainda mais o período de vendas.

Terceira maior feira de brinquedos do mundo, a ABRIN 2010 – 27ª Feira Nacional de Brinquedos foi encerrada na última sexta-feira, dia 9. Durante quatro dias, o evento recebeu a visita de 16 mil profissionais do setor, 22% a mais que a edição anterior. Com este resultado, o setor de brinquedo brasileiro assume a liderança nas Américas.

Mais que a quantidade, chama atenção a qualificação da visitação: 7 mil pessoas, 43,7% do total, foram compradores, ou seja público focado em fazer negócios com as 200 empresas brasileiras expositoras. A feira recebeu lojistas de todos os Estados brasileiros e de dezenas de países, especialmente da América Latina.

Pelas contas de Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a ABRIN 2010 movimentou mais de 30% do faturamento do setor para este ano, estimado em R$ 3 bilhões.

“Sem dúvida, a ABRIN 2010 foi o que poderíamos chamar de um total e irrestrito sucesso. Recebemos não só um grande número de compradores, mas também representantes e demais profissionais do setor de elevadíssimo nível, que proporcionaram grandes negócios de imediato. E já preparando milhares de outros para todo o ano. Fico feliz em ver que cada vez mais estamos ampliando nossas vendas ao longo de todo o ano, sem perder espaços em datas como Dia das Crianças e Natal. Vejo o futuro do brinquedo brasileiro com muita prosperidade”, comemora o presidente da Abrinq.

Reunião
Este ano, a ABRIN foi marcada pela realização da reunião anual do Conselho Internacional das Indústrias de Brinquedos (ICTI). No encontro, que não acontecia no Brasil há 14 anos, os presidentes das entidades do brinquedo dos cinco continentes trataram de temas de grande relevância para o setor, como o impacto da crise econômica mundial, a criação de uma normal global de segurança para os brinquedos, o marketing voltado para crianças e a sustentabilidade.

No penúltimo dia da feira, 8, os membros do ICTI visitaram à ABRIN para conhecer o melhor da produção brasileira em brinquedos. A feira brasileira já é uma das maiores do mundo, atrás apenas de Nuremberg e Hong Kong.

A indústria nacional de brinquedos fechou o ano de 2009 com um parque industrial de 445 fábricas e quase 22 mil empregos, entre diretos e indiretos. A ABRIN 2010 apresentou ao mercado mais de 1,2 mil lançamentos, que vão abastecer o varejo por todo o ano, especialmente nas datas comemorativas de Dia das Crianças e Natal.

Nova data
Para 2011, a ABRIN reserva uma novidade: a feira vai acontecer mais cedo, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Synésio explica que a mudança atende a um antigo desejo dos fabricantes. “Todos os anos, o mercado fica em estado de suspensão aguardando pela feira para apresentar seus lançamentos. Ao antecipar a data do evento, ampliamos o período anual de vendas e permitimos que as empresas fabriquem ou importem os produtos a tempo para atender os pedidos dos lojistas”.

Fonte: palavraeditoraearte.com.br

Telefone / iPod



Está a venda da loja america etsy.com uma variação um tanto inusitada para seu iphone.

É o iRetrofone, um dispositivo que conecta seus Smatphone Apple no estilo retrô.

O Aparelho é compatível com todas as versões existentes de iPhone e vem com conexão USB, que carrega o aparelho e faz a sincronização com o computador pelo iTunes.

O Custo é de 195 dólares e pode ser comprado AQUI

Suzano anuncia mudanças na Unidade de Negócio Celulose

http://www.ecofuturo.com.br/home/LOGO%20SUZANO%20PAPEL%20E%20CEL-%20Vertical.jpg/image_preview

A Suzano Papel e Celulose anunciou mudanças na estrutura organizacional da Unidade de Negócio Celulose, com o objetivo de melhor preparar a empresa para atender aos desafios que surgirão com o novo ciclo de expansão.
Desde 1º de fevereiro, Leandro Fariello deixou a Gerência de Planejamento e Marketing para responder pela Gerência Executiva de Planejamento Comercial e Operação Ásia e passou também a ser responsável pela definição do mix de vendas por mercado, visando maximizar o resultado de acordo com as diretrizes estratégicas da unidade de negócio. Ele é engenheiro civil, formado pela USP e possui especialização em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Começou sua carreira como trainee na Rhodia e depois disso, foi expatriado para Alemanha por três anos como Gerente Técnico de Desenvolvimento de Novos Negócios. Ingressou na Suzano em junho de 2007 onde ocupou as posições de Gerente Comercial Mercado Interno e Gerente de Marketing.

Adriana Caruso, Gerente Executiva de Inteligência Competitiva, assumiu a posição de Gerente Executiva de Estratégia e Marketing e será responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gerenciamento dos planos anuais de marketing e planejamento estratégico e tático da unidade, gerando orientações e planos estratégicos para o negócio. Ela é formada em Ciências Econômicas pela Fundação Escola Álvares Penteado e possui Mestrado em Economia pela USP. Entrou na Suzano em outubro de 2004 na Diretoria de Novos Negócios e, em outubro de 2006, assumiu a área de Inteligência Competitiva da Unidade de Negócio Celulose.

Foi criada ainda a Gerência Executiva de Desenvolvimento de Mercado e Operação América do Norte que estará sob a responsabilidade de Antonio Fernando Elias e terá como principal objetivo introduzir a celulose Suzano em mercados estratégicos e para isso atuará como representante da unidade nos projetos de inovação e desenvolvimento de novos produtos. Fernando é engenheiro florestal formado pela USP e possui mestrado em Tecnologia em Papel e Celulose pela North Carolina State University – USA e MBA pela USP. Com vasta experiência no setor, ocupou posições gerencias nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento de Produto e Comercial. Nos últimos sete anos atuou como Diretor Comercial da Aracruz Europa.

A partir de 1º de agosto, Rodrigo Libaber, Gerente Executivo Comercial, assumirá a posição de Managing Director da Suzano Pulp and Paper Europe. José Luis Maradei, que ocupa o cargo atualmente, dará o suporte ao processo de transição até abril de 2011. Libaber é formado em Economia pela URFJ com MBA em Finanças Corporativas pela PUC-RJ. Com mais de 12 anos de experiência, desenvolveu sua carreira em empresas de grande porte como a CSN e Shell Brasil, onde ocupou posições gerenciais nas áreas de Planejamento, Comercial e de Marketing. Libaber entrou na Suzano em abril de 2008.

Fonte: embalagemmarca.com.br

Gráficas brasileiras investem em equipamentos

http://www.eolopress.it/eolo/images/stories/eolopress/29012009/rotative.jpg

A Baumgarten Gráfica, com sede em Blumenau (SC), acaba de adquirir uma máquina de impressão digital HP WS 6000, que permitirá a produção de pequenos volumes. O equipamento atenderá segmentos que necessitam de uma grande variedade de rótulos dentro de uma mesma linha de produtos, em tiragens reduzidas. “A indústria necessita cada vez mais de flexibilidade na produção, por isso investimos na impressão digital e estamos sempre inovando para oferecer o melhor a nossos clientes”, diz o presidente da Baumgarten, Ronaldo Baumgarten Jr.

A HP Indigo WS 6000 possui tecnologia que fornece rápido setup, alta qualidade de impressão e capacidade de repetição, além de flexibilidade para a produção de várias versões de rótulos da mesma linha.

Outro investimento da Baumgarten em 2010 foi na aquisição de uma máquina de acabamentos ABG Digicon Série 2, que complementa os trabalhos da impressora digital. Com ela é possível aplicar relevos e verniz localizado, hot-stamping ou cold foil, efeitos em serigrafia e flexografia, aplicar picotes e cortes especiais, além do corte reto para fornecer os rótulos em peças.

A gráfica também ampliou a capacidade produtiva com a aquisição de duas novas impressoras, uma offset plana Heidelberg e uma offset híbrida. Investiu ainda em mais duas termoformadoras de bandejas para atender ao mercado de alimentos congelados.

A Congraf, de São Paulo, também está se equipando. A gráfica comprou a mais nova máquina da Heidelberg, a Speedmaster CX 102. O equipamento ainda não foi oficialmente lançado. A primeira máquina será exposta no final de maio na feira Ipex, na Inglaterra. O lançamento nas Américas acontece em junho, durante a ExpoPrint, quando a máquina adquirida pela Congraf será mostrada.

A Speedmaster CX 102 virá configurada com seis cores e verniz em linha, na versão elevada. Com integração de componentes importantes da Speedmaster XL 105, como o pente de pinças, pulverizador AP 500, o DryStar, freios de folha dinâmicos e a entrada e saída Preset Plus, a nova CX 102 está focada no mercado industrial com uma velocidade de 16 500 folhas por hora.

A impressora ainda tem um sistema de câmeras que permite que o impressor possa monitorar o margeador na entrada da impressora, mesmo que esteja na saída.

Fonte: embalagemmarca

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Turma da Mônica terá até episódios em 3D na televisão

Mauricio de Sousa vai levar a Turma da Mônica para a TV todos os sábados, às 10h30. Filmes, games e outras plataformas também estão em seus planos

Nesta segunda-feira (26), dia de comemoração na Rede Globo pelos 45 anos, a estrela do dia por lá foi Mauricio de Sousa, o pai da galerinha mais amada do Brasil – e, logo mais, do mundo – a Turma da Mônica. Ele foi estreitar os laços com a emissora e distribuir novidades entre os jornalistas sobre os desenhos que vão estrear no início de julho na programação de sábado, por volta das 10h30, com animações até em 3D. “Vamos fazer a diferença nas manhãs”, prometeu o cartunista.

Se olharmos para trás e contarmos quantos anos já se passaram desde o nascimento da turminha, é de se estranhar que nunca houvesse uma parceria com a TV Globo. “Para o meu gosto, esse acordo demorou um pouquinho”, comentou Mauricio. Segundo ele, as negociações demoraram mais por sua culpa. “Eu estava reestruturando a minha empresa. E sabe como é, para você casar tem que estar com tudo prontinho”, brincou.

Desenhos, filmes e vinhetas

Depois do longo noivado, enfim o casamento, ou melhor, o contrato fechado – apenas para a TV aberta – por três anos. E as novidades são muitas, desde os desenhos animados da turminha e da turma jovem, com duração de no mínimo 15 minutos, até filmes e vinhetas com os personagens. Já estão garantidos, até o momento, 450 minutos de muita traquinagem. "Só vamos procurar mais dubladores", revelou.

A Turma da Mônica estará na telinha de sábado feita em parte com computação gráfica e até em 3D – com óculos e sem óculos. O desenho do Penadinho – exibido aos jornalistas na ocasião – será em 3D tradicional (em profundidade) e vai passar uma vez por mês. O belo visual deve conquistar o público jovem – e até os adultos, por que não? Já os desenhos do Astronauta poderão ser vistos em casa com óculos especiais. “Antes de exibi-los, vamos fechar alguma parceria para lançar revistas da Turma da Mônica com os óculos”, prometeu.

Outros personagens também devem ganhar histórias, como Chico Bento e Franjinha. “Recebemos pedidos de desenhos de diferentes personagens. Na Índia, por exemplo, pediram para fazer um filme do Jotalhão. E vamos fazer”, contou. Parcerias já foram fechadas também com Argentina e Itália.

Primeiro longa-metragem

As ambições de Mauricio de Sousa vão além dos desenhos matinais do final de semana. Segundo ele, dentro de dois anos deve sair o filme do Horácio todo feito em computação gráfica e falado em... inglês (!).

“As histórias são universais e o projeto faz parte da internacionalização do desenho. Ele será todo pensando em inglês e depois dublado para o português”, revelou o “pai” da Mônica.

Para escrever as histórias, Mauricio fechou parceria com dois roteiristas norte-americanos, indicados por Carlos Saldanha, diretor da consagrada série de filmes A Era do Gelo, que é a animação de maior bilheteria de todos os tempos.

Ronaldinho Gaúcho e outros serviços

Alheio aos filmes e desenhos, a Turma da Mônica vai entrar no mundo dos games e até em outras plataformas. “Nossa dinâmica é levar os personagens para outros caminhos também”, disse o cartunista.

O sucesso do personagem baseado no jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho rendeu até 52 filmes de sete minutos. Feito por uma produtora na Itália, elas será exibidas em 30 países. Atualmente, os personagens da turma estão em 50 países e falados em 32 idiomas diferentes.

Por Thyago Gadelha

terça-feira, 27 de abril de 2010

Convenção Fiesp - Entidade quer avanço tecnológico integrado em SP


Em encontro anual de planejamento do Ciesp, inovação será destaque. Parques tecnológicos serão debatidos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional

O Ciesp reunirá, no dia 30 de abril, centenas de empresários ligados às 43 diretorias regionais, municipais e distritais para definir estratégias que vão nortear os próximos passos da entidade, em sua XXIV Convenção Anual.

Como nos anos anteriores, a ideia é promover a interação entre diretores das diversas regiões do Estado e a Sede, na capital paulista, para analisar questões como representatividade, fortalecimento institucional e planejamento de iniciativas de apoio ao setor industrial.

A inovação tecnológica será destaque neste ano e concentrará os debates da sexta-feira (30), em um seminário aberto ao público, na parte da manhã. Em um esforço conjunto de suas regionais, o Ciesp mobilizará representantes das secretarias municipais de desenvolvimento para o evento, com a preocupação de induzir o avanço tecnológico de forma integrada no estado.

" Esta Convenção deve consagrar o Ciesp no seu papel de interlocutor do setor produtivo no âmbito regional. Mais do que isso, como indutor do desenvolvimento e agente de transformação”, afirma Paulo Skaf, presidente da entidade. “Os parques tecnológicos, por exemplo, são ferramentas que podem desenvolver as empresas regionalmente, e atrair companhias de base tecnológica para áreas estratégicas do estado”, ressalta Skaf.

Entre as novidades da Lei Paulista de Inovação (n°. 1049/08), regulamentada em agosto passado, estão os dispositivos que permitem às universidades públicas e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investir seus recursos em empresas inovadoras ou outros empreendimentos privados que tenham por finalidade criar ambiente favorável à inovação – como parques tecnológicos, incubadoras ou arranjos produtivos locais. Essa participação era, até então, vedada pela legislação federal.

Agenda

O primeiro painel do seminário, “Desafios da Inovação”, vai abrir uma discussão estratégica das políticas de incentivo ao desenvolvimento tecnológico. Em seguida, uma mesa-redonda moderada pelo jornalista Ricardo Boechat vai abordar questões-chave como apoio e infraestrutura, serviços tecnológicos, suporte financeiro e financiamento, desenvolvimento de projetos e acesso às informações.

Os debates da manhã darão subsídios aos trabalhos da tarde de sexta-feira, quando os diretores do Ciesp estarão encerrados em quatro salas para definir estratégias que vão nortear as próximas ações da entidade da indústria.

Clique aqui e veja a programação completa.

Fonte: ciesp.com.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pesquisa revela que fumantes são menos inteligentes

Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não fumantes.


O primeiro cigarro o fumante nunca esquece. Um artigo publicado na revista britânica 'Addiction', uma das mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco.

Segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.

Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101 o dos que fumavam era de 94.

Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Uma conclusão polêmica.

"Eu tiro minhas notas boas na faculdade, como sempre, fumando ou não fumando". "Não é uma atitude inteligente, mas também eu não considero um burro por fumar".

Esse não é o primeiro estudo que relaciona o fumo ao QI mais baixo. A diferença é que entre os jovens pesquisados havia 140 gêmeos, irmãos com características genéticas semelhantes, que cresceram no mesmo ambiente, tiveram a mesma educação, mas fizeram escolhas diferentes em relação ao cigarro.

Também entre os gêmeos, quem fumava tinha o QI menor. A explicação é simples, diz a psiquiatra, Célia Lídia da Costa. "Elas têm uma dificuldade maior de compreensão do que está sendo veiculado a respeito do cigarro".

O médico e coordenador de prevenção ao fumo da Unifesp, Sérgio Ricardo dos Santos, lembra que ter pais ou amigos que fumam pode ser mais determinante do que a inteligência para o hábito de fumar, mas faz um alerta: o QI de quem fuma pode diminuir com o tempo.

"Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas, a única coisa que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizado, de compreensão durante a vida".

Fonte: Jornal da Globo

Ex-dono da Del Valle lança nova marca de bebidas

http://www.hipersuper.pt/wp-content/uploads/2007/10/del_valle.jpg
O empresário Gabriel Salomão, responsável pela vinda ao País da mexicana Del Valle –líder nacional no segmento de sucos prontos e hoje pertencente à Coca-Cola –, volta ao mercado de bebidas. Para isso, investiu 10 milhões de reais na abertura de uma fábrica em Trindade (GO). Sua nova empresa, a VivaFrut, vai produzir duas linhas de bebidas, a Viva Brasil (sucos) e a GTea (chás prontos), com estreia no varejo prevista para maio.
A estratégia de Salomão está focada em duas frentes. Uma delas é tornar seus produtos conhecidos por meio do pequeno varejo, como lojas de conveniência, padarias e supermercados de pequeno porte. Inicialmente, os sucos e chás serão comercializados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo.
A outra iniciativa da VivaFrut é apostar em sabores diferenciados,como as frutas nordestinas (cajá, caju e acerola) e da Amazônia (açaí e cupuaçu), além dos tradicionais campeões de venda – uva, pêssego e manga. O preço médio do produto deve ficar um pouco abaixo do dos líderes.

Fonte: O Estado de São Paulo

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Adobe anuncia Creative Suite 5

A Adobe anuncio no último dia 12 todos os detalhes sobre o pacote Creative Suite 5, a nova geração com 15 aplicativos para diversas áreas como design, desenvolvimento, vídeo e web.

Dos mais de 250 recursos criados para todos os softwares. O destaque foi para o After, Premiere e Photoshop que agora tem suas versões 64 bits no Mac OS X, o que traz um desempenho melhor. Vou listar aqui algumas novidades que achei interessante, lembrando que você pode conferir todos os detalhes clicando no ».

O Dreamweaver vem com o teste múltiplos browser de forma mais eficiente e agora passa e ter também o teste de frameworks, que permite que sejam testados CMS’s como WordPress, Joomla! e Drupal. »

O InDesign ganhou suporte a formato digital, ou seja agora é possível criar ebooks interativos, lembrando que os mesmos poderão ser visualizado no iPad. »

Já o Photoshop foi totalmente aprimorado, desde o recursos de bordas (magic) e agora conta com o Famoso Content-Aware Fill, já mostrado aqui.

O Illustrator ganhou melhorias em suas ferramentas e aprimoramentos, e agora passa a contar com pontos para criar perspectivas realistas, com profundidade e distância coerentes. »

Além disso, todos os programas incluem um software chamado CS Live, que permite a colaboração de diversos usuários.

Abaixo você pode conferir os preços e mais detalhes sobre os pacotes da Adobe, que atualmente estão em pré-venda, e estarão disponíveis em maio.

Se você não assistiu a apresentação online, assista aqui.

Fonte: www.espaco.com/design

Tenha uma cadeira natural em seu jardim



Armadura de cadeira é feita para ser “plantada” no seu gramado.

Gosta de sentar na grama? Imagine se esta fosse feita exatamente para isso...

Esse projeto de papelão reforçado é feito para ser colocado sob o gramado e depois coberto com grama fresca. Após algumas semanas, você tem uma cadeira de gramado!

Fonte: Hype Desire

Guardanapos de origami



Guardanapos especiais já vêm com as indicações de dobradura para criar belos origamis.

É claro que uma mesa de jantar fica mais chique se os guardanapos de linho já estão dobrados no formato de cisnes delicados, mas vamos ser sinceros: as crianças não vão ver nenhuma graça nisto.

Se a intenção é distrair quem está com tédio sem fazer bagunça, uma sugestão legal são os guardanapos da foto. Eles trazem impressas as orientações para quem quer fazer origami. São quatro figuras possíveis: um pássaro, uma camisa, um sapatinho e outro não-identificado por nós, editores sem muita imaginação (se você sabe o que é com certeza, conte-nos!).

Cada pacotinho vem com 10 guardanapos de cada origami (40 no total). Custa 4,99 libras.

Fonte: Hype Desire

Bicicleta de corrida da Ferrari



O modelo, de edição limitada, foi criado em conjunto com a marca italiana de bicicletas Colnago.

Conhecida por fazer belos carros como o 599 GTO, a Ferrari também decidiu se aventurar no mundo ciclismo. A Colnago e a Ferrari juntaram suas forças para criar a bicicleta de corrida Ferrari Di2 edição limitada.

Feita de fibra de carbono, a bicicleta pesa apenas 6kg. Ela usa tecnologia de ponta como a Dura-Ace Di2, um sistema eletrônico que otimiza as engrenagens e mantêm a corrente apertada e endireitada, ajudando a eliminar possíveis erros.

A Ferrari Di2 é uma bicicleta de edição limtada. Serão produzidas apenas 50 unidades e cada uma custará US$16.850 mil na Ferrari Store. O pedido demora cerca de 60 dias para ser entregue.

Fonte: Hype Desire

Hello Kitty estampa rótulos de vinhos

Mais um produto inusitado acaba de entrar no portfólio da gatinha japonesa Hello Kitty. A personagem, apesar de ser um desenho, conquistou vários fãs adultos. Aproveitando a fama da personagem, a vinícola italiana Tenimenti Castelrotto se juntou à distribuidora de produtos de luxo Camomilla, também italiana, para lançar o vinho da Hello Kitty.

As garrafas têm a gatinha no rótulo, além do desenho da bandeira da Itália. Atualmente os vinhos da personagem são distribuídos em Cingapura, Estados Unidos e Rússia através do site http://hellokittywine.com/

Especial Copa do Mundo

A Copa está chegando. E começam a surgir embalagens temáticas

A Copa do Mundo da África do Sul começa no dia 11 de junho, mas começam a pipocar lançamentos com embalagens temáticas, de refrigerantes a cadeados.








Promoção Coca-Cola nas embalagens

A promoção Coca-Cola Carregadores da Bandeira, que levará jovens de 12 a 16 anos para a primeira Copa do Mundo FIFA sediada no continente Africano, tem as embalagens como carro-chefe. A Oz Design desenvolveu mais de 20 embalagens de Coca-Cola, Coca-Cola Zero e Guaraná Kuat que divulgam a promoção.

Santa Clara uniformizada

Com a aproximação da Copa do Mundo da África do Sul, três marcas do Grupo Santa Clara receberão “novos uniformes” para o evento esportivo. As embalagens dos cafés 3 Corações ganharam cores verde, amarela e azul no frontal. Nos cafés Santa Clara e Letícia, aparecem a bandeira do Brasil e imagens de torcedores, respectivamente. Os produtos chegarão aos pontos-de-venda na segunda quinzena de abril e poderão ser encontradas até o final da Copa.

Cadeado verde e amarelo

A Papaiz lança uma edição limitada de cadeados com a temática da Copa do Mundo. São dois modelos: um faz homenagem aos anos em que o Brasil foi campeão o outro com as cores da bandeira nacional em desenhos irregulares. As embalagens temáticas são assinadas pela Pande Design Solutions e chegarão aos pontos-de-venda em maio.

Kits da Phisalia têm produtos e revistas

A Phisalia lança kits “Torcida Trá Lá Lá Kids”. O produto estará disponível em três fragrâncias – Sem Embaraço, Vitaminado e Anti Frizz. Cada pack contém xampu, condicionador e uma revista temática sobre futebol: “Brasil, o País do Futebol” (xampu e condicionador Vitaminado), “A Copa do Mundo é Nossa”, (xampu e condicionador Sem Embaraço) e “Vamos para a África?” (xampu e condicionador Anti Frizz). Os kits traz uma tabela com todos os jogos da Copa.




TAM usará bagaço de cana em embalagens de refeições


A partir deste final de semana, algumas rotas internacionais feitas pela TAM Linhas Aéreas, na classe econômica, terão embalagens biodegradáveis para as refeições. As embalagens plásticas serão substituídas por recipientes feitos de bagaço de cana-de-açúcar. O desenvolvimento do novo material foi feito em parceria com a empresa LSG Sky Chefs, fornecedora de catering aéreo.

O objetivo é reduzir em 47% o uso de plástico. Os biodegradáveis serão utilizados nas bandejas, caçarolas completas e saladeiras.

Os voos que receberão inicialmente os novos recipientes são das rotas na América do Sul.

Fonte: Coluna Guilherme Barros, IG

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tropeços no recrutamento

Conheça os erros que os recrutadores e os profissionais cometem durante a entrevista de emprego e aproveite melhor a próxima oportunidade de mudar de trabalho

http://vocesa.abril.com.br/imagens/0141/141-carreira-003-630x270.jpg

Neste início de ano, o mercado de trabalho está aquecido e receber uma proposta de emprego voltou a ser frequente. "Em praticamente todas as áreas está ocorrendo uma retomada de planos de contratação", diz Marcelo De Lucca, diretor executivo da Michael Page, empresa de recrutamento com sede em São Paulo. Nessa fase, um velho fantasma assombra os profissionais: a entrevista de emprego. Muita gente ainda comete deslizes durante o processo de seleção. Despreparo e ansiedade excessiva são as principais razões que levam as pessoas a desperdiçar a oportunidade de conquistar um emprego melhor.

Os recrutadores também falham. No final do ano passado, um grupo de 40 profissionais de diversos setores e de todas as partes do Brasil se reuniu pela internet e passou a trocar informações sobre as más experiências por que passaram durante a disputa por uma vaga. Das conversas, saiu uma lista de 13 hábitos que headhunters e áreas de seleção das empresas deveriam evitar. Em geral, os recrutadores sabem lidar com situações inusitadas e gafes dos candidatos. E avisam que só casos extremos realmente comprometem o entrevistado. O bom headhunter procura fazer uma avaliação profissional do candidato sem dar espaço para reações emocionais.

“Não cabe ao recrutador se envolver pessoalmente ou se irritar porque o profissional fala de determinada forma ou tem certa postura”, diz Juliana de Lacerda, sócia-diretora da consultoria Gnext, em São Paulo. De maneira geral, os casos graves tanto para um lado quanto para o outro são as exceções. Os recrutadores lembram ainda que um perfil de candidato pode ser ótimo para uma empresa e péssimo para outra. “O headhunter competente sempre busca atender às necessidades da companhia que o contratou”, explica Juliana.

FALHAS DO CANDIDATO
Um comportamento que elimina o candidato em uma entrevista de emprego é falar mal de ex-chefes. “Já aconteceu de um executivo criticar a própria empresa pela qual ele estava concorrendo à vaga”, diz Ana Paula Passarelli, headhunter da Passarelli Consultores, em São Paulo, que trabalha com posições de alto escalão. Sempre se pede ao candidato que não minta nas competências, como fluência em inglês, ou apresente falsas referências profissionais. Omitir questões importantes para a posição também não adianta: você será desmascarado mais cedo ou mais tarde. “Um candidato escondeu ter medo de avião durante uma seleção para uma vaga que previa muitas viagens”, conta Ana Paula. “Ele foi contratado e demitido logo depois.” Seja honesto. Se você for o candidato ideal, a empresa vai contratá-lo independentemente de um ponto fraco, que poderá ser trabalhado, depois, em treinamentos.

Um processo seletivo é coisa séria. Se você não pretende deixar seu emprego, não entre na disputa. Headhunters dizem que é comum encontrar gente que está interessada apenas em testar a empregabilidade ou saber se o salário está na média do mercado. “Ninguém quer perder tempo com leviandades. Há outros meios de conhecer a remuneração para sua função, como pesquisas de mercado ou mesmo sondagens com conhecidos do meio”, diz Danielle Sarraf, diretora de RH do grupo de agências publicitárias PPR e ex-headhunter da Mariaca & Associates. Mesmo para quem estásatisfeito na empresa atual, é praxe haver uma conversa pessoal. Para ir além desse ponto, avise o recrutador que a intenção de deixar o cargo atual é baixa, até porque, em muitos casos, o headhunter não pode dizer num primeiro momento qual é a empresa e o salário oferecido.

Os recrutadores percebem logo quando o profissional está tentando enrolar. Por isso, seja objetivo e evite ficar contando histórias longas. Fuja de perguntas que visam verificar uma determinada competência ou experiência. “Também recomendo tomar cuidado para não discutir detalhes sem importância da contratação, como a marca do celular que a empresa oferece”, diz Carlos Eduardo Ribeiro Dias, sócio-gerente da Asap, divisão da Fesa, empresa de recrutamento para cargos de média gerência. É importante ser flexível e encontrar na agenda um horário para fazer as entrevistas inerentes ao processo. A contratação pode não ser definida apenas pelo headhunter — o mais comum, aliás, é que um gestor da empresa também converse com o candidato. “Em alguns casos eu já fiz as primeiras entrevistas, a companhia contratante quer conhecer o candidato e tem gente que fica propondo horários inviáveis ou remarcando inúmeras vezes”, diz Carlos Eduardo, da Asap. Obviamente, na cabeça da empresa e do caça-talentos, isso sinaliza pouco interesse do candidato. Se você já se decidiu por recusar um convite, diga o quanto antes aos envolvidos.

QUANDO O RECRUTADOR ERRA
Uma questão que irrita bastante os candidatos a um emprego é a falta de feedback dos recrutadores. A queixa é que os headhunters desaparecem após a entrevista, sem dizer por que o candidato não ficou com a vaga. “Com exceção de cargos altos, o que se pode fazer é dar retorno técnico, se ele foi bem ou não no inglês, por exemplo”, diz Fabiana Nakazone, gerente da DM Especialistas, divisão do grupo DMRH, responsável pela seleção de profissionais até cargos de média gerência para companhias como Unilever, Johnson & Johnson e Dow Chemical. “Mas recomendar que um candidato mude características da sua personalidade só porque uma empresa não gostou é colaborar para limitar a visão do profissional em relação a outras oportunidades.”

Pregar rótulos em candidatos é uma atitude errada, mas que ocorre. O engenheiro Carlos Reimer, de 33 anos, gerente de operações da companhia de calçados Kenner, em Campina Grande, na Paraíba, conta que foi difícil superar o estereótipo quando deixou uma empresa estatal de energia. “Era visto como o funcionário público que tem salário alto e produtividade baixa, o que, em tese, significaria falta de ambição”, explica Carlos. O candidato não precisa responder a perguntas que nada tem a ver com o cargo. “O foco na entrevista deve ser o lado profissional, mas já vi recrutador verificar a posição social do profissional”, diz a psicóloga Ana Fraiman. Num caso assim, questione que diferença isso faz. Perguntas constrangedoras também ocorrem e, dependendo do tom, o melhor a fazer é descartar a empresa rapidamente, como conta Márcia Hasche, da consultoria Valor Pessoal, especializada em clima organizacional.

“Um recrutador certa vez perguntou se eu tinha filhos e o que fazia para evitar”, lembra. Headhunters também têm problemas em otimizar a agenda. No ano passado, um caça-talentos pediu ao administrador de empresas Edson Salvio Jr., de 39 anos, atualmente desempregado, que adiantasse em uma hora o início da entrevista. “Quando ele ligou, faltava apenas uma hora e meia para o novo horário sugerido. Topei, mas avisei que poderia me atrasar uns 15 minutos. Chegando lá, ele fez a entrevista às pressas porque já havia outro candidato esperando”, diz Edson. “Pior que isso só quando um entrevistador marcou o encontro na praça de alimentação de um shopping em pleno horário de pico. E a conta ficou para eu pagar.”

CUIDADO COM FALSOS RECRUTADORES
O cientista da computação Samuel Vaz, de 30 anos, analista de tecnologia da Webfoundations, em São Paulo, caiu numa cilada conhecida no mercado. Foi convidado a participar de um processo mas, na hora da entrevista, descobriu que do outro lado não havia um headhunter. “Era uma empresa que oferece aconselhamento de carreira e assessoria de análise de currículo”, lembra. O serviço custaria 2 000 reais. “Ela até conseguia marcar entrevista com uma ou outra empresa, mas ficava sob minha responsabilidade convencê-la a me contratar. E só avisavam que o serviço seria cobrado no meio do terceiro encontro”, diz Samuel.

AS 13 MAIORES MANCADAS DOS CANDIDATOS, NA OPINIÃO DOS RECRUTADORES

1
Omitir fatores que são requisitos importantes para a posição, como a impossibilidade de mudar de cidade ou de viajar com frequência.
2 Discursar autoelogios, usando adjetivos batidos como “dinâmico”, “criativo”, “inovador”, e tudo na primeira pessoa: “eu fiz”, “eu consegui”.
3 Perder a linha de raciocínio contando “causos”, ou se justificar em excesso, fazendo papel de vítima.
4 Questionar detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista, como qual modelo de celular a empresa oferece.
5
Faltar ao encontro e não avisar com antecedência, ou cancelar e remarcar várias vezes.
6 Não ser transparente ao explicar o motivo do desligamento das empresas em que trabalhou.
7 Não dar bola a uma sondagem por estar bem empregado ou por considerar- se muito competente.
8 Dar sequência a um processo seletivo apenas para testar a empregabilidade, ou para saber se o salário está na média e desistir depois.
9 Fazer leilão do tipo “quem paga mais” entre as ofertas da nova empresa e as contrapropostas da empresa atual.
10 Manter o celular ligado durante a conversa. Pior ainda quando resolve atender
11 Exceder na ansiedade e ficar perguntando todos os dias sobre o andamento do processo
12 Insistir para que o entrevistador revele o pacote de remuneração, ou a empresa contratante, antes da hora.
13 Falar de forma negativa ou revelar informações confidenciais sobre as empresas em que atuou e sobre os profissionais com quem trabalhou.

Fonte: Voce SA

Técnica ajudaria a datar Santo Sudário

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/santo-sudario-20100326094754.jpg
Sudário e outros objetos históricos poderão ser datados sem destruição

Cientistas apresentam novo método de datação por carbono 14 que poderia ser usado para avaliar objetos históricos, como o Sudário de Turim.

A famosa análise que determina a idade de artefatos antigos é muitas vezes rejeitada por museus e historiadores porque exige que um pedaço da peça seja removido.

O novo método, apresentado na terça feira durante o 239º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química (ACS) em São Francisco, dispensa essa e outras etapas que destroem parte da amostra. Ele foi criado por uma equipe liderada pelo Dr.Marvin Rowe, professor emérito da Universidade Texas A&M.

A datação de carbono convencional estima a idade de artefatos baseado na taxa de decaimento do isótopo radioativo carbono-14 – uma variante do carbono que existe em todos os seres vivos.

Isso significa que todo material de origem animal ou vegetal (como tecidos, ossos, couro) pode ser datado por meio desse método. O primeiro passo é remover uma amostra dos objetos que será tratada com um ácido forte e uma base forte e, em seguida, queimada em uma pequena câmara de vidro. Esse processo irá produzir o gás dióxido de carbono cujo carbono 14 será analisado. Cientistas então comparam a quantidade do isótopo encontrada na amostra com a quantidade de C-14 que estaria presente na atmosfera de um período específico da historia.

Na nova técnica do dr. Rowe, chamado de “datação de carbono não destrutiva”, o artefato é colocado em uma câmara especial com um plasma (um gás eletricamente carregado). De forma lenta e suave, este gás oxida a superfície do objeto e produz carbono 14 para análise sem danificá-lo. Isso significa que o objeto não é mutilado.

Os pesquisadores usaram o método para analisar cerca de 20 substâncias orgânicas que já haviam passado pela análise antiga, entre elas madeira, couro, pelo de coelho, um osso com carne mumificada e um tecido egípcio de 1.350 anos. Todos os resultados bateram com aqueles da datação convencional. Tanto o método antigo como o novo podem estimar objetos de até 50 mil anos.

Como a câmara de vidro pode ser feita para acomodar grandes objetos, os pesquisadores estão entusiasmados com o método, que pode ser adotado para analisar objetos dos quais não é possível retirar freqüentes amostras - como obras de arte ou até mesmo o Santo Sudário.

Também chamado de Sudário de Turim, esta é uma peça de linho bastante controversa, que alguns acreditam ter envolvido o corpo de Jesus Cristo após sua morte. Diversos estudos, inclusive uma datação com carbono 14, foram feitos na peça - mas os resultados sempre acabam contestados (seja por céticos, seja por crentes de sua autenticidade). O fato de ela poder ser analisada repetidas vezes sem danificar o tecido é crucial para descobrir sua real idade.

A equipe do Dr Rowe sabe, no entanto, que precisa de muito mais dados para convencer museus e historiadores a liberarem peças para uso neste método – e os cientistas agora trabalham no aperfeiçoamento da técnica.

Fonte: info.abril.com.br

Delete para valer com o Eraser

Delete para valer com o Eraser
Apagou um arquivo sigiloso e não quer que ninguém o recupere? Use um programa como o Eraser

Sabia que quando você deleta um arquivo ele ainda pode ser resgatado durante um bom tempo? Por isso, quando quiser realmente se livrar de um documento, use um programa próprio para a tarefa, como o Eraser, que também conta com uma versão portátil para você carregar no pen drive. Para fazer exclusões, clique em File > New Task. Escolha a opção Files In Fold, se quiser apagar todos os arquivos de uma pasta, ou clique em File e escolha o arquivo caso queira apagar um item específico.Quando concluir, clique em OK. Se quiser adicionar novas tarefas, repita o procedimento. Depois de definir todas as tarefas, clique no botão Run para executá-las.



Fonte: info.abril.com.br

Brasil lidera em ataque a contas bancárias na web

http://www.dominiomarinho.com.br/wp-content/uploads/2009/12/hacker.jpg

Um levantamento feito pela empresa de segurança virtual Kaspersky Lab mostra que, em 2009, o Brasil foi o alvo predileto das ameaças virtuais cujo principal objetivo é roubar dados e senhas bancárias. De acordo com a empresa, que detectou e analisou cerca de 35 mil ameaças diárias ocorridas em 10 países, as máquinas brasileiras foram o endereço de 36% dos ataques. Em seguida vêm China, com 21%, e Espanha, com 8%.

Dmitry Bestuzhev, analista de Pesquisas Globais da Kaspersky Lab para a América Latina, informa que, tecnicamente, as ameaças são conhecidas como 'trojansbank'. No Brasil, o termo 'trojan' foi traduzido para cavalo de Troia, em referência ao fato de que o usuário permite, sem saber, a instalação da ameaça ao abrir um link ou baixar um aplicativo no computador. Bestuzhev explica que um dos motivos que fazem do Brasil o destino predileto desse tipo de crime é o País ser, também, o maior produtor mundial de trojansbank. "Isso faz com que os ataques domésticos sejam maioria", diz.

Edison Fontes, professor de Segurança da Informação da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), afirma que as ameaças podem chegar na forma de mensagens falsas atribuídas a órgãos públicos ou bancos. "O usuário deve ser frio diante do computador e não executar nenhuma ação pedida na mensagem", alerta.

Bruno Rossini, gerente de Relações Públicas da Symantec, especializada em segurança virtual, afirma que a internet é o ambiente mais agressivo em que uma pessoa pode estar. "Há uma tentativa de crime a cada quarto de segundo", diz. Segundo ele, há decisões judiciais que isentam o banco de ressarcir o cliente em caso de comprovação de roubo de dados de clientes que acessaram links falsos ou tiveram o acesso a um endereço correto redirecionado para página falsa como consequência de uso de máquina contaminada.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

União Europeia vê etanol brasileiro como solução

http://www.mocho.pt/local/local/ciencia3d/quimica/bibmolec/modelos/etanol.jpg

Bloco pensa em comprar produto do Brasil para alcançar meta de veículos com biocombustível até 2020

A União Europeia (UE) terá de importar etanol do Brasil se quiser atingir a meta de ter 5,6% de sua frota de veículos movida por biocombustíveis até 2020. A conclusão é da Comissão Europeia, que, em seu mais completo estudo sobre o tema, divulgado ontem, concluiu que a Europa não tem como produzir etanol suficiente para atingir a meta.

Além disso, se a UE tentar a autossuficiência, o impacto ambiental será grave. A estimativa dos europeus é que, até 2020, a produção de etanol no Brasil dará um salto de quase 140%. Não se trata de uma decisão para começar a importar imediatamente. Mas observadores apontam que o documento é o aval que faltava para se avançar na abertura do mercado europeu ao etanol brasileiro.

Segundo o estudo, a melhor opção que a UE tem hoje para se abastecer é abrir seu mercado para o Brasil. A decisão resultaria num incremento de 4 milhões de toneladas para a produção brasileira até 2020, equivalente a 15%. E, se a liberação das tarifas de importação europeias for adotada, a produção brasileira terá um aumento de 5,8 milhões de toneladas (20%).

Em 2008, os 27 países do bloco chegaram a um acordo para garantir que, em 2020, 10% do combustível seja renovável na Europa. Desse total, 5,6% viria do etanol. Isso significa que a Europa terá de consumir 17,8 milhões de toneladas a mais de etanol em dez anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre etanol.

Fonte: portalexame.abril.com.br

domingo, 11 de abril de 2010

Personagens colaboram em campanha contra a obesidade infantil

Autoridades britânicas irão utilizar personagens de desenhos animados na sua nova campanha de marketing contra a obesidade.



Os personagens Wallace e Gromit irão estampar anúncios que irão chamar atenção das pessoas para o problema da obesidade que tem se tornado uma epidemia mundial.

O objetivo da campanha é conscientizar a população da relação direta que há entre o aumento de peso e da probabilidade de desenvolver doenças crônicas e degenerativas como hipertensão arterial, doenças do coração, problemas circulatórios, diabetes dentre outras.

O objetivo final é reduzir as atuais 9.000 mortes anuais decorrentes de complicações pela obesidade, trazendo economia aos cofres do governo, que prevê o custo de 50 milhões de libras em 2050.

Pesquisas realizadas na Inglaterra revelam que 6% da população não compreendem a ligação entre a obesidade, o excesso de peso e os problemas de saúde decorrentes destes, afirma o diretor geral de Saúde britânico Liam Donaldson. "Se nada for feito, 90% das crianças terão peso acima do normal em 2050, e serão vulneráveis à diabetes e outras doenças."

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem atualmente 1,82 bilhões de crianças entre 0 e 14 anos no mundo (28% da população mundial), e em média 15% delas (273 milhões de crianças) estão obesas. Esse percentual é o mesmo no Brasil, que tem mais de 50 milhões de crianças (7,5 milhões de obesas) segundo o IBGE.

Os anúncios vão mostrar a evolução do homem, desde os primeiros humanos até os atuais gorduchos, abusando de figuras coloridas dos personagens e despertando a consciência dos pais para o problema. Pelo menos é o que se espera.

Fonte: www.obesidade.online.pt

Rio e SP apagam as luzes na Hora do Planeta

Rio e SP apagam as luzes na Hora do Planeta

As duas maiores cidades do país e outros 71 municípios brasileiros aderiram à campanha global “Hora do Planeta” adotando um “apagão” voluntário em vários pontos públicos.

A “Hora do Planeta” é uma iniciativa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) que, este ano, conseguiu a adesão de cidades em 117 países. A ideia de apagar as luzes por uma hora (das 20h30 às 21h30 no horário de Brasília) visa fomentar o debate em torno da necessidade de preservar o planeta, poupar energia e produzir eletricidade de forma limpa.

Na cidade do Rio de Janeiro, as praias de Ipanema e Copacabana tiveram a iluminação pública cortada por uma hora. O Cristo Redentor, principal cartão postal da cidade, ficou sem iluminação no período.

Em São Paulo, símbolos da cidade como o estádio do Pacaembu e o Parque do Ibirapuera ficaram as escuras. Em Brasília, o Congresso Nacional teve a energia cortada. Ao todo, 19 das 27 capitais brasileiras registraram algum tipo de ação pública em respeito à “Hora do Planeta”.

Em Manaus, o Teatro Municipal ficou sem energia. Em Belém, o monumento a ficar sem eletricidade foi o mercado Ver-o-Peso. Além das iniciativas públicas empresas privadas como Vivo, Telefônica e Pão de Açúcar desligaram as luzes de seus edifícios e lojas.

De acordo com a WWF, cerca de um bilhão de pessoas no mundo participaram da ação ecológica. Cartões postais como as pirâmides do Egito, o Mosteiro dos Jerônimos, em Portugal, e a Torre Eiffel, em Paris, ficaram às escuras por uma hora.

Em Roma, o Coliseu e a Basílica de São Pedro ficaram sem luz.

Fonte: info.abril.com.br

sábado, 10 de abril de 2010

Buraco-negro seria construtor de galáxia

Buraco-negro seria construtor de galáxia
Ilustração mostra o quasar alimentando uma galáxia companheira

O que veio primeiro: o buraco negro ou a galáxia em seu entorno?

As respostas para essa pergunta no estilo “o ovo ou a galinha” podem ter sofrido uma reviravolta com as novas análises feitas pelo Observatório Europeu do Sul (ESO).

Um estudo revela que buracos-negros podem estar construindo as galáxias ao seu redor – fato que ajudaria a explicar como a massa de alguns deles é maior em galáxias que contenham mais estrelas.

As observações foram feitas em um objeto peculiar, o quasar HE0450-2958, a 5 bilhões de anos – luz. Normalmente, os quasares são estruturas extremamente brilhantes e distantes, que contém um buraco-negro de grande massa envolto por uma galáxia. No entanto, o HE0450-2958 é o único quasar conhecido que não possui uma galáxia hospedeira.

Até agora, especulava-se que essa galáxia estaria escondida sob poeira e, por isso, astrônomos usaram instrumentos em infravermelho para fotografá-lo. Ao invés de encontrar poeira, os pesquisadores descobriram que uma galáxia aparentemente deslocada do quasar estava produzindo estrelas freneticamente.

Enquanto nenhuma estrela foi achada ao redor do buraco-negro, essa galáxia companheira a 22 mil anos-luz do quasar está repleta de jovens estrelas – sua taxa de formação é de cerca de 350 sóis por ano (100 vezes mais rápido do que a média no restante do universo).

O quasar está expelindo jatos de partículas energizadas e gás em direção à sua companheira. A injeção de matéria e energia na galáxia indica que o próprio buraco esteja induzindo a formação de estrelas, criando sua própria galáxia hospedeira.

Cientistas acreditam que os dois objetos devem se unir em breve – e o buraco-negro finalmente será “vestido” pelas estrelas. A descoberta abre novas possibilidades de explicação para a formação dessas estruturas. Outros experimentos serão realizados para comprovar essas informações.

Fonte: info.abril.com.br

Pesquisa revela opinião dos pais sobre publicidade infantil

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvM-PDd0ovDXLaSk4M75plKICiybRF7VUQMZlhPMevHSWGzKArmbco073Tf24ZxgasNz8ihSMoCaEKRAuxnGCyU5QdZpqClOFaav5Xsax7AKFbNP-Ci4mlrXudiFqVU332vTlqMUEwGZE/s400/img_institucional_home_destaque.jpg

O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encomendou uma pesquisa junto ao Datafolha para medir a percepção dos pais com filhos entre 3 e 11 anos completos sobre alguns aspectos das propagandas direcionadas às crianças.

A pesquisa foi apresentada à imprensa no dia 16 de março, no encontro para jornalistas que ocorreu no 3º Fórum Internacional Criança e Consumo.

Além da apresentação da pesquisa à imprensa, os jornalistas participaram de um debate sobre consumo infantil, com a presença de Benjamin Barber , Susan Linn e Helio Mattar .

O Fórum, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de março, no Itaú Cultural, tratou de três temas-chaves: Honrar a Infância, Refletir o Consumo e Brincar.

Pesquisa Datafolha

O levantamento foi realizado na cidade de São Paulo entre 22 e 23 de janeiro de 2010. Foram ouvidos 411 pais e mães de todas as classes econômicas, com destaque para a classe C, que correspondeu a 52% dos entrevistados. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.

Algumas conclusões da pesquisa:

Pedido dos filhos:


- Sete em cada dez pais entrevistados afirmaram serem influenciados pelos filhos na hora da compra. Maior incidência entre os homens.

- Para os pais, o maior influenciador dos pedidos dos filhos, entre sete itens estimulados,são as propagandas (38%). Em seguida estão os personagens ou filmes e programas de TV (18% e 16%, respectivamente).

Restrições ao marketing e à publicidade:

- 73% dos pais concordam que deveria haver restrição ao marketing e propaganda voltada às crianças.

- O consumismo infantil, a disponibilidade de dinheiro, as questões relativas à alimentação, sexo e violência são os principais argumentos dos entrevistados que disseram que deveria haver restrição às propagandas.

Alimentação:

- Preocupação dos pais: Evitar a exposição à violência (80%) e ter uma alimentação saudável (75%), foram apontadas como as principais.

- Pedidos dos filhos:Os pais apontaram, espontaneamente, alguns pedidos que os filhos costumam fazer – as guloseimas foram as mais mencionadas: chocolate/bala/chiclete/doce/bolacha – 43%; bolacha salgada/salgadinho – 34%; sorvete – 32%.

- Os pedidos mais frequentes são observados nas duas faixas etárias estudadas (de 3 a 7 e de 8 a 11 anos completos), mas os percentuais são mais altos entre os mais novos.

- Frequência de consumo: bolachas (82%), refrigerantes (70%) e salgadinhos (64%) são alimentos consumidos algumas vezes por semana, pelas crianças de 3 a 11 anos.

- Influência de estratégias de marketing: Estimulados a responder se concordavam ou não com a frase “A oferta de prêmios e brindes influenciam a escolha do produto/ alimento pelo(s) meu(s) filho(s)”, 75% dos pais concordaram.

Fonte: www.itu.com.br

Procon multa lojas online por entrega falha

http://clikeveja.files.wordpress.com/2009/09/procon1.jpg

A Fundação Procon em São Paulo multou 47 empresas – entre lojas físicas e online – por não cumprirem a “lei da entrega”.

Uma regra do Código do Consumidor, publicada em outubro do ano passado, determina que lojas que vendem produtos para entregá-los depois devem agendar o turno para deixar a mercadoria com o consumidor.

Os turnos podem ser das 8h às 12h, 12h às 18h ou 18h às 23h. Quem compra, por exemplo, uma geladeira online, deve ser avisado exatamente do dia e turno em que o produto será entregue. Lojas que atrasam a entrega ou não agendam o turno foram multadas.

A ideia é não deixar o consumidor esperando um dia inteiro pela entrega do produto. Segundo o Procon, nove lojas online foram autuadas nesta operação.

A fundação afirma que a desobediência a essa legislação caiu nos últimos meses, mas continua alta. Cerca de 28% das lojas não cumprem com rigor a regra de marcar horário para efetuar a entrega de um produto.

As empresas terão o direito de recorrer da autuação, mas se forem condenadas devem pagar multa de até R$ 3,2 milhões.

Usuários que comprem produtos na web e não os recebam no prazo adequado podem prestar queixa contra a loja online ao Procon.

Fonte: info.abril.com.br

O rótulo é o problema

http://imagem.vilamulher.com.br/temp/rotulos-cosmeticos-280408.jpg
Há cerca de 10 anos atrás se iniciou uma onda de alimentos saudáveis. Fabricantes de guloseimas como biscoitos, balas e salgadinhos, dentre outros, têm buscado alternativas para tentar se livrar do titulo de “vilões” e inimigos da boa forma. Da noite para o dia, muitos produtos passaram a contar com sais minerais, vitaminas e outros nutrientes, adotando o rotulo de saudável apenas para inclusão na classe dos “alimentos funcionais”.

Não há nada errado em combinar nutrientes em alguns produtos para torná-los mais saudável, como forma de prevenir doenças – adição de vitamina D ao leite evita problemas ósseos nas crianças; adição de iodo ao sal previne o bócio. O problema ocorre quando o anúncio desses ingredientes mascara outras substâncias contidas nos produtos, como sal, açúcar e gorduras em excesso, podendo levar a males no organismo da criança que está em desenvolvimento.

Desde o inicio de 2009 autoridades americanas de saúde e defesa do consumidor tem apertado o cerco juto aos fabricantes de alimentos funcionais justamente pela promessa que os rótulos carregam, levando em muitos casos ao engano do consumidor.

No Brasil a regulamentação desse tipo de publicidade é mais rigorosa, pois todos os produtos devem ter seus rótulos aprovados pela ANVISA. No entanto, situação semelhante começa a ocorrer por aqui também.
Dessa forma, ressalto a importância de sempre ler todo o rótulo identificando os ingredientes contidos no produto.

Fonte: Revista Exame

País tem uma das tarifas de energia mais caras

http://www.friccoes.redezero.org/wp-content/uploads/2008/01/lampada.jpg
Em meio a uma sucessão de apagões, o brasileiro paga uma das tarifas de energia mais caras do mundo. Segundo levantamento da consultoria Advisia, por encomenda da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), as tarifas no País só perdem para as cobradas na Alemanha, numa comparação com 7 países industrializados.

O levantamento aponta que a tarifa paga pelo consumidor brasileiro - seja residencial ou industrial - é mais alta do que as do Canadá, Estados Unidos, Noruega, França e México. O estudo usa dados de 2007, por causa da defasagem nos sistemas internacionais de consulta, como a Agência Internacional de Energia (AIE). Mas, segundo especialistas, a relação não mudou substancialmente.

Na época, a tarifa residencial média no Brasil era de US$ 184 por megawatt-hora (MWh) e a industrial, de US$ 138 por MWh. O valor mais baixo para residências era encontrado na Noruega, de US$ 48 por MWh. No segmento industrial, o Canadá tinha a melhor tarifa: US$ 68 por MWh. Na Alemanha, que tinha as maiores tarifas, os consumidores residenciais pagavam US$ 212 por MWh e os industriais, US$ 84 por MWh.

"Deveria haver alguma relação entre custo de energia e qualidade, até porque boa parte da tarifa brasileira é referente a encargos, incluindo o sistema de transmissão, que está falhando", comenta o presidente da Abrace, Ricardo Lima. Ele cita ainda os Encargos sobre Serviços do Sistema, outra taxa paga para manter a confiabilidade no fornecimento. Ao todo, os encargos e impostos representaram metade do custo da energia comprada pelas indústrias brasileiras em 2007.

A área energética do governo cita justamente a carga tributária como fator preponderante no alto preço da eletricidade, pois o custo da produção de energia está entre os mais baixos do mundo.

A sucessão de falhas, seja em linhas de transmissão ou redes de distribuição, indica que a relação entre custo e qualidade, indicada por Lima, está desproporcional.

Os dados de 2009 ainda não foram fechados, mas especialistas avaliam que os últimos meses foram muito ruins. Esta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma multa de R$ 9,5 milhões à distribuidora Light por interrupções no fornecimento nos meses de novembro e dezembro. Nesta semana, o governo de São Paulo voltou a cobrar explicações da Eletropaulo pelo mesmo motivo.

O levantamento da Advisia indica ainda que, entre os países pesquisados, o Brasil teve o maior aumento de tarifas industriais no período, de 21,6% ao ano, ante 12,7% no México e 1,2% na Alemanha. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: portalexame.abril.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Barrilzinho de 5 litros pleiteia fatias do mercado de cervejas

http://eduardopiovesan.files.wordpress.com/2009/03/barril-heineken.jpg
Utilizados no Brasil há alguns anos pela Heineken e recentemente adotados por cervejarias locais como Petrópolis e Germânia, os minibarris de aço de 5 litros podem se difundir ainda mais no mercado nacional. É essa a opinião de Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata, tradicional fabricante de embalagens metálicas que fechou um acordo de representação exclusiva com a alemã Huber Packaging Group, uma das grandes fabricantes de barris para consumo doméstico de cerveja. “Nossa meta é chegar a 1 milhão de unidades em um ou dois anos”, afirma Teixeira em entrevista a EmbalagemMarca.

Com a explosão do consumo de cervejas, o estoque de latas de alumínio foi todo consumido. Também houve aumento no consumo dos minibarris?

O barril está tendo muito sucesso. É uma embalagem top, para um mercado premium, que tem seu espaço nas festas e reuniões de amigos. Globalmente, o mercado de minibarris não é grande: são produzidos 50 milhões de barris por ano, sendo que o grande consumo se dá na Europa, principalmente na Alemanha, que representa 35% desse mercado. No Brasil ainda estamos no começo da história. Se conseguirmos alcançar 1% do mercado nacional de cerveja já será muito barril. A perspectiva é que alcancemos 1 milhão de unidades por ano em um ou dois anos.

Há expectativa de novos lançamentos no mercado brasileiro?

Há dois tipos de minibarris. Os sem pressão, que existem há cerca de duas décadas – inclusive há alguns anos a Skol chegou a utilizá-los, mas não obteve sucesso – e os com pressão interna. A diferença é que na embalagem sem pressão a cerveja precisa ser consumida em até três dias. No barril com pressão, que é mais caro, a bebida aguenta até um mês depois da abertura. Hoje, utilizam os minibarris de aço, com envase no Brasil, a Cervejaria Petrópolis – que traz as embalagens sem pressão de uma concorrente de Huber, mas que já encomendou um lote dos nossos barris com pressão – e a Germânia. A Heineken, que foi a primeira a adotar essa embalagem, usa uma tecnologia própria, patenteada, e importa a cerveja já envasada da Holanda. Nós trouxemos um lote da Huber e testamos com microcervejarias no Sul, e foi um sucesso. Em breve, acredito que teremos novidades de uma grande cervejaria.

Existe tecnologia para produção dessas embalagens no Brasil?

O problema não é de tecnologia, que sempre podemos trazer. O problema é de escala. As fábricas estão todas na Europa. Não há escala nem mesmo nos Estados Unidos, onde são consumidos 10 milhões de barris/ano. O mínimo para uma fábrica se viabilizar é um consumo de 20 milhões de unidades, já que os investimentos na linha de produção giram em torno de 20 milhões de dólares.

Fonte: Embalagem Marca

DESFILE DE BRINQUEDOS CELEBRA ABERTURA DA ABRIN 2010

http://www.abrin.com.br/modulos/imagem/fotos/fot_abr_pav_22z.jpg

Quase mil convidados compareceram ao clube Monte Líbano, em São Paulo, na noite do dia 6. Na programação, coquetel, jantar e show com Jair Rodrigues.

Já virou uma tradição. Todos os anos, no dia da abertura da Feira Nacional de Brinquedos, a Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, promove uma grande festa de confraternização e de celebração do brinquedo.

Esta edição não foi diferente. No último dia 6, cerca de mil convidados - entre fabricantes, lojistas e convidados - atenderam ao convite da entidade e compareceram ao clube Monte Líbano. Em ritmo de Copa do Mundo, o evento foi temático, com decoração, uniformes das recepcionistas e animadores ligados ao universo do futebol.

O ponto alto da festa foi o desfile de brinquedos. A quase totalidade dos expositores da ABRIN – quase 200 empresas – enviaram sua amostras para serem exibidas aos convidados. Modelos uniformizados desfilaram por entre as mesas do Monte Líbano carregando os brinquedos, enquanto imagens no telão apresentavam os nomes do fabricante e do produto.

Após o jantar, o cantor Jair Rodrigues animou os convidados com um show, que contou inclusive com participação especial de seu filho, Jair Oliveira.

Fonte: abrin.com.br

Fabricantes de brinquedos querem criar gigante do setor

http://www.supernanny.com.br/images/dicas/brinquedo.jpg

Para enfrentar a concorrência do mercado, as fabricantes de brinquedos querem se juntar e formar uma nova gigante do setor.

A discussão vem sendo feita há dois anos por seis empresas, que detêm 40% do mercado, e deve ser concluída nos próximos 90 dias, segundo o presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), Synésio Batista da Costa. Ele participou nesta terça-feira da abertura da Abrin (Feira Nacional de Brinquedos).

"Com essa união, queremos ganhar em escala econômica", afirmou. Segundo ele, a nova companhia surgirá com faturamento de R$ 250 milhões e terá como parceiros minoritários americanos e chineses.

Sem dar mais detalhes sobre os envolvidos no negócio, Costa acrescentou que os proprietários das empresas que irão se juntar deverão ficar no conselho da nova companhia. O presidente da Abrinq disse ainda que o processo está sendo finalizado para ser avaliado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo setor, está a concorrência dos produtos chineses, que têm 45% da fatia do mercado. No ano passado, a indústria de brinquedos foi incluída na política industrial do governo, que prevê uma série de ações para reduzir custos e aumentar a competitividade do setor diante da concorrência com a importação de produtos chineses.

Em 2009, o faturamento do setor foi de R$ 4,4 bilhões, alta de 13% na comparação com o período anterior. "Parte desse aumento se deve ao programa de desenvolvimento da produção e a outra parte foi de crescimento do mercado". Em 2010, Costa prevê um faturamento de R$ 5 bilhões para a indústria de brinquedos.

Fonte: Folha Online

OSX, de Eike, chega dia 19 à bolsa com oferta de até R$9,9 bi



A OSX, companhia de estaleiros do empresário Eike Batista, fará sua estreia na Bovespa no próximo dia 19, com uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que poderá movimentar até quase 10 bilhões de reais.
A operação envolve um lote inicial de 5.511.739 ações ordinárias, com faixa de preço indicativa entre 1 mil e 1.333,33 reais por papel. Se houver demanda, poderão ser ofertados lotes adicional e suplementar de 826.760 e de 1.102.347 ações, respectivamente, de acordo com prospecto publicado nos jornais nesta terça-feira.
Considerando o preço máximo por ação e o exercício integral dos lotes, o giro financeiro da operação alcançaria 9,9 bilhões de reais --uma das maiores já registradas no Brasil.

O período de reserva das ações da OSX começa no próximo dia 9 e se estende até 16 de março. A precificação dos papéis ocorrerá em 17 de março.

No início de fevereiro, a OSX fechou um acordo de cooperação técnica com a gigante sul-coreana Hyundai Heavy, que comparará participação de 10 por cento na companhia.

A aquisição da fatia na OSX pela Hyundai se dará por meio de subscrição de novas ações ordinárias da empresa de Eike Batista.

A oferta da OSX é destinada apenas a investidores institucionais e qualificados. Para o segundo grupo, o pedido mínimo de reserva de ações é de 300 mil reais e o máximo de 1 milhão de reais, segundo o prospecto.

A OSX foi criada para suprir a demanda por plataformas da OGX, empresa de petróleo e gás que também pertence a Eike.

A companhia estima uma demanda de 48 unidades de produção de petróleo e gás a serem afretadas pela OGX para suportar seu crescimento nos próximos 10 anos, com custo estimado de cerca de 30 bilhões de dólares.

O coordenador-líder da oferta da OSX é o Credit Suisse.

Fonte: Portal Exame

Celular pode levar à epidemia de câncer

Celular pode levar à epidemia de câncer
Riscos diminuem consideravelmente se o aparelho for usado não tão próximo à cabeça.

Ignorar os riscos do uso intensivo de celular à saúde é um passo para uma epidemia de câncer, afirmaram defensores de um projeto que exige a fabricantes inserir etiquetas nos aparelhos e em suas embalagens.

"Podemos não fazer nada e esperar para contar os mortos. Foi isso que aconteceu com o tabagismo" antes dos alertas exibidos nas caixas de cigarro, disse David Carpenter, diretor do Instituto para Saúde e Desenvolvimento da Universidade de Albany, aos legisladores.

O Comitê de Serviços Humanitários e Saúde organizou uma reunião para discutir uma proposta de lei segundo a qual o Maine seria o primeiro estado americano a obrigar a inserção de avisos sobre os riscos à saúde nas embalagens de cigarro. Críticos argumentam que a pesquisa não tem fundamento e que a questão tem mais a ver com política do que com ciência e saúde.

O responsável pelo projeto, Andrea Boland, disse que os EUA estão muito atrasados em relação a outros países que já exigem medidas semelhantes aos fabricantes de celulares e promovem campanhas de conscientização.

Carpenter, da Faculdade de Medicina de Harvard e pesquisador especializado em eletromagnetismo, afirmou que as principais evidências do perigo que celulares representam vem da Europa, onde os dispositivos são utilizados há mais tempo do que nos EUA. Ele declarou aos legisladores que os EUA "podem vir a enfrentar uma epidemia de câncer cerebral", se nada for feito para alertas consumidores sobre os riscos que correm

Boland, de Stanford, explicou que os riscos diminuem consideravelmente se o aparelho for usado não tão próximo à cabeça.

O comitê analisará novamente o projeto na próxima semana.

Fonte: info.abril.com.br

Lego abrirá loja conceito no Brasil

Após um crescimento recorde no Brasil, a Lego planeja abrir uma loja no país até o fim do primeiro trimestre de 2010.


O local já foi escolhido: o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. A abertura de um ponto-de-venda da marca pretende criar uma referência da Lego e de seu conceito no mercado nacional para estimular as vendas dos produtos em todo o varejo do país.

Fonte: blogs.abril.com.br

Empresa vende produtos feitos com embalagens descartadas

Quem vai ao Walmart e encontra mochilas, bolsas, nécessaires, guarda-chuvas, entre outros itens, com as marcas dos salgadinhos da Pepsico (Doritos, Ruffles, Fandangos, Cheetos) e do suco em pó Tang, da Kraft Foods, não imagina que por trás desses produtos está uma empresa especializada em transformar lixo considerado não reciclável, como embalagens plásticas flexíveis laminadas, em dinheiro.

A TerraCycle, subsidiária brasileira da companhia homônima americana, é uma empresa que coleta embalagens consideradas não recicláveis para transformá-las em produtos com marcas de empresas. É o que ela chama de “lixo patrocinado”.

Por enquanto, os patrocinadores no Brasil são a Pepsico e a Kraft Foods (nos Estados Unidos, grandes usuários de embalagens, como Nestlé, Danone, Kimberly-Clark e Mars, participam do projeto). Voluntários recolhem as embalagens e as enviam à sede da empresa, em uma casa no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. De lá, as embalagens seguem para os parceiros, cooperativas artesanais que lavam e transformam os invólucros nos itens vendidos no Walmart (de acordo com a TerraCycle, em breve outras duas grandes redes de varejo também estarão com os produtos nas prateleiras).

A TerraCycle funciona da seguinte maneira: os times de voluntários recolhem as embalagens e os patrocinadores bancam os custos logísticos (transporte, limpeza e produção), em troca da marca de seus produtos nos itens transformados.

Cada patrocinador tem suas “brigadas”. Um time de coleta pode ser uma escola, uma ONG, uma empresa, um condomínio ou um grupo de amigos, por exemplo. Os times podem se inscrever em quantas brigadas quiserem para recolher as respectivas embalagens. Quando tiver juntado 100 embalagens ou mais, o grupo coloca tudo numa caixa e cola nela um vale postal pré-pago (fornecido pela TerraCycle). Depois, é só mandar pelos Correios, sem pagar a remessa. Para cada embalagem recebida, a TerraCycle doa dois centavos para entidades que o próprio remetente escolhe. Com o material, a TerraCycle fabrica as peças que são vendidas. O lucro da TerraCycle vem da comercialização dos produtos.

Confiança do e-consumidor chega a 86,28%

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/img/confianca1.jpg
O comércio on-line segue em alta no que diz respeito à satisfação do consumidor. De acordo com o Índice de Confiança do e-Consumidor, estudo desenvolvido pela e-bit em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS), dos brasileiros que realizaram compras pela internet em janeiro, 86,28% dos que participaram da pesquisa afirmaram estar satisfeitos com a transação.

O índice apurado em janeiro foi praticamente igual à média registrada em todo o ano de 2009 (86,3%). "Se considerarmos que em janeiro já tivemos uma marca superior à dos três primeiros meses do ano passado podemos projetar uma média bastante superior para 2010", ressalta o diretor executivo da camara-e.net, Gerson Rolim.

Para a composição do índice são avaliados quesitos como facilidade no momento da compra, clareza nas informações sobre os produtos, preços, navegação, entrega feita dentro do prazo, qualidade do atendimento e do produto, política de privacidade e manuseio e envio das mercadorias. A avaliação dos e-consumidores é obtida por meio de pesquisas nas lojas conveniadas à e-bit – essa avaliação é feita no ato da compra e após o recebimento do produto. Para o índice de janeiro, foram colhidas 140 mil entrevistas em todo o país, nos dias 1º e 31 de janeiro.

Fonte: Cosmetics & Toiletries

Algas podem ser causa de morte de peixes no RJ

Lagoa Rodrigo de Freitas
Pássaro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, em processo de revitalização

Rio de Janeiro - Análises laboratoriais das amostras coletadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) indicam que a mortandade de cerca de 70 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas foi causada pelo acúmulo de matéria orgânica, que provocou a proliferação de algas, prejudicando a respiração das espécies.

Segundo os laudos preliminares, a chuva e a insuficiência de renovação das águas contribuíram para o acúmulo de matéria orgânica. Um laudo mais específico deve sair em uma semana.

O Inea descartou que o acidente ambiental tenha relação com o fato de a comporta do Canal do Jardim de Alah ter sido aberta um dia antes, devido ao rompimento de uma tubulação, e que causou despejo na Praia do Leblon.

O instituto informou que já foi concluída a primeira fase do projeto de recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas, de despoluição das águas e controle do esgoto urbano. No entanto, ainda há muita instabilidade na renovação das águas, o que prejudica o equilíbrio.

A segunda etapa prevê a construção de dutos para garantir a renovação das águas, que ainda está em fase de licenciamento.

A Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a ser monitorada com boias durante 24 horas para acompanhar a alteração na oxigenação da água.

Fonte: portalexame.abril.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Arte feita no computador

Arte feita no computador

Novas ferramentas para criar arte pelo computador dispensam mouse e teclado.

Quando a revista The New Yorker publicou sua edição de 1º de junho do ano passado, a arte da capa causou enorme repercussão. A ilustração, criada pelo artista Jorge Colombo, mostrava uma cena noturna idílica de um carrinho de cachorro-quente em Nova York. Todo o desenho foi feito com o aplicativo Brushes, em um iPhone. Tradicionalmente, computadores e artistas nunca foram melhores amigos. Então por que dessa vez o encontro deu certo?

A tela sensível ao toque do iPhone é a chave, diz Cathy Treadaway, do Instituto de Cardiff da Universidade do País de Gales, no Reino Unido. Segundo a pesquisadora, o display responde ao desejo dos artistas de usar as mãos para se expressar. “Uma das coisas que os artistas tentam fazer quando criam uma obra é comunicar um pouco de si, do seu conteúdo emocional”, diz. E as mãos são uma solução incrível para isso. “Elas são um canal que passa pelo corpo e sai para o mundo. É a maneira como estamos conectados.”

A experiência artística de Cathy mostrou que programas de computador e interfaces tradicionais, como o mouse e o teclado, só atrapalham. O uso desses dispositivos exige atenção a detalhes, como menus, e envolve micromovimentos com o mouse. “Isso faz nossos processos de pensamento trabalharem de modo bem diferente do que se estivéssemos criando com as mãos”, diz.

Ter de se concentrar em comandos de computador pode interferir seriamente nos padrões de pensamento de um artista, acredita Ann Marie Shillito, da Escola de Arte de Edimburgo, no Reino Unido. “É uma verdadeira barreira para a criatividade”, diz. “É por isso que muitos artistas e artesãos, como fabricantes de joias e móveis, abominam trabalhar no computador.” Como mostra a capa da The New Yorker, o cenário está mudando. O aplicativo Brushes, para iPhone, é parte de uma nova geração de tecnologias que permitem aos artistas usar programas que garantem movimentos mais naturais para criar.

Esculturas virtuais

As telas sensíveis ao toque não são a única maneira de fazer isso. Ann Marie lidera uma equipe que desenvolveu um software cujo objetivo está em permitir que artistas recebam feedback físico ao projetar objetos virtuais 3D. A ideia da equipe tem como base um dispositivo tátil chamado Falcon, que vibra e se move para permitir que usuários “sintam” objetos virtuais. Originalmente desenvolvido para jogos 3D, o Falcon é um cruzamento entre joystick e mouse.

À medida que o usuário interage com o controle em três dimensões, seus movimentos são espelhados na tela. Pequenos motores oferecem resistência e geram pequenas vibrações para dar feedback sobre várias propriedades do objeto virtual que está sendo projetado, como peso, textura e forma. “O que temos é a sensação de toque. Como isso é tão natural à nossa forma de interagir no mundo real, significa que podemos acessar o conhecimento que já temos de objetos 3D”, diz Ann Marie.

Daniel Keefe, artista e cientista da computação na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, está convencido de que tecnologias que permitem usar plenamente os sentidos físicos irão aumentar a criatividade na arte por computador. “Perdemos algo quando migramos do mundo físico para um mundo virtual criado apenas por programação.” Ele não acredita, no entanto, que o problema já tenha sido resolvido. “Quero ser capaz de criar com as mãos em um ambiente virtual. Hoje, esse ainda é um verdadeiro desafio.”

Keefe desenvolve o projeto Drawing on Air (“Desenhando no Ar”), em que artistas trabalham em um ambiente virtual 3D. Uma das mãos segura um dispositivo tátil chamado Phantom, enquanto a outra veste uma luva conectada a um computador. Enquanto uma mão define o ponto de início de uma linha, a outra faz o traçado. O dispositivo tátil dá o feedback sobre a textura da superfície, permitindo que o artista sinta a mesma resistência que teria ao usar uma tela ou uma folha de papel.

Argila digital

Abordagens ainda mais inovadoras estão sendo estudadas. Seth Goldstein e sua equipe da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, trabalham em um dispositivo 3D que pode ser manipulado fisicamente para criar obras de arte, da mesma forma que esculturas podem ser moldadas em barro. Chamado de argilotrônico (ou claytronics, em inglês), o aparelho consiste em uma bandeja contendo até 1 milhão de partículas, cada uma do tamanho de um grão de areia. O artista seria capaz de controlar a forma como elas grudam às suas vizinhas, permitindo que sejam moldadas.

A equipe diz que o dispositivo será programável, facilitando a alteração do comportamento do material para se parecer com argila ou aço. Embora ainda não tenha conseguido criar partículas do tamanho de grãos de areia, a equipe de Goldstein desenhou cilindros de cerca de 1 milímetro de diâmetro. Eles podem ser controlados para grudar uns aos outros usando forças eletrostáticas. “Interfaces como a argilotrônica vão ter efeito bastante transformador sobre a forma como nos expressamos pelo computador”, diz Goldstein.

Keefe concorda e diz que os artistas vão adotar estas técnicas principalmente porque vão conseguir fazer coisas em ambientes virtuais que são impossíveis na vida real. Eles poderiam, por exemplo, criar objetos em 3D que desafiem a gravidade. Goldstein imagina o dia em que uma interface argilotrônica poderá ser usada simultaneamente por diversos artistas para fazer uma escultura colaborativa. “Vai ser incrível”, diz.

Rosa em QR Code

Os pontos cardeais dão lugar a desejos humanos na Rosa Sensível (http://bit.ly/rosa-sensivel), obra virtual criada pela artista brasileira Martha Gabriel em QR Code. Vontades como casar, ter dinheiro, fazer amigos, viajar ou ganhar sabedoria formam o desenho, que só pode ser decodificado por meio de um smartphone com um software para leitura do código.

Fonte: info.abril.com.br