Header

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alta no consumo de importados prejudica indústria nacional

Not just Mattel toys

Os produtos importados já respondem por um quinto de tudo o que é consumido no Brasil é o que revela levantamento da LCA Consultores. A participação no consumo saltou de 15,7% no início de 2009 para 17,7% no primeiro trimestre deste ano. No terceiro trimestre chegou ao recorde de 20% – uma alta total de 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Entre 2002 e 2008, o ritmo de crescimento era de apenas 1,1% ao ano.

O que tem contribuído para tal resultado é a valorização do real, que reduz o preço dos produtos importados. Embora benéfico para o consumidor, o fenômeno tem prejudicado fabricantes de produtos similares. Isso explica, em parte, o descompasso de resultados entre a indústria e o varejo. Entre junho e agosto, comparados com os três meses anteriores, o varejo cresceu 7,5% e a produção industrial caiu 4,6%.
Os especialistas acreditam que a produção industrial vai se recuperar nos próximos meses, à medida que os estoques se normalizarem, mas estão preocupados com os efeitos da invasão dos importados. "Não dá para negar que o setor externo provocou um dreno na economia, mas não dá para saber quanto tempo isso vai durar", diz Júlio Callegari, economista do JP Morgan. "Estamos em uma linha divisória."

Fonte: O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário